Triste tormenta: o trágico em uma paisagem de Albert Bierstadt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0006

Palavras-chave:

Albert Bierstadt, Ontologia naturalista, Pintura de paisagem

Resumo

O objetivo do texto é apresentar uma possibilidade de análise da pintura de paisagem da Hudson River School e, em particular, de Albert Bierstadt, por meio de um exame de fatores ontológicos e sócio-históricos. Busca-se, com isso, desenvolver dois pontos. Primeiro, mostrar como a ontologia naturalista organiza o modo hegemônico de classificar essas pinturas; segundo, restituir os modos verossímeis de representação vigentes no período de confecção dos quadros para além dos critérios naturalistas hoje dominantes. Conclui-se, com o auxílio de instrumentos de análise da história ambiental da arte, que a busca pelos “estilos de atenção” praticados nas obras consistia na tentativa de pintores como Bierstadt de fixar um mundo natural em vias de destruição.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

DE SÁ, Luiz César. Triste tormenta: o trágico em uma paisagem de Albert Bierstadt. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5965/2175234616392024e0006. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25408. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática