Teatralidade, ritual fúnebre, e teoria da arte na Roma antiga. A teoria das imagines, em seu contexto cultural e crise cênica.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0003Palavras-chave:
máscara, Plínio, o Velho, teatro, Roma antiga, teoria da arteResumo
Este artigo reflete sobre as relações entre produção artística e experiência do morrer através de um estudo de caso do contexto cultural da teatralidade da vida social na Roma Antiga. Para tanto, repassamos como uma tal teatralidade se configurou socialmente entre as apresentações propriamente cênicas e os ritos fúnebres da aristocracia romana, eventos públicos marcados pelos usos das imagines (máscaras de cera dos mortos extremamente realistas). Dos eventos que cercam a figura de Júlio César até aqueles relacionados à Nero, portanto da queda da República ao fim da dinastia júlio-claudiana. Deste modo, objetivamos examinar em uma perspectiva mais ampla como, afinal, estas máscaras se estabeleceram como fundamento da teoria romana das artes visuais, conforme a encontramos exposta na obra de Plínio, o Velho.
Downloads
Referências
CÍCERO. The Complete Works of. Delphi Classics, 2014.
CORBIER, Mireille. Painting And Familial And Genealogical Memory (PLINY, Natural History 35, 1-14). in: Bulletin of the Institute of Classical Studies. N°100, 2007, p.69-83.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2014.
DIODORO DA SICÍLIA. História Universal. Vol. XI. Cambridge: Harvard Press, 1980.
ERASMO, Mario. Roman tragedy: theatre to theatricality. Austin: Univ. Texas, 2004.
PLÍNIO, O VELHO. “História Natural. Livro XXXV. Tradução de Antônio da Silveira Mendonça”. in: Revista de História da Arte e Arqueologia, N°.2. Campinas: IFCH/UNICAMP. 1996, p.317-330.
PLUTARCO. The Complete Works of. Delphi Classics, 2013.
POLÍBIO. Histories. Perseus Digital Library. Department of Classical Studies, Tufts University. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus:abo:tlg,0543,001:6:53. Acesso em 20 set. 2022.
ROSE, Charles Brian. Forging Identity in the Roman Republic: Trojan Ancestry and Veristic Portraiture. In: Memoirs of the American Academy in Rome. Vol. 7, 2008, p.97-131.
SHAKESPEARE, William. Júlio César. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
SUETÔNIO. A Vida dos Doze Césares. São Paulo: Martin Claret, 2004.
TÁCITO. The Complete Works of. Delphi Classics, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Leandro Gomes de Souza Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade