Teatralidade, ritual fúnebre, e teoria da arte na Roma antiga. A teoria das imagines, em seu contexto cultural e crise cênica.

Autores

  • Antonio Leandro Gomes de Souza Barros Universidade Federal de São Paulo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0003

Palavras-chave:

máscara, Plínio, o Velho, teatro, Roma antiga, teoria da arte

Resumo

Este artigo reflete sobre as relações entre produção artística e experiência do morrer através de um estudo de caso do contexto cultural da teatralidade da vida social na Roma Antiga. Para tanto, repassamos como uma tal teatralidade se configurou socialmente entre as apresentações propriamente cênicas e os ritos fúnebres da aristocracia romana, eventos públicos marcados pelos usos das imagines (máscaras de cera dos mortos extremamente realistas). Dos eventos que cercam a figura de Júlio César até aqueles relacionados à Nero, portanto da queda da República ao fim da dinastia júlio-claudiana. Deste modo, objetivamos examinar em uma perspectiva mais ampla como, afinal, estas máscaras se estabeleceram como fundamento da teoria romana das artes visuais, conforme a encontramos exposta na obra de Plínio, o Velho.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

BARROS, Antonio Leandro Gomes de Souza. Teatralidade, ritual fúnebre, e teoria da arte na Roma antiga. A teoria das imagines, em seu contexto cultural e crise cênica. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–29, 2024. DOI: 10.5965/2175234616392024e0003. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25291. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática