Em diálogo com a artista Laura Anderson Barbata Entrevista

Autores

  • Claudia Priori Universidade Estadual do Paraná image/svg+xml
  • Isis Müller Krambeck

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0019

Palavras-chave:

Laura Anderson Barbata, arte contemporânea, deslocamentos, criações artísticas

Resumo

Esta entrevista objetiva refletir sobre o processo criativo da artista Laura Anderson Barbata, nascida na Cidade do México/México e que, atualmente, vive e trabalha entre Nova Iorque/EUA e Cidade do México. Artista transdisciplinar, autora de diversos livros, transita em distintas linguagens artísticas, e já realizou exposições em países como México, Estados Unidos e Brasil. O diálogo proposto nesta entrevista com Laura Anderson Barbata, aborda os trânsitos e deslocamentos fronteiriços, o sentido de pertença, as relações entre o global e o local, entoam suas criações artísticas que combinam diversas narrativas e protagonismos. Na expectativa de contribuir para a irradiação de seu trabalho, nos lançamos a essa interlocução, numa conversação sobre sua trajetória, experiências e práticas artísticas como possibilidades de novos laços entre artistas, saberes e linguagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Müller Krambeck

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), da Universidade Estadual do Paraná. Licenciada em História. As atuais pesquisas abordam as representações femininas e da pessoa com deficiência, bem como as relações de gênero e poder sobre esses corpos; os Freak Shows; o “primeiro cinema”, e como o meio audiovisual e as comunicações se apropriam destes temas. 

Referências

BARBATA, Laura Anderson. The Eye of the Beholder: Julia Pastrana's Long Journey Home. Artbook, 2017.

BARBATA, Laura Anderson. Site oficial da artista. Disponível em: https://www.lauraandersonbarbata.com/work

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Boitempo Editorial, 2016.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a comunidade do espetáculo. Trad. Estela S. Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

KRAMBECK, Isis Muller. Dos palcos às telas, o espetáculo da (des)humanidade: relação entre os Freak Shows e a Vênus Negra/2010. 2020. Dissertação (Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo), Universidade Estadual do Paraná/Campus Curitiba II, Curitiba, 2020.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Editora UFMG, 2010.

SULLIVAN, Edward J; BARBATA, ANDERSON, Laura. Del estudio a la calle la obra de Laura Anderson Barbata. Archipielago. Revista Cultural De Nuestra América, 21(82). Disponível em: https://revistas.unam.mx/index.php/archipielago/article/view/55702

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

PRIORI, Claudia; KRAMBECK, Isis Müller. Em diálogo com a artista Laura Anderson Barbata Entrevista. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24625. Acesso em: 25 jul. 2024.