Um contexto social e cultural para ler os processos de desenho infantil
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0007Palavras-chave:
desenho infantil, linguagem gráfica, interação sociocultural, contexto, comunidade, arte-educaçãoResumo
Este artigo faz parte de um processo de pesquisa de doutorado na área de análise e interpretação de processos e comportamentos de desenho infantil. O objetivo do texto é estudar e propor algumas questões relativas às dimensões socioculturais e psicossociais desses processos em meninos e meninas pré-escolares, em diálogo com as dimensões biológicas, antropológicas e físicas que aparecem com mais frequência nos primeiros desenhos das crianças. Pretendemos contribuir para a leitura e compreensão da linguagem gráfica pelas crianças. Nossa metodologia está inserida na pesquisa artística e imagética, pois visa estabelecer a relação entre múltiplas teorias e estudos (estado da arte) e nossas coleções de material fotográfico e videográfico que coletam observações diretas dos processos de desenho infantil (em um amplo senso). Como resultado, criamos nossas próprias questões e categorias de análise e depois as aplicamos aos processos e sua transcrição. Provisoriamente, parece-nos que as crianças pequenas são permeáveis ao contexto sociocultural no ambiente próximo e imediato das interações sociais diretas durante os processos, enquanto as crianças mais velhas refletem nos seus desenhos a cultura e a sociedade da qual fazem parte e na qual têm cresceu e foi educado. Além disso, é importante salientar que esta abordagem do desenho infantil nos leva diretamente ao estudo do desenho como comportamento, como linguagem e conhecimento profundamente humano e enraizado tanto na cultura como na natureza biofísica do mundo.
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