Reconquistar a poesia: um manifesto da potência criativa no ensino de Arte

Autores

  • Guilherme Bruschi Frizzo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0008

Palavras-chave:

cartografia, emancipação, ensino de arte, poiesis, precariedade

Resumo

Partindo de vivências e inquietações sobre as condições de ensino de Arte na rede estadual de ensino no Paraná, o presente artigo tem por objetivo relatar um processo de pesquisa cartográfica já finalizada e elaborar uma análise, sustentada na articulação entre o pensamento dos filósofos Jacques Rancière, Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como na aproximação com Villém Flusser, que tenciona as concepções vividas e apresenta horizontes possíveis. Para isso, partimos da distinção entre ato criativo e ato produtivo para pensar em estratégias de transformação de um ensino precarizado em um ensino emancipador, propondo a reconquista da poesia, da potência do ato criativo descompromissado com as demandas produtivas, enquanto estratégia de reestruturação das condições de ensino de Arte. O percurso realizado desembocou num projeto de saídas da escola que reelaboraram as noções de ensino e aprendizagem e proporcionaram relações outras com o fazer artístico.

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

FRIZZO, Guilherme Bruschi. Reconquistar a poesia: um manifesto da potência criativa no ensino de Arte. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24441. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática