A lua, o lobo, o copo de vinho e o coração selvagem da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613302021066

Palavras-chave:

artista, arte, linguagens, processos de arte, juízo de valor

Resumo

A partir de fragmentos de um recorte autobiográfico, o texto procura, não responder, mas dialogar com a questão proposta pelo editor: “o que me/nos/vos motiva em arte?”. Sob a perspectiva da fenomenologia de Heidegger, parte da análise ontológica do Ser-aí, o modo de ser do ente que somos, em seus aspectos constituintes, para estendê-la ao ser do artista e da arte. Para isso, busca estender o diálogo às genealogias que afetam eletivamente o autor em sua relação prática e teórica com a arte, assim como com as condições contextuais que envolvem a produção, circulação e recepção do trabalho de arte na sociedade contemporânea, seus limites e contingências. Finalmente, debruça-se sobre o momento atual e recente do trabalho de seu autor, de modo a mergulhar em busca dos interesses e motivações que levam a sua realização, assim como ao trânsito entre linguagens do campo ampliado da arte e de campos afins.

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Biografia do Autor

Ricardo Maurício Gonzaga, Universidade Federal do Espírito Santo

Ricardo Maurício Gonzaga é artista plástico e performático e professor associado do DAV e do PPGA da UFES. Mestre (2001) e doutor (2005) em Linguagens Visuais pelo PPGAV/UFRJ, tem pós-doutorado pelo PPECA/UFF (2017). ID Lattes: 1991586309948453

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Sites:

http://g1.globo.com/pop-arte/flip/noticia/2010/08/arte-existe-porque-vida-nao-basta-diz-ferreira-gullar.html (acesso em 13/12/2019).

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

GONZAGA, Ricardo Maurício. A lua, o lobo, o copo de vinho e o coração selvagem da arte. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 66–83, 2021. DOI: 10.5965/2175234613302021066. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19609. Acesso em: 19 mar. 2024.