Contaminações entre conceitos: um olhar sobre criação e pensamento com Gustav Mahler

Autores

  • Celso Vitelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614322022284

Palavras-chave:

Contaminações entre conceitos, Criação e Pensamento com Gustav Mahler, Experiência e Criação, Experiência, pensamento e criação

Resumo

O presente artigo versa sobre experiência, pensamento e criação, reconhecendo que os temas são amplos, complexos, e sugerem muitos percursos. Buscam-se, assim, entrelaçamentos entre tais conceitos em três tópicos, fazendo-se três relações entre: a) experiência e criação; b) criação e invenção; e, por último, c) criação e pensamento, uma busca de afinações com Gustav Mahler. Procura-se movimentar tais conceitos, dialogando com as teorias de Andrei Tarkovsky (2010), Marilena Chaui (1995, 2002), Jorge Larrosa Bondia (2002) e George Steiner (2003), dentre outros autores, com um recorte para também pensarmos sobre esses conceitos, ou seja, escutas possíveis, que seriam as afinações com a obra de Mahler (1860-1911). Por fim, na companhia deste regente e compositor checo austríaco, arrisco um breve diálogo, afinações com o percurso do artista, em um olhar cooperativo para pensar as conexões entre os conceitos de experiência, invenção, pensamento e criação. Os três tópicos que elegi permitiram pensar no caráter dinâmico que envolve criação e seus processos. A leitura de Steiner, Tarkovsky e outros autores, remete-nos a diferentes e não novas concepções sobre processos de criação – tanto a existência de um valor ontológico da criação quanto a sua universalidade podem ser questionadas como ideologias historicamente localizáveis. Assim, os atravessamentos da escrita e criação de texto oscilam entre a experiência pessoal de artistas recortadas para este texto e as interrogações teóricas provocadas por tais recortes. Procurei investigar criação como experiência, uma estrutura por vezes nervosa de consciência quando nos comunicamos conosco e com os outros, especialmente no campo da arte.

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Biografia do Autor

Celso Vitelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS [2008]. Atualmente é professor nos Cursos de Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bacharelado e Licenciatura. Tem experiência na área de Educação com ênfase no Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, corpo, masculinidades, adolescência e juventude. Além disso, é membro do Núcleo de Estudos em Mídia, Educação e Subjetividade [NEMES-UFRGS], coordenado pela professora Dra. Rosa Maria Bueno Fischer.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

VITELLI, Celso. Contaminações entre conceitos: um olhar sobre criação e pensamento com Gustav Mahler. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 284–302, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022284. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19527. Acesso em: 26 dez. 2024.