Artes visuais e ensino remoto:

paroxismo nas interações em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613292021037

Palavras-chave:

Cibercultura, Ensino de Artes Visuais. , Ensino Remoto.

Resumo

O artigo reflete sobre o Ensino de Artes Visuais em contexto remoto e pandêmico, a partir da incidência de instabilidades, transformações e desafios no trabalho docente, no qual o espaço escolar é deslocado para os espaços das casas de alunos e professores. Observa-se a importância dos laços de confiança na relação família-escola e dos professores como personagens indispensáveis neste contexto desafiador, onde as artes junto às práticas educativas sugerem formas de [re]conhecimento e transformação social em meio à cibercultura.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora do Curso de Pós-Graduação em Artes Especialização Lato Sensu Área de Concentração: Artes Visuais, Terminalidades: Patrimônio Cultural, Ensino e Percursos Poéticos. Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPel), RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPQ  “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais”.

 

Referências

BALL, Stephen. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo

a uma sociedade performativa. Educação & Realidade. V. 35, n. 2, 2010. Disponível

em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865 Acesso em 24 out.

CONCEIÇÃO, Daiane L. da. Aplicativos educacionais no ensino da matemática: po-

tencialidades de uso em concepções e práticas docentes. 103 p. 2018. Dissertação

de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de

Pelotas.

COUTINHO, Karine; ALVES, Jefferson. As Artes na Base Nacional Curricular. Textura,

v. 22, n. 50, p.241-264, abr/jun 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/

index.php/txra/article/view/5538 Acesso em: 30 maio 2020.

CPERS. 562 alunos, 24 turmas, dois filhos, salário cortado; a realidade do educa-

dor gaúcho na pandemia. Disponível em: https://cpers.com.br/562-alunos-24-tur-mas-dois-filhos-salario-cortado-a-realidade-do-educador-gaucho-na-pandemia/ Acesso em: 20 out. 2020a.

CPERS. Em Assembleia histórica, quase 2 mil educadores firmam resistência pela

vida e contra aulas presenciais. Disponível em: https://cpers.com.br/em-assembleia-historica-quase-2-mil-educadores-firmam-resistencia-pela-vida-e-contra-aulas-presenciais/ Acesso em: 09 out. 2020b.

DELGADO, Paulette. La capacitación docente, el gran reto de la educación en lí-

nea. 2020. Disponível em: https://observatorio.tec.mx/edu-news/capacitacion-do-

cente-covid Acesso em: 27 out. 2020.

DIAZ, Esther. Las grietas del control – vida, vigilancia y caos. Buenos Aires: Editorial

Biblos, 2011.

EÇA, Teresa; MAÑERO, Julia; MAESO-BRONCANO, Ana. Reflexiones III · IV · V - Re-

flexiones desde la educación y las artes en la era COVID-19. Communiars. Revista de Imagen, Artes y Educacion Crítica y Social, v. 4, 2020. p. 14-20.

FILLIPI, Aminie. Estas son las ‘apps’ que han ayudado a los niños a hacer los debe-

res durante el confinamento. Disponível em: https://elpais.com/elpais/2020/06/04/ mamas_papas/1591248447_765322.html Acesso em: 19 out. 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual – Mudança Educativa e projeto de trabalho.

Porto Alegre: Artmed, 2000.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Ale-

gre: Penso, 2014.

MANSOURI, Fethi. As implicações socioculturais da COVID-19. In: UNESCO. Organi-

zação das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Disponível em: https://

pt.unesco.org/news/implicacoes-socioculturais-da-covid-19 Acesso em: 09 out. 2020.

NÓVOA, António. Educação 2021: Para uma história do futuro. 2009. Disponível

em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/670/1/21232_1681-5653_181-199.pdf

Acesso em: 26 out. 2020.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Nothing is new, but everything has changed: A

viewpoint on the future school. Prospects. V. 49, 2000. 35-41p. Disponível em:

https://doi.org/10.1007/s11125-020-09487-w Acesso em: 10 ago. 2020.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, v. 9, n. 5, 2001.

Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf.Acesso em: 15 jul. 2020.

SANTOS, Isabel Cristina; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Tecnologias digitais e Artes

Visuais: o desenho virtual com o aplicativo Strava. In: João Batista Bottentuit Junior.

(org.). E-Book do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação/

IV Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação [recurso eletrônico]. 1ed.

São Luís - MA: EDUFMA, 2019, p. 1345-1358. Disponível em: https://drive.google.

com/file/d/12V0u_ykLns5A3xLUBYdJ4KqsOgAlNqq/view?usp=sharing Acesso em:

out. 2020.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as

instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SOUZA, Fabiana L. de; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Práticas pedagógicas em Artes

Visuais com smartphone. Seminário de História das Artes, v. 01, p. 01-11, 2019. Dis-

ponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/17910

Acesso em: 20 out. 2020.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/implicacoes-socioculturais-da-covid-19.Acesso em: 09 out. 2020.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.

unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos Acesso em: 23 out.2020.

VIANA, Gabriela. Oito motivos para não criar um perfil no Facebook para uma crian-

ça. 2013. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/

oito-motivos-para-nao-criar-um-facebook-para-uma-crianca.html Acesso em: 26

out. 2020.

WHITE, David; LE CORNU, Alison. Visitors and Residents: a new typology for online

engagement. First Monday, v. 16, n. 9, 2011. Disponível em: http://journals.uic.edu/

ojs/index.php/fm/article/view/3171/3049 Acesso em: 21 jan. 2020.

ZAMPERETTI, Maristani Polidori; ROSSI, Flávia Demke (2016). Tecnologias e ensino de

Artes Visuais – apontamentos iniciais da pesquisa. Holos (Natal. Online), v.8, p.190-

Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2031 Acesso em: 23 out.

Downloads

Publicado

2021-01-01 — Atualizado em 2021-01-01

Versões

Como Citar

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Artes visuais e ensino remoto:: paroxismo nas interações em tempos de pandemia. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 37–53, 2021. DOI: 10.5965/2175234613292021037. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/18977. Acesso em: 19 nov. 2024.