O encontro como estratégia de estar-junto da Arte Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611252019212

Palavras-chave:

estar-junto, arte contemporânea, encontros

Resumo

A tentativa de parte da produção artística contemporânea de promover diferentes tipos de agencimentos coletivos pode ser pensada como indício de um desejo genuíno de estar junto, estratégia para fazer insurgir um “nós” mais singular. Desta forma, o presente texto, como parte de um estudo mais amplo acerca das formas de estar-junto da arte contemporânea, pretende se debruçar sobre uma forma específica que se evidencia em vários trabalhos artísticos. É o estar-junto dos “encontros”. O propósito é aprofundar um olhar a respeito dessa estratégia relacional, identificando toda a potência por trás de trabalhos que lançam mão dos encontros enquanto verdadeiros dispositivos instauradores de formas de estar-junto. Para isso, foram analisados trabalhos específicos de Marina Abramovic, coletivo OPAVIVARÁ!, Ana Teixeira, Eleonora Fabião e Anna Costa e Silva.

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Biografia do Autor

Bruno Gomes de Almeida, Rio de Janeiro State University

Formado em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, sou mestre e doutor em Arte e Cultura contemporânea pela UERJ. Com experiência na área de educação, tendo atuação no ensino básico e superior.

Referências

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

ALMEIDA, Bruno Gomes de. O encontro como estratégia de estar-junto da Arte Contemporânea. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 212–229, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019212. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/14582. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta