Xilogravura digital colorida: passado e presente em permuta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020296

Palavras-chave:

Xilogravura, Xilogravura digital, Corel Draw, Adobe Photoshop

Resumo

Este resumo expandido é resultado de uma pesquisa com Xilogravura Digital realizada na cidade de Marabá - PA, onde em razão das peculiaridades do local, buscou-se uma permuta entre os meios de Xilogravura histórica e seus fundamentos e a Xilogravura digital. Para tanto serão abordadas duas referências de artistas que produzem imagens assim denominadas, em seguida serão apresentadas a concepção e abordagem de uma imagem que exemplifica o trabalho prático que deu origem a este texto enquanto método e conteúdo e o quê a distingue em relação às referências apresentadas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Roberto da Silva, Federal University of Southern and Southeastern Pará

Doutorado em Artes Visuais pela Unicamp, é professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e sudeste do Pará.

Resumo da Produção artística/cultural

2017 BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE FLORENÇA – ITÁLIA

2017 VIII PREMIO INTERNACIONAL DE GRAVURA ATLANTE - LA CORUNHA – ESPANHA 

2017 III CERTAMEN DE GRAVURA ALFARA.- SALAMANCA –ESPANHA

2017 EXPOSIÇÃO FRONTEIRAS URBANAS - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa 

2016 UPSTREAM GALLERY “PAPERWORKS”. NOVA YORK - EUA

2015  75º SAAP - SALÃO ARARENSE DE ARTES PLÁSTICAS 'ANTONIO RODINI'. SÃO PAULO 

2013 3ÈME BIENNALE DE L'ESTAMPE DE MAGNÉ. FRANÇA

2013. PERMUTAÇÃO: EROS E THANATOS NA FORMAÇÃO DE UM IMAGINÁRIO EM GRAVURA. CAMPINAS – SÃO PAULO

2013 THE 'IOSIF ISER' INTERNATIONAL CONTEMPORARY ENGRAVING BIENNIAL EXIHIBITION. BUCAREST. ROMÊNIA

2008 I SALÃO ARTE E CIDADE. 2008. SALVADOR – BAHIA

2005 L'ARTE NELL'UNIVERSITÀ: DOCENTI-ARTIST DELL' UNIVERSITÀ PRESBITERIANA MACKENZIE. ITÁLIA.

2003 2ª BIENAL DE GRAVURA DE SANTO ANDRÉ. SÃO PAULO

1999 XII EDICIÓN DO PREMIO DE GRAVADO "MÁXIMO RAMOS" - FERROL. – ESPANHA

1997 INTERNATIONAL TRIENNIAL OF GRAPHIC ART BITOLA. ALEXANDRIA. MACEDÔNIA

Referências

BAER, Lorenzo. Produção Gráfica. 6ª ed. São Paulo: Editora. SENAC, 2005.

GUATTARI, Félix. Caosmose: Um novo paradigma estético. Traduzido por Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 2ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

PERNIOLA, Mario. Pensando o ritual: sexualidade, morte, mundo. São Paulo: Estúdio Nobel, 2000.

SARLO, Paola. As interfaces da gravura digital. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, Vitória, n. 5, p. 271-282. dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8121/5814> Acesso em: 22 set. 2019.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SILVA, Wilson Roberto da. Xilogravura digital colorida: passado e presente em permuta. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 296–302, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020296. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13716. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Proposições, registros e relatos artísticos