Vox et Facies para o retrato
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234610212018217Resumo
Alguns aspéctos do retrato, genêro presente em mais de um dos mitos da pintura, são abordados aqui, tais como: a origem da palavra ligada ao termo latino retrahere; suas possíveis relações com a noção de "fala", ou de "voz"; sua capacidade de expressão de um em si do sujeito. A natureza serial que o retrato assume nos trabalhos de artistas como Gerhard Richter e Christian Boltanski é trazida à tona ao lado de textos de Walter Benjamin e Jean Luc Nancy que avaliam a natureza singular do retrato assim como da fala humana. Por fim, um ensaio visual composto por trabalhos da série os dias, de nossa autoria, investiga o funcionamento do retrato no seio da problemática entre a palavra e a imagem.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. – 7 ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de janeiro: Objetiva, 2009.
LAW-VILJOEN, Bronwyn. Uma por todas. In: Zum: Revista de Fotografia, ed. 11. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2016.
LIRA, Clarisse. Los detectives salvajes, sua promessa de sentido. In: Toda or-fandade do mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Org. Antonio Marcos Pereira, Gustavo Silveira Ribeiro. – Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016.
NANCY, Jean-Luc. L’Autre Portrait. Paris: Galilée, 2014.
_______. Vox Clamans in Deserto. In: Gratuita : volume 2 / Organizadora Maria Carolina Fenati — Belo Horizonte: Chão da Feira, 2015. Disponível em: http://chao-dafeira.com/wp-content/uploads/2015/06/Gratuita-vol.-2-Caderno-de-Leituras.pdf. Acesso: 23/03/2018.
RICHTER, Gerhard. Writings 1961-2007. New York: d.a.p, 2009.
_______. Notas, 1964-1965. In: Escritos de artistas, anos 60/70. Organização de Glória Ferreira e Cecilia Cotrim. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo Dicionário Latino-Português. Rio de ja-neiro: Garnier, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade