MASACCIO, CULTURA CRISTÃ NO PRIMEIRO RENASCIMENTO: A INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DE GIULIO CARLO ARGAN E A EXEGESE DA FORMA
DOI:
https://doi.org/10.5965/21752346102202018123Palavras-chave:
historiografia, história da arte, RenascimentoResumo
O artigo analisa a relação entre a cultura cristã e a forma perspectiva na obra de Masaccio no primeiro Renascimento, a partir de uma interpretação do historiador italiano Giulio Carlo Argan. Para isso, discute-se o debate teológico da forma total presente nos escritos de São Pedro Damião a fim de especular possibilidades interpretativas para o surgimento da forma perspectiva em Florença no século XV. Outros historiadores como Frederick Antal, Ernst Gombrich, Ernst Panofsky são solicitados para dialogar com a interpretação de Argan. Assim sendo, o ensaio segue dois caminhos: 1º - apresenta a obra de Masaccio no contexto do Renascimento, e 2º- debate sobre o método historiográfico do historiador italiano.
Downloads
Referências
ANTAL, Frederick. Florentine painting and its social background: the bourgeois republic before Cosimo de Medici’s advent to power, XIV and early XV centuries. New York: Icon Editions/ Harper & Row, 1975.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ARGAN, Giulio Carlo. Clássico anticlássico: o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. Trad. Lorenzo Mammì. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana: de Giotto a Leonardo. Volume II. Trad. Wilma de Katinszky. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
AUERBACH, Erich. Mímesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Trad. vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CARVALHO, Mario A. Santiago de. Noção, medição e possibilidade do vácuo segundo Henrique de Gand. Revista Filosófica de Coimbra, Coimbra, Vol. 1, n. 2, p. 359-385. 1992. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10316/14689>. Acesso em: 2 nov. 2017.
GOMBRICH, Ernst H. J. A história da arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Trad. Elisabete Nunes. Lisboa: Edições 70, 1999.
REALE, Giovanni. História da Filosofia Grega e Romana I –VIII. Trad. Henrique Claudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
RESNICK, I. M. Divine power & possibility in St. Peter Damian`s De Divina Omnipotentia. Leiden, Netherlands: E. J. BRILL, 1992.
VASARI, Giorgio. Vida dos artistas florentinos. Trad. Luciano Belosi. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade