DISPOSITIVO DE CAMINHADA: VALIE REPLACEMENT
DOI:
https://doi.org/10.5965/21752346102202018181Palavras-chave:
dispositivo de caminhada, Valie Export, colagem, feminismo, Lambe-lambeResumo
Valie Replacement (2017) consiste em uma série de colagens realizadas a partir de obras pictóricas renomadas que representam figuras femininas. Pensando na dicotomia da representação da mulher nas artes, objeto x sujeito, o trabalho propõe justapor sobre os corpos das mulheres pintadas uma imagem icônica da artista Valie Export. As colagens podem ser impressas em folha de ofício e distribuídas como um dispositivo de caminhada, um objeto que opera como um propositor de deslocamento. Nesta ação, a pessoa que receber o cartaz será instruída a caminhar em busca de um local para fixá-lo (um poste, um orelhão, um ponto de ônibus, uma lixeira, etc.). O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Tópicos em Poéticas Contemporâneas 2: Poéticas da Caminhada e do Deslocamento - Programa de Pós-graduação em Arte (PPG-ARTE/UnB) - ministrada pela Profa. Dra. Nivalda Assunção.
Downloads
Referências
MIYOSHI, A. Janine Antoni e a história da arte. Revista da História da Arte e Arqueo-logia, UNICAMP, n.15, 2011, p.133-144.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade