A arte e os discursos intolerantes que a cercam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609192017031

Palavras-chave:

arte e sociedade, discursos intolerantes, análise da arte

Resumo

Neste artigo o objetivo é de analisar discursos veiculados na mídia que propõem censura às Artes, para refletir e examinar como estas manifestações expõem valores e ideologias que disseminam a intolerância. Com referencial em Adorno a metodologia analítica para o estudo dos textos tem como base a proposição de Barros (2011)para o exame da construção discursiva de discursos intolerantes. O que se pretende é a contribuição para este debate por meio dos estudos da linguagem, possibilitando ao professor de artes intervenções críticas pautadas em argumentações que desvelem a intolerância que estes discursos carregam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Azevedo Jantorno, Universidade Federal do Espírito Santo

A professora e pesquisadora possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), foi selecionada e participou do Programa Universidade Solidária - assinado por Ruth Cardoso - UNISOL - 504 HORAS; no NORDESTE; antigo Projeto Marechal Rondon; ,sempre atenta as causas sociais a pesquisadora tem Especialização em SAÚDE DE PÚBLICA (2000) UNAERP - SP, é ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA em TERCEIRO SETOR / PROJETOS (2007) pela PUC - Faculdade Salesiana, possui MESTRADO pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), possui uma vasta experiência em implantação de projetos, bem como em avaliações e políticas públicas. Viajou pela CAPES como pesquisadora no exterior em pesquisa no campo da Psicologia Educacional (Bolsa da CAPES FOUDATION) , Universidad de Granada, Espanha (2014) Bolsa PSDE. Onde recebeu o prêmio de microrrelatos Santo Tomás de Aquino 2014 pela Universidade de Granada. Atualmente é DOUTORA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES (2015) Graduanda em Artes Visuais e Pós Doutoranda em Linguagem Visual - UFES ( 2017).

Moema Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), e Pós-Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2013).

Referências

ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição, 1963.

____________. Introdução à controvérsia sobre o positivismo na sociologia alemã, 1974.

____________.et al. Teoria da cultura de massa: introdução, comentário e seleção de Luiz Costa Lima. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1982.

ALMEIDA, Paulo Mendes. De Anita ao museu. São Paulo, Perspectiva, 1976.

BARROS,Diana Luz Pessoa de. A construção discursiva de discursos intolerantes. In: Preconceito e Intolerância-reflexões linguistico-discursivas, São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011, 255-270.

BENJAMIM. Walter, Magia e técnica, e política: ensaios sobre literatura e história da cultura, Tradução de Sergio P.Rovanet, 7ª. ed. São Paulo: Brasiliense,1994. v.1.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo, SP, Martins Fontes, 2009.

CID 10. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, vol.01, Organização Mundial de Saúde, Ed USP, 2013.

DUILIO, B. Filho, Pequena Historia das Artes no Brasil, 2 edição, Átomo, Rio de Janeiro, 2008.

FREUD, Sigmund. Obras Completas - Vol. 11 - Totem e Tabu - Contribuição À História do Movimento psicanalítico e outros textos. Companhia da Letras, 1986.

LANDOWSKI. Eric, Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica, São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

LOUREIRO,R.; DELLA FONTE, Sandra F. Industria cultural e educação: em tempos pós-modernos. São Paulo: Papirus, 2010.

GREIMAS, Algirdas. Maupassant a semiótica dos textos: exercícios práticos. Tradução de Teresinha Oenning e Carmen Lúcia Cruz Lima Gerlach. Florianópolis, Ed. da UFSC, 1993.

___________. Du sensiI. Paris: ÉditionsduSeuil, 1983.

JUNG, C. Gustav. O Homem e seus símbolos, Ed. Nova Fronteira, 1968FOUCAULT,Michel. A Ordem do Discurso, Éditions Gallimard, Paris, 1971.

__________. Arte, Epistemologia Filosofia e a História da Medicina, Rio de Janeiro, Ditos e Escritos Vol VII, 1 ed, 2011.

PATTO, Maria Helena Souza. Perspectiva acerca do preconceito, 1 ed., Casa do Psicólogo, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

JANTORNO, Alessandra Azevedo; REBOUÇAS, Moema Martins. A arte e os discursos intolerantes que a cercam. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 19, p. 31–42, 2017. DOI: 10.5965/2175234609192017031. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/11034. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática