CARLOS PASQUETTI, ARTE E FOTOGRAFIA: DÉCADAS DE 1960 E 1970 EM PORTO ALEGRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/21752346102202018143

Palavras-chave:

Carlos Pasquetti, fotografia, conceitualismo, arte contemporânea no Brasil

Resumo

Este trabalho observa a entrada da fotografia no meio artístico de Porto Alegre, entre as décadas de 1960 e 1970, quando Carlos Pasquetti (1948) se aproximou do conceitualismo, compartilhado com outros artistas que atuavam fora dos Estados Unidos e da Europa. A contraposição desempenhada pelo meio mecânico de representação frente ao ambiente artístico regional se dá em paralelo com o enfrentamento da situação política na qual o país se encontrava. Sua obra, desde o início, apresenta uma dualidade, uma aparente dicotomia entre as linguagens “clássicas”, como o desenho e a pintura, e o emprego de um novo entendimento sobre o que seriam os materiais “adequados” ao fazer artístico. O uso da fotografia por Pasquetti está ligado, nesse primeiro momento, às obras de viés conceitualista, mas seu trabalho incorporou outros elementos, que estavam virtualmente disponíveis em um “panorama” formado pelo universo de informações que chegavam à sensibilidade do artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Barcellos Jansen Ferreira, Federal University of Rio Grande do Sul

Mestre em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa, 1988.

AYALA, Walmir (Org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973. v. 3 (Coleção dicionários especializados, 5).

BEUTTENMÜLLER, Alberto Frederico. Viagem pela arte brasileira. São Paulo: Editora Aquariana, 2002. Disponível em: <http://books.google.com.br/>. Acesso em: 29 out. 2013.

CARVALHO, Ana Maria Albani de. Instalação como problemática artística contemporânea: os modos de espacialização e a especificidade do sítio. 2005. 369 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ppgav, Departamento de Instituto de Artes, Ufrgs, Porto Alegre, 2005. Cap. 1. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/10864>. Acesso em: 15 dez. 2013.

CARVALHO, Ana Maria Albani de. Nervo Óptico e Espaço NO: a diversidade no campo artístico de Porto Alegre durante os anos 70. 1994. 318 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes/UFRGS, Porto Alegre, 1994.

CARVALHO, Ana Maria Albani de. Nervo Óptico e Espaço N. O.: Artes visuais em Porto Alegre durante os anos 70. In: BULHÕES, Maria Amélia (Org.). Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: pesquisas recentes. Porto Alegre: UFRGS, 1995. v. 1.

CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn (Ed.). Arte Povera. London: Phaidon, 2005. 304 p. Publicado originalmente em 1999. (tradução minha).

FABRIS, Annateresa. Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico. Artcultura, Uberlândia, n.16, p. 19-32, jan./jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2013.

FARIAS, Agnaldo (Ed.). Bienal 50 anos: 1951-2001. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.

FREIRE, Cristina; LONGONI, Ana (Org.). Conceitualismos do Sul/Sur. São Paulo: Annablume Editora Comunicação Ltda, 2009.

GREENBERG, Clement. Art and Culture: Critical Essays. Boston: Beacon Press, 1971.

JAREMTCHUK, Dária Gorete. Anna Bella Geiger: passagens conceituais. Belo Horizonte: C/Arte/EDUSP/FAPESP, 2007. v. 1.

KRAWCZYK, Flavio. O espetáculo da legitimidade: os salões de artes plásticas em Porto Alegre-1875/1995. 1997. 416 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

MARGS. Planos e idéias: de 04 a 28 de novembro de 1976. MARGS, Porto Alegre, RS, 1976. Folder.

MORAIS, Frederico. Nervo Óptico: entre o museu e o mercado. O Globo, Rio de Janeiro, p. 40-40. 10 nov. 1977. Disponível em: <http://acervo.oglobo.globo.com/consulta-ao-acervo/?navegacaoPorData=197019771110>. Acesso em: 29 set. 2013.

OBINO, s/d apud AAMARGS. Projeto aquisição: catálogo. Porto Alegre: Margs, 1993. Obras doadas ao Acervo do MARGS, 1993. Catálogo da exposição. Galeria Arte Nobre, 06 de abril a 09 de maio de 1993.

PASQUETTI, Carlos José. Entrevista 1. Entrevista concedida a Cláudio Barcellos Jansen Ferreira em 17 set. 2013 em Porto Alegre. 5 arquivos. mp3 (1h35m49s).

POLANCO, Aurora Fernández. Arte Povera. Donostia-san Sebastián: Nerea, 1999. (Arte hoy). V. 3.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. Senac, 2009.

SANTHIAGO, Ricardo. História oral e as artes: percursos, possibilidades e desafios. História Oral, [s.l.], v. 16, n. 1, p.155-187, jan./jun. 2013. Semestral. Disponível em: <http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=index>. Acesso em: 01 mar. 2018.

SIMON, Círio. Origens do Instituto de Artes da Ufrgs: Etapas entre 1908-1962 e contribuições na constituição de expressões de autonomia no sistema de artes visuais do Rio Grande do Sul. 2003. 660 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

SOURIAU, Etienne. Diccionario Akal de Estética. Madrid: Ediciones Akal, 1998. 1087 p. (18). Disponível em: <http://books.google.com.br/books>. Acesso em: 20 out. 2013.

ZANINI, Walter et al. As artes plásticas no seu presente, passado e futuro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 17 set. 1972. p. 4-5. Disponível em: <http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19720917-29898-nac-0001-999-1-not>. Acesso em: 29 set. 2013.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Como Citar

FERREIRA, Cláudio Barcellos Jansen. CARLOS PASQUETTI, ARTE E FOTOGRAFIA: DÉCADAS DE 1960 E 1970 EM PORTO ALEGRE. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 22, p. 143–166, 2018. DOI: 10.5965/21752346102202018143. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10535. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta