CARLOS PASQUETTI, ARTE E FOTOGRAFIA: DÉCADAS DE 1960 E 1970 EM PORTO ALEGRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/21752346102202018143

Palavras-chave:

Carlos Pasquetti, fotografia, conceitualismo, arte contemporânea no Brasil

Resumo

Este trabalho observa a entrada da fotografia no meio artístico de Porto Alegre, entre as décadas de 1960 e 1970, quando Carlos Pasquetti (1948) se aproximou do conceitualismo, compartilhado com outros artistas que atuavam fora dos Estados Unidos e da Europa. A contraposição desempenhada pelo meio mecânico de representação frente ao ambiente artístico regional se dá em paralelo com o enfrentamento da situação política na qual o país se encontrava. Sua obra, desde o início, apresenta uma dualidade, uma aparente dicotomia entre as linguagens “clássicas”, como o desenho e a pintura, e o emprego de um novo entendimento sobre o que seriam os materiais “adequados” ao fazer artístico. O uso da fotografia por Pasquetti está ligado, nesse primeiro momento, às obras de viés conceitualista, mas seu trabalho incorporou outros elementos, que estavam virtualmente disponíveis em um “panorama” formado pelo universo de informações que chegavam à sensibilidade do artista.

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Biografia do Autor

Cláudio Barcellos Jansen Ferreira, Federal University of Rio Grande do Sul

Mestre em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte.

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Publicado

2018-10-25

Como Citar

FERREIRA, Cláudio Barcellos Jansen. CARLOS PASQUETTI, ARTE E FOTOGRAFIA: DÉCADAS DE 1960 E 1970 EM PORTO ALEGRE. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 22, p. 143–166, 2018. DOI: 10.5965/21752346102202018143. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10535. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta