“MEMÓRIA DE FERRO”: TRAJETÓRIA ARTÍSTICA E PRODUÇÃO ESTÉTICA DE EDER SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017081Palavras-chave:
Eder Santos, Videobrasil, arte contemporânea, videoarte, política da memóriaResumo
Este estudo pretende abordar a trajetória artística e a produção estética de Eder Santos, privilegiando as obras que têm o vídeo como um dos suportes. Com uma produção e trajetória multifacetada, como videomaker, cineasta, publicitário e artista, essa análise privilegia a sua produção nesse último empreendimento. Partindo da sua participação com vídeos single channel em festivais de vídeo, em especial o Videobrasil, passaremos brevemente pela sua internacionalização, demonstrando algumas participações em festivais e em mostras de arte em museus estrangeiros, até concluir com a criação de videoinstalações que serviram para inserir o artista no circuito emergente das artes tradicionais aqui no Brasil, em um momento de novas perspectivas e profícua ampliação do mundo da arte contemporânea. No mais, as análises estéticas das obras de Santos nesse estudo privilegiam a temática da política da memória, que tem como recorrente um resgate histórico ao passado, em que intentamos apresentar possíveis eixos de leituras sob essa concepção.
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