O arrebol de lírica melancolia na narrativa pictórica de Iuli Klever
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017164Palavras-chave:
lirismo, romantismo, narrativa pictórica, Iuli KleverResumo
O intuito deste texto é estudar a poética alcançada na narrativa pictórica de Iuli Klever (1850-1924) em razão de sua utilização dos elementos e recursos do romantismo. Tentamos compreender, por meio do perfil criador desse artista, se tais obras trazem consigo uma sobreposição maior do romantismo frente ao lirismo ou se o lirismo se sobreporia ao romantismo, sendo aquele uma das características deste. Para tanto, efetuamos num primeiro momento uma descrição da visão de mundo romântica, que era motivada por outra estética, apreciava a exposição do homem envolto em seus próprios sentimentos e pensamentos, e apresentava um destacado apreço pela paisagem associado à poética necessária à originalidade expressiva. Num segundo momento, constatamos que, embora o artista utilize todos os elementos do romantismo em suas narrativas pictóricas, a exemplo do mítico, por força do encanto da forma e das cores das obras ocorre a prevalência do lirismo frente às demais características do romantismo. Verificamos também que em todas as suas obras se sobressai o céu como a personagem essencial, de onde toda a distribuição de cores e formas é projetada à paisagem e aos demais personagens.
Downloads
Referências
BARRELL, John. The Dark Side of the Landscape: The Rural Poor in English Painting 1730-1840. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.
BAUDELAIRE, Charles. L’œuvre et la vie d’Eugène Delacroix. In: L’Art Romantique. Paris: Louis Conard, Libraire-Éditeur, 1885 (Oeuvres Completes, v. 4)
______. Salon de 1859. In: Curiosités Esthétiques. Paris: Michel Lévy Frères, Libraries Éditeurs, 1869.
BENJAMIN, Walter. Paris, capitale du XIXe siècle. In: Le Livre des passages. Paris: Ed. Du Cerf, 1986.
БЕНУА, Александр Н. История русской живописи в 19 веке. М.: Республика, 1995. [BENOIS, Aleksandr N. A história da arte russa no século XIX. Moscou: República, 1995].
BERMINGHAM, Ann. Landscape and Ideology: The English Rustic Tradition, 1740-1860. Berkeley: University of California Press, 1986.
CAMERON, Euan. Enchanted Europe: Superstition, Reason, and Religion, 1250-1750. Chippenham, Wiltshire: Oxford University Press, 2010.
ECO, Umberto. História das terras e lugares lendários. Rio de Janeiro: Record, 2013.
FERRIS, David. Silent Urns: Romanticism, Hellenism, Modernity. Stanford, California: Stanford University Press, 2000.
FLORENSKIJ, Pavel. Il simbolo e la forma: scritti di filosofia della scienza. Torino: Bollati Boringhieri, 2007.
______. Lo spazio e il tempo nell’arte. A cura di N. Misler. Milano: Adelphi, 1995.GOETHE, Johann Wolfgang von. “Erlkönig.” In: Poetische Werke. Berlin: Aufbau, 1960, vol. 1.
GOLDMAN, Bernard. Realist Iconography: Intent and Criticism. In: The Journal of Aesthetics and Art Criticism. v. 18, n. 2, p. 183-192, 1959.
MOSS, Armand. Baudelaire et Delacroix. Paris: Nizet, 1973.
NOVAK, Barbara. American Painting in the Nineteenth Century: realism, idealism, and the American experience. New York: Praeger, 1969.
______. Nature and Culture. American Landscape and Painting, 1825-1875. New York: Oxford University Press, 1980.
RAND, Ayn. The Romantic Manifesto: A Philosophy of Literature. New York: A Signet Book, 1975.
RUSSELL, Bertrand. História da filosofia ocidental. Livro 3. A filosofia moderna. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
SHELLEY, P. B. “The Wandering Poet” In: Selections from the Poems of Percy Bysshe Shelley. Edited by A. Hamilton Thompson, M.A., F.S.A. Cambridge: University Press, 1923.
STOKSTAD, Marilyn. Art History. 3rd ed. New Jersey: Pearson/Prentice Hall, 2008.
WORDSWORTH, William. The Lyrical Ballads. In: Lyrical Ballads with Pastoral and other Poems, in two volumes. Vol. I. London: T. N. Longman and O. Rees Publisher, 1802.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade