O arrebol de lírica melancolia na narrativa pictórica de Iuli Klever

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609182017164

Palavras-chave:

lirismo, romantismo, narrativa pictórica, Iuli Klever

Resumo

O intuito deste texto é estudar a poética alcançada na narrativa pictórica de Iuli Klever (1850-1924) em razão de sua utilização dos elementos e recursos do romantismo. Tentamos compreender, por meio do perfil criador desse artista, se tais obras trazem consigo uma sobreposição maior do romantismo frente ao lirismo ou se o lirismo se sobreporia ao romantismo, sendo aquele uma das características deste. Para tanto, efetuamos num primeiro momento uma descrição da visão de mundo romântica, que era motivada por outra estética, apreciava a exposição do homem envolto em seus próprios sentimentos e pensamentos, e apresentava um destacado apreço pela paisagem associado à poética necessária à originalidade expressiva. Num segundo momento, constatamos que, embora o artista utilize todos os elementos do romantismo em suas narrativas pictóricas, a exemplo do mítico, por força do encanto da forma e das cores das obras ocorre a prevalência do lirismo frente às demais características do romantismo. Verificamos também que em todas as suas obras se sobressai o céu como a personagem essencial, de onde toda a distribuição de cores e formas é projetada à paisagem e aos demais personagens.

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Biografia do Autor

Ludmila Menezes Zwick, Universidade de São Paulo

Mestra em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo e doutora em Literatura e Cultura Russa pela mesma universidade, com trabalho voltado para as artes visuais do século XIX.

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

ZWICK, Ludmila Menezes. O arrebol de lírica melancolia na narrativa pictórica de Iuli Klever. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 164–185, 2017. DOI: 10.5965/2175234609182017164. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10262. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

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Artigos Seção aberta