O arrebol de lírica melancolia na narrativa pictórica de Iuli Klever

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609182017164

Palavras-chave:

lirismo, romantismo, narrativa pictórica, Iuli Klever

Resumo

O intuito deste texto é estudar a poética alcançada na narrativa pictórica de Iuli Klever (1850-1924) em razão de sua utilização dos elementos e recursos do romantismo. Tentamos compreender, por meio do perfil criador desse artista, se tais obras trazem consigo uma sobreposição maior do romantismo frente ao lirismo ou se o lirismo se sobreporia ao romantismo, sendo aquele uma das características deste. Para tanto, efetuamos num primeiro momento uma descrição da visão de mundo romântica, que era motivada por outra estética, apreciava a exposição do homem envolto em seus próprios sentimentos e pensamentos, e apresentava um destacado apreço pela paisagem associado à poética necessária à originalidade expressiva. Num segundo momento, constatamos que, embora o artista utilize todos os elementos do romantismo em suas narrativas pictóricas, a exemplo do mítico, por força do encanto da forma e das cores das obras ocorre a prevalência do lirismo frente às demais características do romantismo. Verificamos também que em todas as suas obras se sobressai o céu como a personagem essencial, de onde toda a distribuição de cores e formas é projetada à paisagem e aos demais personagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Menezes Zwick, Universidade de São Paulo

Mestra em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo e doutora em Literatura e Cultura Russa pela mesma universidade, com trabalho voltado para as artes visuais do século XIX.

Referências

BARRELL, John. The Dark Side of the Landscape: The Rural Poor in English Painting 1730-1840. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.

BAUDELAIRE, Charles. L’œuvre et la vie d’Eugène Delacroix. In: L’Art Romantique. Paris: Louis Conard, Libraire-Éditeur, 1885 (Oeuvres Completes, v. 4)

______. Salon de 1859. In: Curiosités Esthétiques. Paris: Michel Lévy Frères, Libraries Éditeurs, 1869.

BENJAMIN, Walter. Paris, capitale du XIXe siècle. In: Le Livre des passages. Paris: Ed. Du Cerf, 1986.

БЕНУА, Александр Н. История русской живописи в 19 веке. М.: Республика, 1995. [BENOIS, Aleksandr N. A história da arte russa no século XIX. Moscou: República, 1995].

BERMINGHAM, Ann. Landscape and Ideology: The English Rustic Tradition, 1740-1860. Berkeley: University of California Press, 1986.

CAMERON, Euan. Enchanted Europe: Superstition, Reason, and Religion, 1250-1750. Chippenham, Wiltshire: Oxford University Press, 2010.

ECO, Umberto. História das terras e lugares lendários. Rio de Janeiro: Record, 2013.

FERRIS, David. Silent Urns: Romanticism, Hellenism, Modernity. Stanford, California: Stanford University Press, 2000.

FLORENSKIJ, Pavel. Il simbolo e la forma: scritti di filosofia della scienza. Torino: Bollati Boringhieri, 2007.

______. Lo spazio e il tempo nell’arte. A cura di N. Misler. Milano: Adelphi, 1995.GOETHE, Johann Wolfgang von. “Erlkönig.” In: Poetische Werke. Berlin: Aufbau, 1960, vol. 1.

GOLDMAN, Bernard. Realist Iconography: Intent and Criticism. In: The Journal of Aesthetics and Art Criticism. v. 18, n. 2, p. 183-192, 1959.

MOSS, Armand. Baudelaire et Delacroix. Paris: Nizet, 1973.

NOVAK, Barbara. American Painting in the Nineteenth Century: realism, idealism, and the American experience. New York: Praeger, 1969.

______. Nature and Culture. American Landscape and Painting, 1825-1875. New York: Oxford University Press, 1980.

RAND, Ayn. The Romantic Manifesto: A Philosophy of Literature. New York: A Signet Book, 1975.

RUSSELL, Bertrand. História da filosofia ocidental. Livro 3. A filosofia moderna. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

SHELLEY, P. B. “The Wandering Poet” In: Selections from the Poems of Percy Bysshe Shelley. Edited by A. Hamilton Thompson, M.A., F.S.A. Cambridge: University Press, 1923.

STOKSTAD, Marilyn. Art History. 3rd ed. New Jersey: Pearson/Prentice Hall, 2008.

WORDSWORTH, William. The Lyrical Ballads. In: Lyrical Ballads with Pastoral and other Poems, in two volumes. Vol. I. London: T. N. Longman and O. Rees Publisher, 1802.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

ZWICK, Ludmila Menezes. O arrebol de lírica melancolia na narrativa pictórica de Iuli Klever. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 164–185, 2017. DOI: 10.5965/2175234609182017164. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10262. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta