Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos: identidade transitiva no repertório villalobiano para canto e violão

Autores

  • Humberto Amorim Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404022019190

Palavras-chave:

Heitor Villa-Lobos, “Identidade transitiva”, Canto e violão, Canção do Poeta do Século XVIII

Resumo

A partir do levantamento de dados, datas de estreias, entrevistas, primeiras interpretações, gravações e críticas, além de mais de 30 matérias suscitadas em jornais e periódicos, este artigo apresenta dois propósitos: primeiro, realizar uma genealogia das três versões concebidas por Villa-Lobos para uma de suas peças vocais ainda pouco conhecida, a “Canção do Poeta do Século XVIII”; depois, avaliar se (e em que medida) o debate em torno de questões estéticas e/ou estilísticas esteve presente já nos primeiros registros (gravações e performances) e críticas musicais que a obra recebeu ao longo das décadas de 1960 e 1970. Os resultados suscitam um possível olhar sobre a produção para canto e violão de Villa-Lobos a partir do conceito de “identidade transitiva”, proposto por Llanos (2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2007. Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical, além de ter obtido o Máster em violão clássico pela Universidade de Alicante (ESP). Já realizou concertos, palestras, comunicações e lançamentos em 13 países e publicou um DVD e dois livros pela Academia Brasileira de Música: Tacuchian por Humberto Amorim (2015), Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último considerado pela crítica “a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil” (Revista Violão Pro, 2009). Desde 2016, vem publicando uma série de artigos em revistas especializadas, frutos de seu período como pesquisador-residente (2015-2017) da Fundação Biblioteca Nacional.

Referências

A NOITE. Homenagem a Villa Lobos, na A. B. I., Rio de Janeiro, Ed. 15689, 7 ago. 1957a, 2º caderno, p. 4.

A NOITE. Homenagem a Villa Lobos, Rio de Janeiro, 10 ago 1957b, 1º caderno, p. 7.

A NOITE. Música. Rio de Janeiro, Ed. 15678, 25 jul. 1957c, 2º caderno, p. 4.

A NOITE. Música. Rio de Janeiro, Ed. 15695, 14 ago. 1957d, 2º caderno, p. 4.

A NOITE. Música. Rio de Janeiro, Ed. 17072, 9 nov. 1962, p. 6.

ALFONSO, Sandra Mara. O Violão, da marginalidade à academia: trajetória de Jodacil Damaceno. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2017.

AMARAL, Euclides. Alguns aspectos da MPB (2ª ed.). Rio de Janeiro: Esteio Editora, 2010.

AMORIM, Humberto. Heitor Villa-Lobos e o Violão. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2009.

AMORIM, Humberto. Heitor Villa-Lobos: uma revisão bibliográfica e considerações sobre a produção violonística. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.

BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA. Dois aspectos da homenagem da A.B.I. a Vila-Lobos, Rio de Janeiro, Ed. 65, set. 1957, p. 8.

CARVALHO, Hermínio Bello de. Villa-Lobos, uma conferência. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 1963.

CARVALHO, Hermínio Bello de. O canto do pajé. Villa-Lobos e a música popular brasileira. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.

CASTELLON, Marco E. T.; BARBEITAS, Flavio T. “Brazilian guitar music”: music and identity in service of a stereotyped product. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 29., 2019, Pelotas. Anais […]. Pelotas: 2019. p. 1-9.

CORREIO DA MANHÃ. Música – Villa Lobos na ABI. Rio de Janeiro, Ed. 19747, 10 ago. 1957, 1º caderno, p. 13.

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, Ed. 19917, 2 mar. 1958, 5º caderno, p. 7.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo, Ed. 34, 2000.

DIÁRIO CARIOCA. Concertos, Rio de Janeiro, Ed. 10627, 8 nov. 1962a, p. 8.

DIÁRIO CARIOCA. A Semana Villa-Lobos, Rio de Janeiro, Ed. 10627, 8 nov. 1962b, p. 9.

DIÁRIO CARIOCA. Música popular, Elisete e o diálogo. Rio de Janeiro, Ed. 11247, 19 nov. 1964, p. 7.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Orquestra Sinfônica Brasileira. Rio de Janeiro, Ed. 12.265, 9 nov. 1962, Segunda Seção, p. 3.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Modinhas inéditas, hoje, Rio de Janeiro, Ed. 15285, 24 ago. 1972, p 3.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Rio de Janeiro, Ed. 15447, 2 mar. 1973, p, 3.

DIÁRIO DO PARANÁ. Música, Curitiba, Ed. 5317, 25 mar. 1973, 3º caderno, p. 4.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Editora Schwarcz, 1987.

JORNAL DO BRASIL. Dos 12 aos 72 anos Vila-Lôbos [sic] compôs sua posteridade, Rio de Janeiro, Ed. 273, 22 nov. 1959, 2º caderno, p. 12.

JORNAL DO BRASIL. Música - Os novos discos, Rio de Janeiro, Ed. 222, 21 dez. 1967, Caderno B, p. 2.

JORNAL DO BRASIL. A música que vai aos bairros, Rio de Janeiro, Ed. 150, 17 set. 1972, Caderno B, p. 20.

JORNAL DO BRASIL. Música, Rio de Janeiro, Ed. 330, 21 mar. 1973a, Caderno B, p. 2.

JORNAL DO BRASIL. Melodias brasileiras num violão internacional, Rio de Janeiro, Ed. 142, 28 ago. 1973b, p. 5.

JORNAL DO BRASIL. Música, Rio de Janeiro, Ed. 218, 12 nov. 1974a, Caderno B, p. 7.

JORNAL DO BRASIL. Música, Rio de Janeiro, Ed. 219, 13 nov. 1974b, Caderno B, p. 6.

JORNAL DO BRASIL. Maria Lúcia Godoy canta Villa-Lobos, Rio de Janeiro, Ed. 251, 15 dez. 1977, Caderno B, p. 5.

JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, Ed. 331, 9 mar. 1978, Caderno B, p. 8.

JORNAL DO BRASIL. Vozes, violões e uma orquestra de jovens, Rio de Janeiro, Ed. 47, 25 mai. 1979, Caderno B, p. 4.

JORNAL DO BRASIL. Maria Lúcia Godoy canta Villa-Lobos. Rio de Janeiro, Ed. 251, 15 dez. 1977, Caderno B, p. 5.

JORNAL DO BRASIL. Uma estreia cheia de méritos. Rio de Janeiro, Ed. 278, 13 jan. 1989, Caderno B, p. 8.

JORNAL DO COMMERCIO. Rio de Janeiro, Ed. 36, 13 nov. 1960, 2º caderno, p. 4.

JORNAL DO COMMERCIO. Foto inédita de Villa-Lobos. Rio de Janeiro, Ed. 35, 11 nov. 1962, [Música], p. 3.

JORNAL DOS SPORTS. Rio tem concurso internacional de canto em novembro. Rio de Janeiro, Ed. 12990, 22 abril 1973, Segundo Tempo, p. 3.

LLANOS, Carlos Fernando Elías. Nem erudito, nem popular: por uma identidade transitiva do violão brasileiro. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

O DIA. Bachianas de Villa-Lobos no violão de Jodacil Damaceno. Rio de Janeiro, n. 3, 4 dez. 1967.

O JORNAL. Rio de Janeiro, Ed. 11.509, 19 mar. 1958, Segunda Seção, p. 3.

PEREIRA, Fernanda M. C. O violão na sociedade carioca (1900-1930): técnicas, estéticas e ideologias. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, UFRJ, Rio de Janeiro, 2007.

TABORDA, Marcia. Violão e Identidade Nacional: Rio de Janeiro 1830-1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

TRIBUNA DA IMPRENSA. Rio de Janeiro, Ed. 4787, 18 out. 1963, Segundo Caderno, p. 3.

TRIBUNA DA IMPRENSA. Música, Rio de Janeiro, Ed. 2080, 21 ago. 1973, p. 10.

TRIBUNA DA IMPRENSA. Essa semana na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, Ed. 9062, 21 mai. 1979, p. 10.

TRIBUNA DA IMPRENSA. Rio de Janeiro, Ed. 11771, 4 dez. 1987, p. 4 [Tribuna Bis, suplemento do jornal].

TRIBUNA DA IMPRENSA. Rio de Janeiro, Ed. 12186, 10 abr. 1989, p. 4 [Tribuna Bis, suplemento do jornal].

TRIBUNA DA IMPRENSA. A meio-soprano surpreende em canções. Rio de Janeiro, Ed. 13681, 7 dez. 1994, p. 2 [Tribuna Bis, suplemento do jornal].

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

AMORIM, Humberto. Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos: identidade transitiva no repertório villalobiano para canto e violão. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 190–223, 2019. DOI: 10.5965/2525530404022019190. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404022019190. Acesso em: 22 nov. 2024.