Caminhos Sonoros
compartilhando a formação musical ao longo da vida
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0210Keywords:
história de vida musical, aulas de música, percursos de formação musical, educação não formal, educação ao longo da vidaAbstract
Este artigo analisa dados da pesquisa O que quero com a música?: estudos musicais entre adultos com outras ocupações profissionais, que investigou as motivações e experiências de alunos com 35 anos ou mais, com outras ocupações, matriculados em aulas de música em quatro instituições de ensino de João Pessoa - PB. Adotando a História de Vida Musical, os dados foram coletados através de entrevistas narrativas de caráter autobiográfico. Por meio de análise qualitativa, o estudo revelou experiências musicais significativas na infância e na adolescência – em espaços de educação informal e não formal – que promoveram o capital cultural incorporado. No início da vida adulta, as obrigações profissionais e familiares levaram ao afastamento das atividades musicais. A retomada de aulas de música, quando dispunham de mais tempo livre, é marcada por relatos de prazer, bem-estar e realização pessoal, além de reencontro com aspirações individuais adiadas. A música passou, portanto, a ser uma atividade de lazer e de educação ao longo da vida.
Downloads
References
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da Abem, [s.l.], v. 30, n. 2, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1099/631. Acesso em: 17 dez. 2024.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Musicobiografização: prática automedial em educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 8, n. 23, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16523/12896. Acesso em: 17 dez. 2024.
ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 177-197, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/V7ZBJBjRgcZD976QMNpqdPp Acesso em: 11 maio 2025.
ALMEIDA, Felipe Mateus de. O conceito de lazer: uma análise crítica. Novos Rumos Sociológicos, [s.l.], v. 9, n. 16. p. 206-229, ago./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/21887 Acesso 12 maio 2025.
ALMEIDA, Jéssica de. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21612/14299. Acesso em: 8 out. 2025.
ALMEIDA, Maria Vandete de. Cultura digital, sociabilidade virtual e música independente no Brasil: conexões, interfaces e consumo. Cadernos de Campo, Araraquara, v. 24, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/16904/16120. Acesso em: 9 out. 2025.
ANDRADE, Klesia Garcia. Coro criativo: uma pesquisa-ação sobre a criação musical na prática coral. 2019. 262 f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18883/5/KlesiaGarciaAndrade_Tese.pdf Acesso em: 31 mar. 2025.
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. In: AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. TEOPISTO, Lígia (Trad.). Lisboa: Plátano-Edições Técnicas, 2003.
BARBOSA, Talita Prado. SILVA, Odair Vieira da. Origens e significados do lazer. Revista Científica Eletrônica de Turismo, Garça (SP), v. 8, n. 14, p. 1-5, jan. 2011. Disponível em: https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/S8APKY2XpWzS5yC_2013-5-23-16-28-57.pdf. Acesso em: 10 maio 2025.
BOAL PALHEIROS, Graça. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes em diferentes contextos. In: ILARI, Beatriz Senoi (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006, p. 303-349.
BOTTOMORE, Tom (editor). Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013. (e-book)
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007a.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre: Zouk, 2007b.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. 2. ed. São Paulo: EDUSP/Zouk, 2007.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 5 abr. 2025.
COLI, Juliana Marília. Descendência tropical de Mozart: trabalho e precarização no campo musical. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 11, p. 89-102, jul./dez. 2008. Disponível: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3226/2418. Acesso em: 10 maio 2025.
DAYRELL, J. O rap e o funk na socialização da juventude. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 117–136, jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rqhzvRzXfWjTT4kqS7Swzfn/. Acesso em: 12 maio 2025.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Experiencia y formación: abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-536, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2024.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Da condição à sociedade biográfica. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5p834hfdB9WTpkgJFt7DmMn/. Acesso em: 20 dez. 2024.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FERRAZ, Gustavo Ramos. Música e violão para idosos na era digital. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2020, evento online. Anais eletrônicos... Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/RegSd2020/sudeste/paper/view/421/388 Acesso em: 22 jan. 2021.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GELPI, Ettore. Lazer e educação permanente: tempos, espaços, políticas…. São Paulo: SESC, 1983.
GHANEM, Elie. Educação formal e não formal: do sistema escolar ao sistema educacional. In: TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie; ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. p. 59-89.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOHN, Maria da Glória (Org.). Educação não-formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015.
GREEN, Lucy. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 28, p. 61-80, 2012. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/104. Acesso em: 07 abr. 2025.
ILARI, Beatriz. Quando o músico pensa em deixar a profissão: um estudo comparativo entre instrumentistas brasileiros e canadenses. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 71-88, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmPauta/article/view/8528/4949. Acesso em: 10 maio 2025.
KOHLRAUSCH, Estela; FERRAZ, Gustavo Ramos. Práticas musicais com adultos maduros e idosos: reflexões e possibilidades baseados em dois relatos de experiência In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 12., 2020, evento online. Anais eletrônicos... Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/RegSd2020/sudeste/paper/viewFile/420/387 Acesso em: 21 jan. 2021.
LOPES, Claudinilde Melo; TRINDADE, Brasilena G.P. O canto coral com pessoas idosas: uma revisão sistemática de literatura das produções da ANPPOM e da ABEM / 2000-2019. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 15., 2020, evento online. Anais eletrônicos... Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/viewFile/677/308 Acesso em: 10 dez. 2020.
MACDONALD, Raymond A. R. Music, health, and well-being: a review. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, [s.l.], v. 8, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3740599. Acesso em: 29 abr. 2025.
MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. O que é narrativa em Educação Musical? In: CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA ISME, 11., 2017, Natal. Anais... Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_isme/v1/papers/2255/public/2255-9058-1-PB.pdf. Acesso em: 08 out. 2025.
MATTOS, Marcelo Nogueira. Educação musical com idosos: potencialidades e contribuições. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 10., 2016, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos… Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersd/v2/papers/1629/public/1629-7091-1-PB.pdf Acesso em: 15 abr. 2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. [ONU, 1948.] Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 1998. Disponível em: https://www.ct.ufpb.br/lacesse/contents/documentos/legislacao-internacional/declaracao-universal-dos-direitos-humanos-1948.pdf/view Acesso em: 21 abr. 2025
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano!: autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (Orgs.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103-130.
PAULA, Hermano Henrique Cabral de. Percursos da formação musical de professores de nível técnico e superior: narrativas de experiências de vida. 2023. 45 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Licenciatura em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27713/1/HHCP30062023.pdf Acesso em: 31 mar. 2025.
PENNA, Maura. Possibilidades heurísticas da entrevista narrativa para a pesquisa em educação musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 31., 2021, João Pessoa. Anais eletrônicos.... Disponível em: https://anppom-congressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/831/491. Acesso em: 02 fev. 2025.
PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. 4. ed. rev. Porto Alegre: Sulina, 2023.
PENNA, Maura; ARAÚJO, Fabíola S. “Estou velho demais para isso”: adultos e estudos de música. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 16., 2022, Natal. Anais eletrônicos... Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ernd/v5/papers/1214/public/1214-5390-1-DR.pdf. Acesso em: 12 maio 2025.
PENNA, Maura et al. “É isso o que eu quero para mim”: a descoberta da música como sentido de vida num curso técnico integrado. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande. Anais eletrônicos...Disponível em: https://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/view/16/207 Acesso em: 13 abr. 2025.
PENNA, Maura; PINTO, Ana Luiza; SANTOS, Susie. Relações com a música em diversos contextos de formação: significações e sentido de vida. Revista da ABEM, v. 26, n. 40, p. 5-22, jan./jun. 2018. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/714/505. Acesso em: 12 maio 2025.
PENNA, Maura; SILVA, Rodrigo Lisboa da. “Conte sobre sua relação com a música”: pesquisando com narrativas (auto)biográficas na Educação Musical. Per Musi, Belo Horizonte, v. 26, p. 1-32, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/54233/47571. Acesso em: 12 maio 2025.
PENNA, Maura; SILVA, Rodrigo Lisboa da; BORTOLANI, Gabriel José. Reflexões sobre as três modalidades da educação com base em contribuições de Pierre Bourdieu . In: ENCONTRO NACIONAL NORDESTE DA ABEM, 27., 2025, Curitiba. Anais eletrônicos... [no prelo]
PENNA, Maura; SILVA, Rodrigo Lisboa da; EVANGELISTA, Laídia. Discutindo e produzindo conhecimento de modo interativo: o grupo de pesquisa como espaço formativo no ensino superior. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 17., 2024, Sobral. Anais eletrônicos... Disponível em: https://abem.mus.br/anais_ernd/v6/papers/2049/public/2049-8484-1-PB.PDF Acesso em: 12 maio 2025.
PENNA, Michael Fragomeni; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Olhar para a partitura de si mesmo: aprendizados biográficos ao longo da vida tecida de música. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 56, n. 56, p. 1-23, jul./set. 2023. Disponível em:https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1230/1365 Acesso em: 04 abr. 2025.
PEREIRA, Éliton; VASCONCELOS, Miriã. O processo de socialização no canto coral: um estudo sobre as dimensões pessoal, interpessoal e comunitária. Música Hodie, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 99-120, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1763/12192. Acesso em: 01 abr. 2025.
QUEIROZ, Andréa Matias. Motivação e música: um estudo sobre aprendizagem musical na fase adulta da vida. In: ARAÚJO FILHO, Alfeu Rodrigues de; ALMEIDA, Flávio Aparecido de (Orgs.), Educação, música e artes: reflexões e desafios contemporâneos. v. 3. Guarujá: Editora Científica Digital, 2024. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/240316044.pdf. Acesso em: 30 mar. 2025.
RENNER, Katia Klar. Viver a música: significados expressivos na vida adulta. Curitiba: Appris, 2023.
SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. À procura do trabalho intermitente no campo da música. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 30, p. 177-196, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/3895/3576. Acesso em: 14 abr. 2025.
SILVA, Helena Lopes da. Música, juventude e a construção da identidade de gênero no espaço escolar. Curitiba: Appris, 2019.
SILVA, Renata Laudares; RAPHAEL, Maria Luiza; SANTOS, Fernanda Silva dos. Carta internacional de educação para o lazer como ferramenta de intervenção pedagógica efetiva no campo do saber. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 117-131, jan./jun. 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/128 Acesso em: 10 abr. 2025.
SILVA JÚNIOR, José Davison da. Memórias autobiográficas evocadas pela música. In: LIMA, Paulo Costa (Org.). Pesquisa em música e diálogos com produção artística, ensino, memória e sociedade. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 155-171.
SILVA JÚNIOR, José Davison da. Música e memória autobiográfica. In: SANTIAGO, Diana (Org.). Prática musical, memória e linguagem. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 173-202.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Terra, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10267. Acesso em: 26 fev. 2024.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise
compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-
, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344/pdf. Acesso em: 22 abr. 2025.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 27-55, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/3bmWVYMZbNqDzTR4fQDtgRs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 mar. 2025.
TOMIO, Noeli Assunta Oro; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Adolescência: uma análise a partir da psicologia sócio-histórica. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 12, n. 1, p. 89-99, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/22052012_adolescencia_tomio_-_facci.pdf Acesso em: 5 abr. 2025.
TONI, Anderson. Motivação e engajamento em contextos de prática, ensino e aprendizagem de música. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24946. Acesso em: 29 jul. 2024.
TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie; ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. p. 15-58.
VIANA, Nildo. O capital fonográfico e a formação do gosto musical. Revista Espaço Livre, v. 9, n. 17, p. 37-49, 2014. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rel/article/view/576/548. Acesso em: 12 maio 2025.
VIEIRA, Josélia Ramalho. Efeitos da aprendizagem cooperativa no ensino de piano em grupo para licenciandos em música: uma pesquisa experimental. Curitiba: CRV, 2021.
WILLE, Regiana Blank. Educação musical formal, não formal ou informal: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem musical de adolescentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, n. 13, 39-48, 2005. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/323/253. Acesso em: 10 mar. 2025.
WORLD LEISURE AND RECREATION ASSOCIATION (Associação Mundial de Recreação e Lazer). Carta internacional de educação para o lazer. 1993. Disponível em: https://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_print.asp?cod_noticia=195 Acesso em: 10 abr. 2025.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maura Penna, Rodrigo Lisboa da Silva, Rayssa Claudino de Melo, Ana Rosa Fernandes, Ingrid Simplício , João Tomaz da Costa Neto, Gabriel José Bortolani

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant to the journal the right of first publication, whilst simultaneously permitting their work to be licensed under the Creative Commons License Attribution, which allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
2. Contributions in this journal are open access; this means they are based in free use, and non-commercial applications.




