Caminhos Sonoros

compartilhando a formação musical ao longo da vida

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0210

Keywords:

história de vida musical, aulas de música, percursos de formação musical, educação não formal, educação ao longo da vida

Abstract

Este artigo analisa dados da pesquisa O que quero com a música?: estudos musicais entre adultos com outras ocupações profissionais, que investigou as motivações e experiências de alunos com 35 anos ou mais, com outras ocupações, matriculados em aulas de música em quatro instituições de ensino de João Pessoa - PB. Adotando a História de Vida Musical, os dados foram coletados através de entrevistas narrativas de caráter autobiográfico. Por meio de análise qualitativa, o estudo revelou experiências musicais significativas na infância e na adolescência – em espaços de educação informal e não formal – que promoveram o capital cultural incorporado. No início da vida adulta, as obrigações profissionais e familiares levaram ao afastamento das atividades musicais. A retomada de aulas de música, quando dispunham de mais tempo livre, é marcada por relatos de prazer, bem-estar e realização pessoal, além de reencontro com aspirações individuais adiadas. A música passou, portanto, a ser uma atividade de lazer e de educação ao longo da vida.

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Author Biographies

Maura Lucia Fernandes Penna, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Música (Bacharelado e Licenciatura) e Educação Artística pela Universidade de Brasília. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Letras / Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Desde dezembro de 1984 atua no ensino superior, em instituições públicas da Paraíba. Antes disso, trabalhou oito anos na educação básica, na rede pública de Brasília, no ensino de Educação Artística e Música. Atualmente é Professora Associada 4 do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, atuando na Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutorado) e coordenando o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação. Autora dos livros Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música (2023 – 4ª edição revista e atualizada) e Música(s) e seu ensino (2018 – 2ª edição revista e atualizada, 4ª reimpressão), ambos pela Editora Sulina, além de diversos artigos sobre educação musical, ensino das artes, música e cultura, publicados em periódicos científicos, coletâneas e anais de congressos.

Rodrigo Lisboa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Música pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Música pela mesma instituição. Graduadoem Música (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da rede estadual deeducação básica da Paraíba.

Rayssa Claudino de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Música pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB, com pesquisa sobre percurso de formação musical de professoras de curso superior e técnico em música. Possui graduação em Direito e em Música (Bacharelado e Licenciaturapela UFPB), Especialização em Metodologia do Ensino de Música, Gestão e Docência no Ensino Superior, Musicoterapia (Censupeg). É professora de artes e música da rede pública de ensino, e participa do Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação.

ANA ROSA FERNANDES CABRAL, Universidade Federal da Paraíba

Ana Rosa é psicopedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (2019) e professora de Musicalização Infantil cominteresse no que se refere à infância e os saberes da Cultura Popular. É licencianda em Música com habilitação emViolino, com enfoque no Violino Popular. Participa, desde 2022, do Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação,conduzido pela professora Maura Penna, na UFPB. Atua como Coordenadora de Ensino do Centro Estadual de Arteda Paraíba (CEARTE - PB), espaço na qual trabalha desde 2017. Como violinista, foi integrante da Orquestra JuvenilHeliópolis e Orquestra Jovem do Estado da Paraíba, hoje integra a POP: Pequena Orquestra Popular da UFPB e ogrupo JAMBEIRA, mulheres que fazem música instrumental brasileira.

Ingrid Tuany Simplício Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Ingrid Simplício, musicista e educadora musical em formação. Cursou o Sequencial em música popular pela UFPB eatualmente cursa a Licenciatura em música popular, pela mesma instituição. Faz parte do grupo de pesquisa"Música, cultura e educação", orientado pela professora e doutora Maura Penna, também integra a PequenaOrquestra Popular da UFPB, o grupo Jambeira, além de acompanhar vários artistas da cena musical de JoãoPessoa.

João Tomaz da Costa Neto, Universidade Federal da Paraíba

João Tomaz é músico e pesquisador, licenciando em Práticas Interpretativas pela UFPB e técnico em instrumento musical pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). É membro do grupo de pesquisa Música, Cultura e Educação e atua como professor de acordeom e piano.

Gabriel José Bossolane Bortolani, Universidade Federal da Paraíba

Gabriel José Bortolani é estudante, músico e artista circense, residente em João Pessoa, Paraíba. Atualmente, cursa a Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Paraíba, com habilitação em Acordeom, e integra o grupo de pesquisa "Música, Cultura e Educação".

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Published

2025-12-16

How to Cite

PENNA, Maura Lucia Fernandes; SILVA, Rodrigo Lisboa da; MELO, Rayssa Claudino de; CABRAL, ANA ROSA FERNANDES; FERREIRA, Ingrid Tuany Simplício; COSTA NETO, João Tomaz da; BORTOLANI, Gabriel José Bossolane. Caminhos Sonoros: compartilhando a formação musical ao longo da vida. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0210, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0210. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27309. Acesso em: 17 dec. 2025.