Ensinar música na educação básica: a compreensão da função da docência na perspectiva de um estagiário de um curso de licenciatura em música

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0207

Parole chiave:

estágio na licenciatura em música, ensino de música na educação básica, função da docência, profissionalidade docente

Abstract

Este artigo tem como objetivo investigar como o estagiário do curso de licenciatura em música constrói compreensões sobre a função de ensinar música na educação básica. Fundamentando-se nos estudos de Maria do Céu Roldão sobre profissionalidade docente, foi desenvolvido por meio de análise documental, tendo como material empírico o portfólio de estágio de um licenciando em música, composto por oito relatórios. Os resultados indicam que a compreensão do estagiário se constrói ao longo do tempo, a partir de encontros no campo de estágio, com alunos, professoras e escola, do encontro consigo mesmo e dos encontros coletivos de orientação na universidade. Quanto mais encontros no campo de estágio, maior a possibilidade de construir entendimentos mais amplos, mas as transformações da compreensão do estagiário dependem da ampliação de saberes e do acionamento de geradores de especificidade do conhecimento docente, conduzidos pela orientação. É, portanto, a partir da interação entre o espaço de atuação profissional e a universidade que a função de ensinar música na educação básica vai sendo compreendida em sua complexidade.

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Biografie autore

Danielle Chaves Joaquim, Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Mestra em música, área de concentração Educação Musical, e licenciada em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professora de música na rede privada e municipal de Porto Alegre – RS.

Luciana Del-Ben, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharela em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestra e Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2002, é professora da UFRGS, atuando no Curso de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música. Foi editora da Revista da ABEM nas gestões 2003-2005 e 2015-2017, Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom) nas gestões 2011-2013 e 2013-2015, e Membro do Comitê de Assessoramento Arte, Ciência da Informação e Comunicação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no período 2016-2019.

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Pubblicato

2024-09-19

Come citare

JOAQUIM, Danielle Chaves; DEL-BEN, Luciana. Ensinar música na educação básica: a compreensão da função da docência na perspectiva de um estagiário de um curso de licenciatura em música. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0207, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0207. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25644. Acesso em: 20 ott. 2024.