Paradigmas de inclusão na educação musical de pessoas com autismo: uma análise de relatos publicados pela ABEM

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0112

Parole chiave:

autismo, transtorno do espectro autista, educação musical, educação inclusica, paradigmas de inclusão

Abstract

Este trabalho aborda os paradigmas que, segundo Sassaki (2010), estiveram presentes na história da educação de pessoas com deficiência (PCDs) – os paradigmas de exclusão, de institucionalização, de integração e de inclusão – e a sua presença em práticas de educação musical. Ele objetiva analisar quais paradigmas de inclusão têm sido adotados na educação musical de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), segundo relatos de experiências pedagógicas publicados pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) entre 1992 e 2022. Por meio de uma revisão sistemática de literatura, foi possível identificar, em 18 artigos analisados, o paradigma de institucionalização como predominante. Todos os paradigmas foram encontrados entre os trabalhos. Houve uma baixa ocorrência de ações ligadas ao paradigma de inclusão, que foi associada à falta de formação dos professores para o trabalho com estudantes com autismo e à falta de recursos, especialmente humanos, que possam dar suporte ao professor de música.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fernanda Guerra Silvestrim, University of the State of Amazonas

Fernanda Guerra Silvestrim é mestranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde pesquisa a transversalidade entre Educação Musical e Ambiental por meio da Ecologia Acústica. Graduada em Educação Musical pela Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá. É também capacitada como assistente terapêutica, desenvolvendo investigações na área de educação inclusiva.

Caroline Caregnato, University of the State of Amazonas

Caroline Caregnato é doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). É professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde atua no curso de Graduação em Música e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. É líder do grupo de pesquisa Cognição, Educação e Práticas Interpretativas em Música, junto ao qual coordena e desenvolve investigações nas áreas de Cognição e de Educação Musical. É bolsista de produtividade em ciência, tecnologia e inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Riferimenti bibliografici

AFONSO, Lucyanne de Melo. Música e autismo: práticas musicais e desenvolvimento sonoro musical de uma criança autista de 5 anos. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais […]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1396-1405. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

AFONSO, Lucyane de Melo; LINS, Danielle Collares; SILVA, Rosângela; FERREIRA, Evellyn; SILVA, João Paulo Dias da. Educação musical no Espaço de Atendimento Multidisciplinar Autista Amigo Ruy. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Manaus. Anais […]. Manaus: ABEM, 2017. p. 1-11. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2234/public/2234-9094-1-PB.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

AIRES FILHO, Sergio Alexandre de Almeida. Educação musical e autismo: um estudo sobre o desenvolvimento de crianças autistas na musicalização infantil. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: http://www.ccta.ufpb.br/ppgm/contents/documentos/dissertacoes/dissertacao-sergio-aires-final.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

ALMEIDA, Maria Luiza Lage de; MORAES, Rosemary das Graças P. Só o sorriso valeu: relato de experiências musicais de um aluno do NAPNE, no AEE de Educação Musical no Colégio Pedro II / Campus São Cristovão I. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 10., 2016, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: ABEM, 2016. p. 1-7. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersd/v2/papers/1744/public/1744-7085-1-PB.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and static manual of mental disorders. 5. ed. Washington: American Psychiatric Association, 2013. Disponível em: https://cdn.website-editor.net/30f11123991548a0af708722d458e476/files/uploaded/DSM%2520V.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

ARAÚJO, Ewertton da Silva; SANTOS, Cristiane Suene da Luz; BRITO, Lucas Augusto Araújo de; SILVA, Jessika Rodrigues da. O ensino de música para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: um relato de experiência. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 2022, evento on-line. Anais[…]. On-line: ABEM, 2022. p. 1-11. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ernt/v5/papers/1162/public/1162-5632-1-PB.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

ASNIS, Valéria Peres; ELIAS, Nassim Chamel. Ensino de música para pessoas com transtorno do espectro autista. São Paulo: Editora Cortez, 2019.

BARROS, Isabela Barbosa do Rêgo; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Estereotipias motoras e linguagem: aspectos multimodais da negação no autismo. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 745-763, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-639820169895. Acesso em: 27 abr. 2023.

BIANCHINI, Natallie do Carmo Prado; SOUZA, Luiz Augusto de Paula. Autismo e comorbidades: achados atuais e futuras direções de pesquisa. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 624-626, 2014. Disponível em: https://revistas.

pucsp.br/dic/article/download/18180/15224/0. Acesso em: 27 abr. 2023.

BONINA, Rachel. Apenas 3 em cada 10 alunos com deficiência participam efetivamente das aulas. Nova Escola, 3 jul. 2023. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21685/alunos-com-deficiencia-aulas. Acesso em: 18 jul. 2023.

BORGES, Beatriz Mauler; MONTEIRO, Glenda da Rocha. Educação musical infantil e autismo: uma proposta de ensino. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 2012, Belém. Anais […]. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA, 2012. p. 338-346. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ANAIS_VII_ABEM_REGIONAL_NORTE_BELEM_PA_2012.

pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

BRASIL. Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 27 dez. 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 jul. 2023.

BRASIL. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1.º e 2.º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 12 ago. 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 jul. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário da Assembleia Nacional Constituinte: Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao.htm. Acesso em: 27 abr. 2023.

BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 13 jul. 1990.

BRASIL. Lei n.º 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 18 ago. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 27 abr. 2023.

BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/113146.htm. Acesso em: 27 abr. 2023.

CABRAL, Dilma. Instituto dos Surdos-Mudos. In: Mapa: memória da administração pública brasileira. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2016. Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/365-instituto-dos-surdos-mudos. Acesso em: 27 abr. 2023.

CABRAL, Dilma. Instituto dos Meninos Cegos (1889-1930). In: Mapa: memória da administração pública brasileira. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2020. Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/dicionario-primeira-republica/815-instituto-dosmeninos-cegos. Acesso em: 27 abr. 2023.

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 65-70, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822009000100008. Acesso em: 27 abr. 2023.

CORDEIRO, Luana Kalinka; SILVA, Raiane Silmara; ARAÚJO, Gessé José. Projeto Som Azul: musicalização e autismo. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCACÃO MUSICAL, 13., 2016, Teresina. Anais […]. Teresina: ABEM, 2016. p. 1-10. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ernd/v2/papers/2018/public/2018-6971-1-PB.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

CUNHA, Roger Vieira. Interação social de um estudante com Transtorno do Espectro Autista na oficina de musicalização da Unicamp: um relato de experiência. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCACÃO

MUSICAL, 12., 2020, evento on-line. Anais […]. On-line: ABEM, 2020. p. 1-9. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/RegSd2020/sudeste/paper/viewFile/523/424. Acesso em: 27 abr. 2023.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Genebra: UNESCO, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

FIGUEIREDO, Camila Fernandes; LÜDERS, Valéria. Práticas pedagógicas e musicais com estudantes com transtorno do espectro do autismo. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 17., 2016, Curitiba. Anais […]. Curitiba: ABEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersul/v2/papers/1781-6504-1-DR.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

FONSECA, Luanna Aparecida Batista da; SILVA, Rodrigo Cavalcante da. Musicalização com crianças na Universidade Federal de Mato Grosso: a música como ferramenta para o desenvolvimento. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Manaus. Anais […]. Manaus: ABEM, 2017. p. 1-11. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2720/public/2720-9395-1-PB.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

KEBACH, Patrícia; DUARTE, Rosângela. Educação musical e educação especial: processos de inclusão no sistema regular de ensino. Textos e Debates, Boa Vista, n. 15, p. 99-110, 2008. DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i15.751. Acesso em: 27 abr. 2023.

KUHN, Thomas Samuel. The Structure of Scientific Revolutions. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1970.

LORD, Catherine; ELSABBAGH, Mayada; BAIRD, Gillian; VEENSTRA-VANDERWEELE, Jeremy. Autism spectrum disorder. The Lancet, Cambridge, v. 392, n. 10146, p. 508-520, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31129-2. Acesso em: 27 abr. 2023.

LOURO, Viviane. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Editora do Autor, 2006.

LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.

LOURO, Viviane. Autismo e neurociências. Curitiba: Appris, 2021.

LOZANO, Daniele; PRADO, Isabelli Tesser; JUNGO, Brisa Gama. A inclusão sob a ótica do censo da educação básica: uma análise dialética com as leis. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 825-843, 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.15855. Acesso em: 21 jun. 2023.

MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 51-56, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200008. Acesso em: 27 abr. 2023.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. Educação, Santa Maria, v. 32, n. 1, p. 319-326, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/675. Acesso em: 27 abr. 2023.

MASI, Anne; DEMAYO, Marilena; GLOZIER, Nicholas; GUASTELLA, Adam. An Overview of Autism Spectrum Disorder, Heterogeneity and Treatment Options. Neuroscience Bulletin, Xangai, v. 33, n. 2, p. 183-193, 2017. DOI: https://doi: 10.1007/s12264-017-0100-y. Acesso em: 27 de abril de 2023.

MEDINA, Luana; CAMARGO, Tamiê; WILLE, Regiana Blank. Musicalização para Bebês com Transtorno do Espectro Autista. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 17., 2016, Curitiba. Anais […]. Curitiba: ABEM, 2016. p. 1-10. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersul/v2/papers/1948-6566-1-DR.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

MEDINA, Luana; LANG, Andréia Cristina de Souza. Inclusão de um aluno autista em aulas de música numa escola do ensino básico da cidade de Pelotas – RS. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,

, 2018, Santa Maria. Anais […]. Santa Maria: ABEM, 2018. p. 1-14. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersul/v3/papers/3122/public/3122-10768-1-PB.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

MOUSINHO, Renata; SCHMID, Evelin; MESQUITA, Fernanda; PEREIRA, Juliana; MENDES, Luciana; SHOLL, Renata; NÓBREGA, Vanessa. Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 82, p. 92-108, 2010. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v27n82a10.pdf.

Acesso em: 27 abr. 2023.

NORONHA, Sandra Ferreira; COSTA, Tirza Tábita da Silva; COSTA, Paula Thais Pelaz; CONCEIÇÃO, Lucas Filipe Flexa; VIEIRA, Renata de Oliveira; VENÂNCIO, Lucas Chaves; ROCHA, Raiza Tatyane de Sena; GUIMARÃES, Juliana Cardoso. A Educação Musical para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande. Anais […]. Campo Grande: ABEM, 2019. p. 1-16. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/view/131/35. Acesso em: 27 abr. 2023.

OLIVEIRA, Glaucia Freire de; NASCIMENTO, Paulyane Silva do; DEFREITAS JÚNIOR, Áureo Déo; AMBÉ, Geyze. Música e inclusão: relato de experiência em uma turma de percussão infantil. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 2012, Belém. Anais […]. Belém: ABEM, 2012. p. 330-337.Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ANAIS_VII_ABEM_REGIONAL_NORTE_BELEM_PA_2012.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

PENDEZA, Daniele; DALLABRIDA, Iara Cadore. Educação musical e TEA: um panorama das publicações nacionais. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 37, p. 98-113, 2016. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/583. Acesso em: 27 abr. 2023.

QUEIROZ, Isabela Cristina Souza. O autismo: aspectos gerais e um breve relato de experiência. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais […]. Pirenópolis: ABEM, 2013. p. 1530-1540. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congresos/ABEM_2013_p.

pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

RIGONATTI, Sérgio Paulo. História dos tratamentos biológicos. Revista Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 31, n. 5, p. 210-212, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832004000500002. Acesso em: 27 abr. 2023.

RODRIGUES, Ana Paula Neves; LIMA, Cláudia Araujo de. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Revista Interritórios, Caruaru, v. 3, n. 5, p. 21-33, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/234432. Acesso em: 27 abr. 2023.

SANTANA, Lenilce da Silva; CARMO, Raiana Alves Maciel Leal do; BALEEIRO, Sandra Maria de Souza; OLIVEIRA, Elaine Pereira de; ANDRADE, Larissa Braga; LIMA, Gabriela Leal.Música para olhar do lado de dentro: relato de experiência de um projeto desenvolvido com crianças com Transtorno do Espectro Autista. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL EDUCAÇÃO, 24., 2019, Campo Grande. Anais […]. Campo Grande: ABEM, 2019. p. 1-13. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/19/26. Acesso em: 27 abr. 2023.

SANTOS, Jaílson Silva dos; CARVALHO, Patrícia Figueiredo; VIANA, Pedro Yuri da Silva; CONCEIÇÃO JÚNIOR, Sebastião Trindade da; RODRIGUES, Jessika Castro. Autismo e música: relato de experiência de graduandos sobre a prática da educação musical para estudantes com autismo. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 10., 2018, Macapá. Anais […]. Macapá: ABEM, 2018. p. 1-9. Disponível: http://www.abemeducacaomusical.com.br/anais_ernt/v3/papers/3358/public/3358-11431-1-PB.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

SANTOS, Thiago Amaral; SAMPAIO, Renato Tocantins. Uma cantata de natal diferente: relato de experiência com um aluno autista num contexto de aula de música na escola regular. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25., 2021, evento on-line. Anais […]. On-line: ABEM, 2021. p. 1-10. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1131/public/1131-3976-1-PB.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

SANTOS, Jusiany Pereira da Cunha dos; VELANGA, Carmem Tereza; BARBA, Clarides Henrich. Os paradigmas históricos da inclusão de pessoas com deficiência no Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 35, p. 314-336, 2017. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/3237/1664. Acesso em: 27 abr. 2023.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.

SATOW, Suely Harumi. Paralisado cerebral: construção da identidade na exclusão. 2. ed. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 2000.

SCHAMBECK, Regina Finck. Inclusão de alunos com deficiência na sala de aula: tendências de pesquisa e impactos na formação do professor de música. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 36, p. 23-35, 2016. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/598. Acesso em: 27 abr. 2023.

SILVA, Suene Ferreira da. A intervenção musical mediando o processo de aprendizagem de alunos diagnosticados com perturbações do espectro do autismo (PEA). In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 2012, Belém. Anais […]. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA, 2012. p. 165-172. Disponível em:

http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ANAIS_VII_ABEM_REGIONAL_NORTE_BELEM_PA_2012.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

SOARES, Lisbeth. Programa de apoio pedagógico e inclusão: um estudo de caso. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 27, p. 55-63, 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/160. Acesso em: 27 abr. 2023.

ZIMMER, Paulyane Nascimento; RODRIGUES, Jéssika Castro; DEFREITAS, Áureo Déo. Educação musical e transtorno do espectro autista: análise da produção em revistas brasileiras de artes/música Qualis A1 e seus anais de eventos regionais e nacionais (2006-2016). Revista da Abem, Londrina, v. 26, n. 40, p. 149-166, 2018. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/760/515. Acesso em: 27 abr. 2023.

Pubblicato

2023-09-24

Come citare

SILVESTRIM, Fernanda Guerra; CAREGNATO, Caroline. Paradigmas de inclusão na educação musical de pessoas com autismo: uma análise de relatos publicados pela ABEM. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0112, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0112. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23682. Acesso em: 22 nov. 2024.