Composição pela concatenação de fragmentos independentes

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0203

Parole chiave:

planejamento composicional, teoria do conjuntos de classes de altura, pedagogia da composição musical

Abstract

Neste artigo, é descrito um plano de trabalho composicional, de natureza pedagógica, partindo dos conteúdos teóricos dos seis capítulos do livro de Straus (2013) intitulado Introdução à Teoria Pós-Tonal. A ideia central consistiu em demonstrar o planejamento, a composição e a posterior concatenação de seis fragmentos independentes, com participação ativa de cinco alunos de composição, focalizando os seguintes tópicos: tipos intervalares, classes de conjuntos, operações entre conjuntos de classes de alturas, relações de contorno, relação Z, formações escalares, dodecafonismo, combinatoriedade, derivação, multiplicação e serialismo integral. Concomitantemente ao referencial teórico pós-tonal, cinco premissas pedagógicas originais serviram de guia durante cada etapa do trabalho. Os seis fragmentos, cada um com aproximadamente trinta segundos, foram, em seguida, concatenados, levando-se em consideração seis procedimentos originais propostos pelo autor, de maneira a produzir uma obra coerente de cerca de três minutos, para quinteto de sopros.

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Biografia autore

Liduino José Pitombeira de Oliveira, Federal University of Rio de Janeiro

Liduino Pitombeira é professor de composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa MusMat (PPGM-UFRJ). Suas obras têm sido executadas por diversos grupos no Brasil e no exterior, entre eles o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pitombeira tem Doutorado em Composição e Teoria pela Louisiana State University (EUA). Tem diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos no Brasil.

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Pubblicato

2022-12-14

Come citare

OLIVEIRA, Liduino José Pitombeira de. Composição pela concatenação de fragmentos independentes. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. e0203, 2022. DOI: 10.5965/2525530407022022e0203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21473. Acesso em: 1 lug. 2024.