O saxofone na música de câmara de Francisco Braga
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0013Abstract
A partir das obras Cantigas e danças dos pretos, para quarteto de saxofones (1905) e Diálogo Sonoro ao Luar – seresta para saxofone alto e bombardino em Dó, de Francisco Braga (s.d.), de forma sucinta, este trabalho traz à baila a representatividade do saxofone no repertório de câmara do compositor. Para os aspectos que dizem respeito às relações de Francisco Braga e o saxofone, utilizaremos como base os estudos de Oliveira (OLIVEIRA, Jane, 2019) e Macedo (2019). Quanto às interfaces estilísticas, como referência, os trabalhos de Nascimento (2009), Soares (2015) e Cazes (2019).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ACERVO DIGITAL CHIQUINHA GONZAGA. Disponível em: www.chiquinhagonzaga.com/acervo. Acesso em: 27 jan. 2021.
ADLER, Samuel. The study of orchestration. 3. ed. New York: W.W. Norton & Company, 2002.
ALMEIDA, Renato. História da música brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Comp., 1942.
BIBLIOTECA NACIONAL. Exposição comemorativa do centenário do nascimento de Francisco Braga, 1868-1945. Rio de Janeiro: BIBLIOTECA NACIONAL, 1968.
BOLETIM SUL-AMERICANO DE MUSICOLOGIA. Suplemento Musical. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1946. v. Tomo VI. 1 partitura. Saxofone alto e Bombardino.
BRAGA, Francisco. Cantigas e danças dos pretos: d’o contratador dos diamantes. Conjunto de Saxofones. Rio de Janeiro: Casa Guarany, 1905.1 partitura.
BRAGA, Francisco. Diálogo Sonoro ao Luar: seresta. Saxofone alto e Bombardino. Boletin Sul americano de musicologia - Suplemento Musical. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1946. v. Tomo VI. 1 partitura.
BRASILIDADE. In: INFOPÉDIA dicionários. Porto: Porto Editora, 2003-2021. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa-aao/brasilidade. Acesso em: 18 maio 2021.
CANTIGA e Danças dos pretos (d'O Contratador de diamantes), Francisco Braga (1905). [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal José de Carvalho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ddUWLrOpq4E. Acesso em: 27 jan. 2021.
CAZES, H. L. As três fases do maxixe música. Música Popular em Revista, Campinas, v. 6, n. 1, p. 92-108, 2019. DOI: 10.20396/muspop.v6i1.13150. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13150. Acesso em: 31 jan. 2021.
CHIQUINHA Gonzaga - Gaúcho (Corta-jaca) (Olinda Allessandrini, piano). [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal Instituto Piano Brasileiro – IPB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T7PlEGSOIK0. Acesso em: 27 jan. 2021.
EUFONIUM Brasileiro. Compositor: Eufônio: Fernando Dedos. Curitiba: Gravadora Trilhas Urbanas, 2008. 1 CD.
HENRIQUE, Luís. Instrumentos musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1988.
KIEFER, Bruno. História da música brasileira, dos primórdios ao início do séc. XX. Porto Alegre: Movimento; Brasília; Instituto Nacional do Livro, 1976.
KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal. Traduzido a partir da Sexta edição, de 2008, por Hugo L. Ribeiro, Jamary Oliveira e Ricardo Bordini. Última atualização: 14 abr. 2015.
LOPES, Guilhermina. Onde começa a Música Brasileira? Olhares da Historiografia Musical e da Etnomusicologia. In: SIMPOM, 2., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: SIMPOM, 2012. p. 737-746. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/viewFile/2498/1827. Acesso em: 27 jan. 2021.
MACEDO, Vinícius. Os primeiros manuscritos brasileiros para conjuntos de saxofones de Francisco Braga: a possível origem de uma prática musical na Belle Époque do Rio de Janeiro. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 26., 2019, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: ANPPOM, 2019. p. 1-10. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/viewFile/5747/2254. Acesso em: 4 abr. 2020.
NASCIMENTO, Antonio Adriano Blanc. A influência da habanera nos tangos de Ernesto Nazareth (1863-1934). Bebedouro: Albergráfica, 2009.
OLIVEIRA, Janne Gonçalves de. A biografia de Francisco Braga: um recorte em torno do Hino do Brasil. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 26., 2019, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: ANPPOM, 2019. p. 1-8. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/viewFile/5885/2220. Acesso em: 5 abr. 2020.
OLIVEIRA, José de Carvalho. Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra, de Villa-Lobos (1948): aspectos contextuais e análise estrutural do primeiro movimento. 2019. Dissertação (Mestrado em Musicologia) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-06092019-115619/pt-br.php. Acesso em: 5 abr. 2020.
VITO, Milton. Entrevista concedida a José de Carvalho Oliveira em 27 jan. 2021. São Paulo, EMESP. Registro em mp3.
PICCHI, Achille Guido. As Serestas de Heitor Villa-Lobos = um estudo de análise, texto-música e pianismo para uma interpretação. 2010. 356 p. Tese (Doutorado) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/283932. Acesso em: 23 jan. 2021.
RECORDAÇÕES de um sarau artístico. [S. l.]: FENABE, 1984. 1 LP. Catálogo FENABE 108.
SERESTEIRO. In: Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/palavra/A8yEV/seresteiro/#:~:text=Que%20ou%20quem%20canta%20m%C3%BAsicas,ETIMOLOGIA%20der%20de%20seresta%2Beiro. Acesso em: 24 maio 2021.
SOARES, Márcia Aparecida. As canções de Francisco Braga: análise estilística e interpretação. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes da Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12362. Acesso em: 18 maio 2021.
SOUZA, Valéria Gomes de. A seresta e a serenata nas cidades de Conservatória e Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. 2010. 135 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11466. Acesso em: 18 maio 2021.
UNVERRICHT, Hubert; EISEN, Cliff. The new Grove dictionary of Music and Musicians.
ed. 2001. Disponível em http://www.oxfordmusiconline.com. Acesso em: 24 jan. 2021.
VOLPE, M. A. Período romântico brasileiro: alguns aspectos da produção camerística. Revista Música, v. 5, n. 2, p. 133-151, 1994. DOI: 10.11606/rm.v5i2.55078. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/55078. Acesso em: 31 jan. 2021.
Additional Files
Pubblicato
Versioni
- 2021-06-26 (2)
- 2021-06-26 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 José de Carvalho Oliveira, Marco Túlio
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.