Potencialidades do ser humano e do fazer musical criativo: reflexões a partir do deslocamento da ênfase do saber para o pensar
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406022021107Parole chiave:
Educação musical, Práticas criativas, Musicalidade comunicativa, Boris Porena, John PaynterAbstract
Pertencente ao campo da educação musical, este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão teórica a respeito de práticas criativas e toma como fundamento a concepção de deslocamento da ênfase do “saber para o pensar”, proposta por Boris Porena. O texto está dividido em três partes. A primeira considera estudos realizados com bebês para tratar da “musicalidade comunicativa”. A segunda aborda o pensamento de Porena, de maneira a explicitar os significados da proposição “do saber para o pensar” e a relação que este pensamento tem com as propostas práticas do autor. Por fim, discute-se, sob a ótica da problemática tratada, alguns aspectos do pensamento de John Paynter. Conclui-se que essas abordagens, apesar de diversas, convergem para um ponto em comum: o deslocamento da ênfase do “saber para o pensar” por meio das práticas criativas, de modo a considerar as potencialidades musicais do ser humano e seus modos de ser e estar no mundo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CARNEIRO, Aline; PARIZZI, Betânia. “Parentalidade intuitiva” e “Musicalidade comunicativa”: conceitos fundantes da educação musical no primeiro ano de vida. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 25, p. 89-97, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/ article/view/193. Acesso em: 7 mar. 2019.
FONSECA, João Gabriel Marques; PARIZZI, Maria Betânia. A música e o nascimento do simbólico no bebê. In: RODRIGUES, Helena; RODRIGUES, Paulo Jorge Ferreira; SILVA, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da. Ecos de Opus Tutti: arte para a infância e desenvolvimento social e humano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016. 2 CD-ROM. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/96933. Acesso em: 17 out. 2020.
GORDON, Edwin E. Quick and Easy Introductions. Chicago: GIA Publications, Inc., 2013.
MALLOCH, Stephen N. Mother and infants and communicative musicality. Musicae Scientiae, Special Issue, p. 29-57, 1999-2000. Disponível em: https://journals.sagepub. com/doi/abs/10.1177/10298649000030s104. Acesso em: 1 set. 2020.
MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn (ed.). Communicative musicality: exploring the basis of human companionship. New York: Oxford University Press, 2009.
MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn. The Human Nature of Music. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1-21, out. 2018. Disponível em: https://www. frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.01680/full. Acesso em: 5 out. 2020.
MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008.
PARIZZI, Betânia; RODRIGUES, Helena. O bebê e a música. São Paulo: Instituto Langage, 2020.
PARLATO-OLIVEIRA, Erika. Saberes do bebê. São Paulo: Instituto Langage, 2019.
PARNCUTT, Richard. Prenatal development and the phylogeny and ontegeny of musical behavior. In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael. The Oxford Handbook of Music Psychology. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2016.
PAYNTER, John. Hear and now: an introduction of modern music in schools. London: Universal Edition, 1972.
PAYNTER, John. Sound and structure. London: Cambridge University Press, 1992.
PAYNTER, John. The role of creativity in the school music curriculum, 1977. In: MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008a.
PAYNTER, John. The pursuit of reality in music education, 1981/2007. In: MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008b.
PAYNTER, John. Keeping music musical: a British perspective, 1994. In: MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008c.
PAYNTER, John. Music in the school curriculum: why bother?, 2002. In: MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008d.
PAYNTER, John; ASTON, Peter. Sound and silence: classroom projects in creative music. London: Cambridge University Press, 1970.
PORENA, Boris. KinderMusik. Milano: Suvini, 1973.
PORENA, Boris. Dal Sapere al Pensare. In: PORENA, B. Le Indagini Metaculturale. Famiglia Porena-Bucan. IIMM. Cantalupo, Itália: IIMM, 2017a. v. 4, livro 11.
PORENA, Boris. Musica Prima. In: PORENA, B. Le Indagini Metaculturale. Famiglia Porena-Bucan. Cantalupo, Itália: IIMM, 2017b [1979]. v. 2, livro 6.
PORENA, Boris. Esperienze Musicali di Base. In: PORENA, B. Le Indagini Metaculturale. Famiglia Porena-Bucan. IIMM, Cantalupo: Itália. 2017c. v. 3, livro 10c.
PORENA, Boris. Musica Riflessa. In: Porena. B. Le Indagini Metaculturale. Famiglia Porena-Bucan. Cantalupo, Itália: IIMM, 2017d [1991]. v. 2, livro 8.
TREHUB, Sandra. Infant Musicality. In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael. The Oxford Handbook of Music Psychology. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Monique Traverzim, Samuel Campos de Pontes, Tiago Teixeira Ferreira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.