Pensamento Composicional Dialógico de Cada Ano Sem Debussy: dez versos sobre o seu nome

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020260

Parole chiave:

Dialogismo musical, Enunciado musical, Composição, Citação, Bakhtin

Abstract

Este artigo investiga as relações dialógicas presentes no processo composicional da peça orquestral Cada ano sem Debussy: dez versos sobre o seu nome (2019). Busca, à luz do dialogismo bakhtiniano, refletir sobre composição e os conceitos de enunciado e dialogismo musical. Apoiado em três conceitos de dialogismo (FIORIN, 2016) – constitutivo, mostrado e entre sujeitos –, examina como a peça musical pode ser enfocada sob essas perspectivas. Para isso, a análise ressalta a interatuação entre o material próprio e o de outrem empregados na composição. Conclui que, frente a um pensamento composicional dialógico, as propostas de Bakhtin podem ser ferramentas eficazes de investigação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Felipe Mendes Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais

doutor em Música pela UFMG (bolsista Capes) orientado pelo prof. dr. Oiliam Lanna e mestre em Música pela UFRGS (bolsista CNPq) orientado pelo prof. dr. Celso Chaves. Atuou como professor auxiliar na Fames e como professor substituto na UFMG. Primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição “Guerra-Peixe: 100 anos”. Primeiro lugar no “4º Concurso Latinoamericano de Composición Electroacústica y Electrónica Gustavo Becerra Schmidt”. Tem se dedicado à composição musical e à pesquisa em Música. Atualmente trabalha como regente e professor.

Riferimenti bibliografici

BACH, Ana Madalena. Memórias íntimas. São Paulo: Cultura Brasileira, 1938.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às Teorias do Texto e do Discurso. In: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão; CASTRO, Gilberto de (org.). Diálogos com Bakhtin. 4. ed. Curitiba: Ed. UFPR, 2007. p. 21-38.

BERIO, Luciano. Entrevista sobre a Música Contemporânea. [Entrevista cedida a] Rossana Dalmonte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

BERIO, Luciano. Interviste e Colloqui. Torino: Einaudi, 2017.

BOUCOURECHLIEV, André. A linguagem musical. Lisboa: Edições 70, 1993.

BOULEZ, Pierre. Orientations. Cambridge: Harvard University Press, 1986.

BOULEZ, Pierre. Apontamentos de um aprendiz. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CASSOTTI, Rosa S. Music, Answerability, and Interpretation in Bakhtin’s Circle: reading together M.M.Bakhtin, I. I. Sollertinsky, and M. V. Yudina. In: Festschrift for Nikolay Pan’kov. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: http://nevmenandr.net/scientia/festschrift/cassotti.pdf.

CHANG, Chun-Hsien. A study of the technique and function of orchestration in selected works of Claude Debussy: Prélude à l’après-midi d’un faune, Nocturnes, La Mer, and Pelléas et Mélisande. Tesis (Doctors of Arts) – University of Northern Colorado, Greeley, 2002.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso.

ed. São Paulo: Contexto, 2014. 3ed.

COPE, David. Computer models of musical creativity. Massachusetts: MIT Press, 2005.

COPE, David. Techniques of the contemporary composer. Boston: Cengage Learning, 1997.

DE BONIS, Maurício Funcia. O Miserere de Willy Corrêa de Oliveira: “aporia” e “apodíctica”. São Paulo: Annablume, 2010.

DEBUSSY, Claude. Monsieur Croche: e outros ensaios sobre música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

DUTILLEUX, Henri. Mystère et Mémoire des Sons. Entretiens avec Claude Glayman. Paris: Actes Sud, 1997.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António;

FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

FORTE, Allen. The structure of atonal music. New Haven: Yale University Press, 1973.

GRIFFTHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

GUBAIDULINA, Sofia. An interview with Dorothea Redepenning. In: SCHWARTZ, Elliott;

CHILDS, Barney. Contemporary composer on contemporary music. EUA: Da Capo Press, 1998. p. 448-454.

GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: a herança de Debussy na música para piano do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2011.

HODEIR, André. As formas da música. Lisboa: Arcádia, 1970.

HOWAT, Roy. Debussy in proportion: a musical analysis. New York: Cambridge University Press, 1986.

HOWAT, Roy. Debussy, naturaleza y proporcíon. Quodlibet: Revista De Especializacíon Musical, n. 19, p. 118-132, 2001.

KORSYN, Kevin. Beyond privileged contexts: intertextuality, influence, and dialogue. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethiking Music. New York: Oxford University Press, 2001.

KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of 20th Century Music. 3. ed. New Jersey: Pearson, 2006.

LANNA, Oiliam. Expressões da paródia: polifonia em Carmina Burana. In: MACHADO, I. L. et al. Ensaios em análise do discurso. Belo Horizonte: Fale, UFMG: 2002.

MESSIAEN, Olivier. Technique de mon langage musical. Texte. Paris: A. Leduc, 1944. 2v.

MEYER, Leonard B. Music, the art, and ideas: patterns and predictions in Twentieth-Century Culture. Chicago: University Chicago Press, 1994.

NASCIMENTO, Guilherme. Os sapatos floridos não voam: processos criativos compartilhados entre música, literatura e pintura. São Paulo: Annablume; Belo Horizonte: Fapemig, 2012.

NASSIF, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L. Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 127-153, 2011.

NASSIF, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L. Apreciação musical para não-musicistas: uma proposta a partir das ideias do Círculo de Bakhtin. Vórtex, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 1-28, 2019.

PETRACCA, Ricardo. Música e alteridade: uma abordagem bakhtiniana. Curitiba: Appris, 2018.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2014.

SMITH, Jenna. Sofia Gubaidulina’s violin concerto Offertorium: theology and music in dialogue. M.A. Théologie en Études Théologiques. Montréal: Université de Montréal, 2010.

SOCHA, Eduardo. O problema da forma na música contemporânea. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 4, p. 95-104, jan. 2008.

VARÈSE, Edgard. Il suono organizzato: scritti sulla musica. Milano: Ricordi: Unicopli, 1985.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

Pubblicato

2020-10-18

Come citare

VASCONCELOS, Felipe Mendes. Pensamento Composicional Dialógico de Cada Ano Sem Debussy: dez versos sobre o seu nome. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020260. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17670. Acesso em: 19 mag. 2024.