Répeter: Uma análise composicional

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020009

Parole chiave:

Composição musical, processos criativos, linhas, análise musical

Abstract

Este trabalho introduz a ideia de análise composicional, como uma alternativa, para a área de pesquisa em composição musical, a enfoques analíticos tradicionais de cunho essencialmente musicológico. Para tanto, apresento a análise de uma peça para violão de minha autoria, intitulada Répéter, que, a partir da coleta de uma série de dados, impressões, materiais e registros diversos do processo composicional, ilustra um caminho possível para a prática analítica, na área. Antes de apresentá-la, no entanto, comento brevemente as bases dessa abordagem, através de: 1) uma discussão introdutória acerca dos contextos acadêmicos e artísticos que justificam a proposta; e 2) uma abordagem conceitual da análise composicional a partir das ideias de linhas, lugar, emaranhado e composicionalidade de Deleuze e Guattari (1995), Tim Ingold (2008, 2011, 2012) e Paulo Costa Lima (2012), respectivamente. Com isso, espero lançar um horizonte analítico
experimental, que é mais uma extensão do próprio processo criativo, do que uma busca por representação ou explicação da obra, enquanto produto daquele processo.

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Pubblicato

2020-10-18

Come citare

RIOS FILHO, Paulo. Répeter: Uma análise composicional. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17633. Acesso em: 17 lug. 2024.