Poéticas composicionais em peças estreadas na 21a temporada do Grupo Prelúdio 21
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405012020437Parole chiave:
Grupo de compositores, Prelúdio 21, poéticas composicionais, descrição de procedimentosAbstract
Este artigo apresenta aspectos das diferentes poéticas composicionais adotadas em peças estreadas durante a temporada 2019 do Grupo Prelúdio 21. O objetivo é demonstrar a pluralidade de procedimentos, técnicas e recursos utilizados nas composições de quatro dentre seus seis membros, além de descrever, em linhas gerais, aspectos da sua criação e da 21ª temporada de concertos realizada em 2019. Para alcançar o objetivo proposto, os quatro compositores selecionaram uma das peças estreadas em 2019 para comentar e retratar características relevantes da poética composicional, a partir de uma metodologia descritiva específica para cada composição. Dentre os diferenciados procedimentos presentes nas peças comentadas, podemos citar o dodecafonismo, a melodia de timbres, a textura pontilhística, o modalismo, aspectos do teatro musical (music theatre), a utilização de intervalos característicos, a auto-intertextualidade, o uso de recursos eletrônicos e de remissão a culturas tradicionais de povos originários. Concluímos que, além da ampla produção composicional e da participação de intérpretes renomados durante seus 21 anos de existência, o trabalho em conjunto dos compositores membros atuando também como produtores musicais foi decisivo para a existência e manutenção das temporadas de concertos do grupo. Assim, esperamos que a experiência coletiva de 21 anos de trabalho composicional em conjunto, talvez inédita no panorama mundial da música contemporânea de concerto contemporânea, irá encorajar o surgimento de novos grupos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, José Orlando; OLIVEIRA, Sergio Roberto de; Grupo Prelúdio 21: uma retrospectiva. Revista Música Hodie, Goiânia, v.11, n. 1, 67-86, 2011. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/21667. Acesso em: 21 jun. 2020.
ALVES, José Orlando. Os intervalos característicos na composição do Concerto Breve para Corne Inglês e Corda. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29. 2019, Pelotas. Anais [...] Pelotas: ANPPOM, 2019, p.1-10. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/view/5742. Acesso em: 21 jun. 2020.
ALVES, J. Orlando. Insistências III (J203). Flauta, violoncelo e piano. 10p. 2019. Partitura. Acesso ao documento através do endereço de e-mail do autor ALVES, J. Orlando. Memorie III (J200). Trompa solo. 2p. 2019. Partitura. Acesso ao documento através do endereço de e-mail do autor
ALVES, J. Orlando. Fantasia para Metais e Piano (J036). 4 trompetes em sib, 4 trompas,
trombones tenores, 1 trombone baixo, tuba, piano. 49p. 1997. Partitura. Acesso ao
documento através do endereço de e-mail do autor.
ALVES, José Orlando. Fantasia para Metais e Piano (J036). 1 vídeo (11 min). Intérprete,
regente: Zdenek Svab. Diversos intérpretes. Publicado pelo canal José Orlando Alves.
Rio de Janeiro: Salão Leopoldo Miguez (UFRJ), 15 jun. 1999. Disponível em: https://
www.youtube.com/watch?v=WRclNOVrjqo. Acesso em: 24 jun. 2020.
ALVES, José Orlando. Memorie I (J151). 1 vídeo (9 min). Intérprete, trompa: Radegundis
Tavares. Intérprete, violino: Ramon Feitosa e intérprete, piano: Glauco Tássio. Publicado pelo canal José Orlando Alves. João Pessoa: Sala Radegundis Feitosa (UFPB), 10 ago. 2016. Disponível em: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GuUcsE0JIb8. Acesso em: 24 jun. 2020.
ALVES, José Orlando. Memorie II (J169). 1 vídeo (5 min). Intérprete, violino: Vinícius Amaral. Publicado pelo canal José Orlando Alves. João Pessoa: Sala Radegundis Feitosa (UFPB), 24 out. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GuUcsE0JIb8. Acesso em: 24 jun. 2020.
ALVES, José Orlando. Primeiro concerto da Série “Novos Compositores”: origem do Grupo Prelúdio 21. 1 vídeo (79 min). Publicado pelo canal José Orlando Alves. Rio de Janeiro: Sala Villa-Lobos (Unirio), 4 nov. 1998. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uc0ptDiF9GU. Acesso em: 25 jun. 2020.
AMÉRICO, James. Sinfonia de um sonho. Caderno Meruri, Centro de Cultura Padre Rodolfo Lunkenbein, jun. de 2002.
FIGUEIREDO, Patrícia. Número de mortes de lideranças indígenas em 2019 é o maior em pelo menos 11 anos, diz Pastoral da Terra. G1, 10 dez. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/12/10/mortes-de-liderancas-indigenas-batemrecorde-em-2019-diz-pastoral-da-terra.ghtml. Acesso em: 27 mar. 2020
GAGNIUC, Paul. Markov Chains: from Theory to Implementation and Experimentation.
New Jersey: Wiley, 2017.
GENTIL-NUNES, Pauxy. Ika. Trompa e sons eletrônicos. 2019. Partitura. Disponível em:
https://pauxy.net/ika-op-52/. Acesso em: 24 jun. 2020.
GENTIL-NUNES, Pauxy. Ciclos harmônicos e a técnica do Carrossel na peça Variações para fagote e orquestra. In: Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 15., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: UFRJ, 2020. Disponível em: https://ppgm.musica.ufrj.br/coloquio-de-pesquisa-do-ppgm-ufrj/. Acesso em: 30 jun. 2020.
GRIFFITHS, Paul. Modern Music and After. Directions since 1945. Oxford: Oxford University Press, 1995.
IDEIA LIVRE. Bororo Vive. Mato Grosso: Ideia Livre, 1990. 1 LP.
JENNY, L (org.). A Estratégia da Forma. Poetique: Revista de Teoria e Análise Literária. Trad. de Clara Crabbér Rocha, Coimbra, Almedina, 1979.
LANZELOTTE, Rosana. Musica Brasilis - Roberto Victorio. Disponível em: https://musicabrasilis.org.br/compositores/roberto-victorio. Acesso em: 27 mar. 2020.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Tropiques. New York: Penguin Classics. 2012 [1955].
LIMA, Flávio F. Desenvolvimento de Sistemas Composicionais a partir da Intertextualidade. 2011. 239f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
LIMA, Flávio F; ALVES, José O. Teoria dos Contornos e a abordagem paramétrica do frevo de rua: planejamentos e realizações musicais. Revista Música Theórica, Salvador, v.3, n.2, p. 135-158, 2019. Disponível em: http://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/article/view/86/77. Acesso em: 21 jun. 2020.
LUCAS, Marcos. Ágora. 2019. Partitura. Acesso ao documento através do endereço de
e-mail do autor.
MEYER, Leonard. Emotion and Meaning in Music. Chicago: University of Chicago, 2008
.
MING, Wu. Bororo Vive. 1 vídeo (42 min). Ponto de tempo: 32:37. Publicado pelo canal Wu Ming. Disponível em: https://youtu.be/-u7UUlrkY94?t=1958. Acesso em: 27 mar. 2020 (2020a).
MING, Wu. Bororo Vive. Ponto de tempo: 39:27. Disponível em: https://youtu.be/-u7UUlrkY94?t=2368. Acesso em: 27 mar. 2020 (2020b).
MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO. Padre Gonzalo Ochoa: exemplo de vida religiosa e vocação sacerdotal. Boletim Salesiano, Rede Salesiana Brasil, 2019.
Disponível em https://www.boletimsalesiano.org.br/materias/acao-social/item/10379-padre-gonzalo-ochoa-exemplo-de-vida-religiosa-e-vocacao-sacerdotal.html. Acesso em: 27 mar. 2020.
MORRIS, Robert D. New directions in the theory and analysis of musical contour. Music Theory Spectrum: The Journal of the Society for Music Theory, v. 35, n. 2, p. 205-228, 1993.
ONOFRE, Maria L. L. C.; ALVES, José Orlando. Aspectos analíticos quantitativos e qualitativos da peça para flauta solo All’aure in una lontananza, de Salvatore Sciarrino. OPUS, São Paulo, v.18, n.1, p.203-224, 2012. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/183/163. Acesso em: 21 jun. 2020.
SANT’ANA, Edson Hansen. Por uma análise pela composição: a concepção intervalar de Almeida Prado nas Cartas Celestes I. Opus, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 61-91, 2017. Disponível em: http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/458. Acesso em: 21 jun. 2020.
SCHOENBERG, Arnold Armonia. Trad. Ramon Barce. Madrid: Real Musical, 1979.
SCHUBERT, Alexandre. Prisma. 8p. 2019. Partitura completa. Acesso ao documento através do endereço de e-mail do autor
VICTORIO, Roberto. Tempo e despercepção: Trilogia e música ritual Bororo. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
VICTORIO, Roberto. Trilogia Bororo. Ensembles variados. 2001. Álbum do Spotify.
Disponível em: https://open.spotify.com/album/0ISIc1yQEiNQ96ZupCWyav. Acesso
em: 27 jun. 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Orfeu
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.