A "Havana" de Camila Cabello: um estudo da canção, videoclipe e representações latino-americanas

Autori

  • Igor Lemos Moreira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404022019143

Parole chiave:

Camila Cabello, Canção, Representações, História do Tempo Presente

Abstract

O artigo discute, a partir de referenciais sobre o estudo da canção na História e da História do Tempo Presente, a música Havana (ft. Young Thug) da cantora Camila Cabello, lançada em 2017. Através da articulação entre canção e videoclipe, pretende-se discutir abordar a música enquanto um processo fluido e relacional em determinados contextos (GONZALEZ, 2016), assim como articuladora de representações em torno da questão latina nos Estados Unidos, a partir das relações com as temporalidades. Como pressuposto teórico-metodológico, parte-se da perspectiva da análise de narrativas para compreender os processos de elaboração de histórias, intrigas e representações por meio de construções simbólicas e da ordenação de temporalidades na canção e em seu clipe. O estudo realizado possibilitou perceber algumas características que envolvem fenômenos da história da música pop contribuindo para a discussão a respeito da música na indústria cultural contemporânea.

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Biografia autore

Igor Lemos Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC), na linha de pesquisa Linguagens e Identificações. Mestre e Graduado em História (Licenciatura) pela mesma instituição. Integrante do Laboratório de Imagem e Som (LIS/UDESC) e associado a ANPUH-SC e a IASPM-AL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Américas, Teoria da História, História Moderna e Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: Relações entre Estados Unidos e Caribe; Biografias e Trajetórias Artísticas; Representações; Música Latino-americana; História da Música e Musicologia Histórica; História, Mídia e Internet; Música Pop; Audiovisual e Canção; História Pública e História do Tempo Presente

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Pubblicato

2019-12-20

Come citare

MOREIRA, Igor Lemos. A "Havana" de Camila Cabello: um estudo da canção, videoclipe e representações latino-americanas. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 143–168, 2019. DOI: 10.5965/2525530404022019143. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404022019143. Acesso em: 24 nov. 2024.