Transversalidades entre a composicionalidade e a comprovisação a partir da criação musical do ciclo de peças afrossurrealistas Abaeté
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0101Mots-clés :
comprovisação, composicionalidade, música experimental, estratégias compositivas, música contemporâneaRésumé
O presente artigo tenciona mostrar uma investigação (de um projeto de pesquisa de Mestrado em andamento) sobre o quanto a composicionalidade (a partir de Paulo Costa Lima) poder-se-ia conectar com a comprovisação, a partir da experiência de criação musical para o ciclo de peças Abaeté, que é um projeto que intenta explorar musicalmente o quanto a região mencionada pelo título deste trabalho conceitual transformou-se em sua ecologia, passando por uma violência em seu crescimento urbano. O grupo Afluentes Ensemble foi montado no intuito de trazer uma concepção artística de invenção de mundo que é reflexo das temáticas do ciclo de peças e de sua “comprovisação afrossurrealista” em sua proposta estética. As teorias da comprovisação escolhidas, especialmente, em sua descrição abrangente de práticas musicais abertas (conforme identificado por Arthur Faraco) foram as de Bhagwati e Fujak para um diálogo de ideias e uma convergência transversal com a composicionalidade de Lima em cada um de seus vetores para uma síntese de como se realizaria a percepção de uma comprovisacionalidade (comprovisação e composicionalidade). A partir de trechos selecionados das peças já compostas para o ciclo Abaeté, trazendo o afrossurrealismo como um objetivo estético a ser alcançado com o resultado das comprovisações, assim como também a plena definição da comprovisacionalidade a partir do estudo sobre o ciclo de peças Abaeté seguirá sendo investigada.
Téléchargements
Références
BAILEY, Derek. Improvisation – Its Nature and Practice in Music. Boston (Massachussetts): Da Capo Press, 1992.
BHAGWATI, Sandeep et al. Sound and Score: Essays on Sound Score. Edição por Paulo de Assis, William Brooks, Kathleen Coessens. Leuven: Leuven University Press, 2013.
COSTA, Rogério. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.
DUDAS, Richard. Comprovisation, The Various Facets of Composed Improvisation within Performance Systems, in: Leonardo Music Journal, vol. 20, 2010.
FARACO, Arthur. Comprovisação, Entre a Composição e a Improvisação na Emergência de Práticas Musicais Contemporâneas. Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2020.
FUJAK, Julius. Various Comprovisations. Helsinki: Semiotic Society of Finland, 2015.
HANNAN, Michael. Interrogating Comprovisation as Practice-led Research, in: Speculation and Innovation: applying practice led research in the Creative Industries. Melbourne: Southern Cross University, 2006.
LEWIS, George E. Improvised music after 1950: Afrological and eurological perspectives. In: Black Music Research Journal. Illinois: University of Illinois Press, v. 16, n. 1, pp. 91–122, 1996.
LIMA, Paulo Costa. Teoria e práticas do compor I: diálogos de invenção e ensino. Salvador: EDUFBA, 2012.
LIMA, Paulo Costa. ‘Composicionalidade’ e trabalho cultural no movimento de composição da Bahia, in: A Experiência Musical: Perspectivas Teóricas. Série Congressos da TeMA, III. Salvador: Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés George Cristian Vilela Pereira 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .