Caminhos pedagógicos de uma disciplina de educação especial e inclusiva de um curso de licenciatura em música

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0106

Mots-clés :

educação inclusiva, educação especial, formação de professores, licenciatura em música, pessoas com deficiência

Résumé

Ainda que não se configure como uma obrigatoriedade do ponto de vista legal, o ensino inclusivo na formação de professores é uma demanda que origina-se do campo de trabalho do licenciado em música, posto que, em algum momento da sua trajetória docente, irá trabalhar com pessoas com deficiência, seja no ensino inclusivo ou até mesmo na educação especial. Compreende-se, portanto, a necessidade de que a educação especial e inclusiva seja contemplada no período da formação do licenciado em música, com a finalidade de preparar o estudante para essas situações de ensino e aprendizagem. O objetivo deste relato de experiência é o de compartilhar o processo pedagógico de uma disciplina optativa de educação especial e inclusiva no contexto de um curso de licenciatura em música de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Por meio de registros realizados a partir de princípios e instrumentos da investigação etnográfica, expõem-se as situações de ensino aprendizagem que foram organizadas a partir dos princípios metodológicos freireanos, assim como as reflexões e os resultados. Dessa forma, ressalta-se a necessidade deste conteúdo fazer parte da formação do professor de música na graduação, e apresenta-se uma possibilidade de estruturação da proposta pedagógica da disciplina.

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Camile Tatiane de Oliveira Pinto, Federal University of Paraná

Doutoranda em Música (Cognição e Educação Musical) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a orientação da Prof.ª Dra. Rosane Cardoso, e mestra em Música (Cognição e Educação Musical). Possui graduação em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/EMBAP). Professora de música no ensino superior e no ensino básico. 

Valéria Lüders, Federal University of Paraná

Orientadora de doutorado. Atualmente é professora associada IV aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É docente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música da UFPR, atuando na área de Cognição e Educação Musical, com ênfase em Educação Musical na perspectiva inclusiva, com referencial teórico na Psicologia Histórico-cultural de L. S. Vygotsky. 

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Publiée

2023-07-29

Comment citer

PINTO, Camile Tatiane de Oliveira; LÜDERS, Valéria. Caminhos pedagógicos de uma disciplina de educação especial e inclusiva de um curso de licenciatura em música. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0106, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23702. Acesso em: 4 nov. 2024.