Saberes emergidos na pandemia: o caso do Coletivo Brasileiro de Trombonistas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0104

Mots-clés :

Trombone, Ecologia dos Saberes, Pandemia Intelectual, Música na pandemia

Résumé

Partindo da realização do I Seminário Virtual de Trombone, promovido pelo Coletivo Brasileiro de Trombonistas (CBT) em plena pandemia, este artigo é uma proposta de reflexão sobre a percepção das transformações operadas nas cartografias do saber em tempos de pandemia. Como marco teórico, utiliza-se o conceito de pandemia intelectual e propõem-se ferramentas conceituais para a realização de alguns deslocamentos necessários para uma Ecologia de Saberes. O objetivo é entender como se desenvolvem, em contextos de isolamento, os processos de constituição de saberes, à luz do caso particular do CBT. Esta pesquisa apontou para o questionamento sobre como a lógica da pandemia intelectual em curso se articula com a constituição de saberes em trânsitos virtuais. A análise dos testemunhos conseguidos possibilitou a definição de 8 categorias principais de análise e a construção de uma cartografia social do que emergiu, que nos encaminhou rumo às respostas para as perguntas levantadas neste estudo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Klênio Jonessy de Medeiros Barros, Câmara Municipal de Ílhavo

Performer Norte-Rio-Grandense e atuante nas vertentes artísticas e acadêmicas do Brasil e em Portugal. É doutor e mestre em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal), com ênfase na área da Etnomusicologia. Pós-graduado em Música Práticas Interpretativas do século XX e XXI pela UFRN. Desenvolveu atividade docente na UFRN, na área de Trombone e Música de Câmara. Atualmente, é professor de Expressão Musical pela Câmara Municipal de Ílhavo (Portugal).

Samuel de Freitas Barros Neto, University of Aveiro

Doutorando em Música pela Universidade de Aveiro. Desenvolve pesquisas na área da psicologia da música no contexto da educação e ensino. É pesquisador associado ao INET-md (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança) e bolsista de doutorado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Como trombonista, toca em orquestras de tipos variados, em grupos de música de câmara e música brasileira, atuando também no processo de ensino e aprendizado do instrumento.

Antonio Henrique Seixas Oliveira, University of Aveiro

É doutor em Memória Social, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em
Musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Administração de Empresas,
pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É também trombonista na Fundação Orquestra Sinfônica
Brasileira e diretor artístico titular na Banda Filarmônica do Rio de Janeiro.

Références

AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: Pensamiento Contemporáneo en Tiempos de Pandemias. [S.l]: ASPO, 2020. Disponível em: https://tiempodecrisis.org/wp-content/uploads/2020/03/Sopa-de-Wuhan-ASPO.pdf?fbclid=IwAR386959-_q7FG9ZCeGsEFSxGBOerZNNMf3s1hmLn8nYjcieT4QA-yyx6z Acesso em: 08 set. 2021.

ASSIS, Paulo de. Logic of experimentation: rethinking Music Performance through Artistic Research. Ghent: Orpheus Institute, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA - ABET. 3º encontro: Ciclo de Debates em Etnomusicologia - 20 anos da ABET. José Jorge de Carvalho & Vincenzo Cambria. [S. l.: s. n.], 2021. 1 Vídeo (de 2:15 min. e 54 segun.). Publicado pelo Canal Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABT. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7Qo3j4PQSAU&t=7119s Acesso em: 08 dez. 2021.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr 2002.

CENTRO CULTURAL RECOLETA. Charlas en el Recoleta. De lo dicho al no dicir. Rita Segato. [S. l.: s. n.], 2020. 1 Vídeo (de 57min. e 33 s.). Publicado pelo Canal Centro Cultural Recoleta. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g7z2ydaToa4&t=857s Acesso em: 06 jan. 2021.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. Música Errante: o jogo da improvisação livre. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

COSTA, Rogério. A improvisação livre no lugar de práticas interpretativas. Debates, n. 20, p. 177-187, 2018.

DATA SIM. COVID-19: impacto no mercado da música do Brasil. Núcleo de pesquisa e organização de dados e informações sobre o mercado musical da Semana Internacional de Música – SIM. São Paulo: SIM São Paulo, 2020. Disponível em: https://datasim.info/pesquisas/. Acesso em: 19 nov. 2020.

DUMAS, Alexandre. Os três mosqueteiros. Tradução e notas de Júlia Ferreira, José Cláudio. Lisboa: Relógio d’Água, 2019. Tít. orig.: Les Trois Mousquetaires. ISBN 978-989-641-940-0.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. 93 p. GUTIÉRREZ, Antonio García. A ojos de la arena: ejercicios de desclasificacíon. Madrid: ACCI Ediciones, 2020.

GUTIÉRREZ, Antonio García. Desclasificados: pluralismo lógico y violencia de la clasificación. Barcelona: Anthropos, 2007.

GUTIÉRREZ, Antonio García. En Pedazos. El sentido de la desclasificación. Madrid: ACCI Ediciones, 2018.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, v. 5, 1995.

HINE, Christine. Etnografía virtual. Barcelona: Editorial UOC, 2004. (Colección Nuevas Tecnologías y. Sociedad). ISBN: 8497880196.

INNERARITY, Daniel. Pandemocracia. Una filosofía de la crisis del coronavirus. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2020.

KRASTEV, Ivan. ¿Ya es mañana? Cómo la pandemia cambiará el mundo. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial, 2020.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 46p.

LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. (Collección Sur Sur).

LATOUR, Bernard. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador, Bauru: Edufba, Edusc, 2012.

MARCHI, Leonardo de. Discutindo o papel da produção independente brasileira no mercado fonográfico em rede. In: HERSCHMANN, Micael. Nas bordas e fora do mainstream musical: novas tendências da música independente no início do século XXI. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores; FAPERJ, 2011. p. 145-163. Disponível em: https://www.academia.edu/41504301/Tendências_e_circuitos_de_consumo_de_música_na_Maré_Rio_de_Janeiro Acesso em: 02 mar. 2021.

MARRAFA, Maria Cllara Barbieri Farinha. A pandemia da Covid-19 e os seus impactos no Brasil e na América Latina no ano de 2020. Boletim Historiar, v. 8, n. 02, p. 3-16, abr./jun. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/historiar Acesso em: Acesso em: 09 jul. 2021.

MIGNOLO, Walter. De la Hermenéutica y la Semiosis Colonial al Pensar Descolonial. 2. ed. Quito, Ecuador: Ediciones Abya–Yala, 2013.

MIGNOLO, Walter. Habitar la frontera: sentir y pensar la descolonialidad (antología, 1999-1014). Barcelona: CIDOB, 2015.

NASCIMENTO, Bruno Rosa do. Música em isolamento social: colaborações e reflexões em lives como espaço de performance e crítica musical. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e 020017, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14282. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14282. Acesso em: 12 mar. 2022.

NETTL, Bruno; RUSSELL, Melinda (ed). In the Course of Performance: Studies in the World of Musical Improvisation. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da Abem, Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159, 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/726. Acesso em: 04 mar. 2021.

RORTY, Richard. Education, philosophy and politics. England: Rowman & Littlefild Publishers, 2001.

SANDRONI, Clara; FERREIRA, Daniela Maria; REQUIÃO, Luciana Pires de Sá; SANDRONI, Carlos; LIMA, Margareth Guimarães. A Covid-19 e seus efeitos na renda dos músicos brasileiros. Revista Vórtex, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 1-23, 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro começa agora – Da pandemia à utopia. Lisboa: Edições 70, 2020a.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020b.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Construindo as Epistemologias do Sul – Antologia Esencial. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas. In: MENESES, Maria paula [et al.] (org.). 1. ed. Buenos Aires: CLACSO, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, p. 3-46, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do Tempo (Porto: Afrontamento), 2006.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

SPIVAK, Chakravorty Gayatri. Pode a subalterna tomar a palavra? Tradução: António Sousa Ribeiro. 1 ed. Lisboa: Editora: Orfeu Negro, 2021.

TRAVASSOS, Elizabeth. Um objeto fugido: voz e “musicologias”. Música em perspectiva, v. 1, n. 1, p. 14-42, mar. 2008.

VEIGA, Patrícia da; MAIA, Sthefani; FRAGA, Grazielli. Quando estar nas ruas é um desafio. Reportagem principal. Conexão UFRJ, 2022. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2022/03/quando-estar-nas-ruas-e-um-desafio/?fbclid=IwAR3Ug2wPcRyr7k3UZ-Y8oW_nDnT7drlJHaStguVgqQSM6skx9p2VVzF9Igc. Acesso em: 12 mar. 2022.

ŽIŽEK, Slavoj. A pandemia que abalou o mundo. Lisboa: Relógio d’Água, 2020.

Entrevistas

MACHADO, Eduardo. Entrevista, 29 de março de 2021.

PEIXOTO, Joyce. Entrevista, 06 de julho de 2021.

RODRIGUES, Nerisvanda. Entrevista, 06 de julho de 2021.

SANTOS, Liliane. Entrevista, 06 de julho de 2021.

FERREIRA, Anielson. Entrevista, 06 de julho de 2021.

LINHARES, Alessandra. Entrevista, 06 de julho de 2021.

AUGUSTO, Pedro. Entrevista, 06 de julho de 2021.

GOMES, Juliana. Entrevista, 06 de julho de 2021.

WERLE, Wilhian. Entrevista, 06 de julho de 2021.

Publiée

2022-12-14

Comment citer

BARROS, Klênio Jonessy de Medeiros; BARROS NETO, Samuel de Freitas; OLIVEIRA, Antonio Henrique Seixas. Saberes emergidos na pandemia: o caso do Coletivo Brasileiro de Trombonistas. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. e0104, 2022. DOI: 10.5965/2525530407022022e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21952. Acesso em: 22 nov. 2024.