Saberes emergidos na pandemia: o caso do Coletivo Brasileiro de Trombonistas
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0104Mots-clés :
Trombone, Ecologia dos Saberes, Pandemia Intelectual, Música na pandemiaRésumé
Partindo da realização do I Seminário Virtual de Trombone, promovido pelo Coletivo Brasileiro de Trombonistas (CBT) em plena pandemia, este artigo é uma proposta de reflexão sobre a percepção das transformações operadas nas cartografias do saber em tempos de pandemia. Como marco teórico, utiliza-se o conceito de pandemia intelectual e propõem-se ferramentas conceituais para a realização de alguns deslocamentos necessários para uma Ecologia de Saberes. O objetivo é entender como se desenvolvem, em contextos de isolamento, os processos de constituição de saberes, à luz do caso particular do CBT. Esta pesquisa apontou para o questionamento sobre como a lógica da pandemia intelectual em curso se articula com a constituição de saberes em trânsitos virtuais. A análise dos testemunhos conseguidos possibilitou a definição de 8 categorias principais de análise e a construção de uma cartografia social do que emergiu, que nos encaminhou rumo às respostas para as perguntas levantadas neste estudo.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: Pensamiento Contemporáneo en Tiempos de Pandemias. [S.l]: ASPO, 2020. Disponível em: https://tiempodecrisis.org/wp-content/uploads/2020/03/Sopa-de-Wuhan-ASPO.pdf?fbclid=IwAR386959-_q7FG9ZCeGsEFSxGBOerZNNMf3s1hmLn8nYjcieT4QA-yyx6z Acesso em: 08 set. 2021.
ASSIS, Paulo de. Logic of experimentation: rethinking Music Performance through Artistic Research. Ghent: Orpheus Institute, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA - ABET. 3º encontro: Ciclo de Debates em Etnomusicologia - 20 anos da ABET. José Jorge de Carvalho & Vincenzo Cambria. [S. l.: s. n.], 2021. 1 Vídeo (de 2:15 min. e 54 segun.). Publicado pelo Canal Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABT. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7Qo3j4PQSAU&t=7119s Acesso em: 08 dez. 2021.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr 2002.
CENTRO CULTURAL RECOLETA. Charlas en el Recoleta. De lo dicho al no dicir. Rita Segato. [S. l.: s. n.], 2020. 1 Vídeo (de 57min. e 33 s.). Publicado pelo Canal Centro Cultural Recoleta. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g7z2ydaToa4&t=857s Acesso em: 06 jan. 2021.
COSTA, Rogério Luiz Moraes. Música Errante: o jogo da improvisação livre. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.
COSTA, Rogério. A improvisação livre no lugar de práticas interpretativas. Debates, n. 20, p. 177-187, 2018.
DATA SIM. COVID-19: impacto no mercado da música do Brasil. Núcleo de pesquisa e organização de dados e informações sobre o mercado musical da Semana Internacional de Música – SIM. São Paulo: SIM São Paulo, 2020. Disponível em: https://datasim.info/pesquisas/. Acesso em: 19 nov. 2020.
DUMAS, Alexandre. Os três mosqueteiros. Tradução e notas de Júlia Ferreira, José Cláudio. Lisboa: Relógio d’Água, 2019. Tít. orig.: Les Trois Mousquetaires. ISBN 978-989-641-940-0.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. 93 p. GUTIÉRREZ, Antonio García. A ojos de la arena: ejercicios de desclasificacíon. Madrid: ACCI Ediciones, 2020.
GUTIÉRREZ, Antonio García. Desclasificados: pluralismo lógico y violencia de la clasificación. Barcelona: Anthropos, 2007.
GUTIÉRREZ, Antonio García. En Pedazos. El sentido de la desclasificación. Madrid: ACCI Ediciones, 2018.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, v. 5, 1995.
HINE, Christine. Etnografía virtual. Barcelona: Editorial UOC, 2004. (Colección Nuevas Tecnologías y. Sociedad). ISBN: 8497880196.
INNERARITY, Daniel. Pandemocracia. Una filosofía de la crisis del coronavirus. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2020.
KRASTEV, Ivan. ¿Ya es mañana? Cómo la pandemia cambiará el mundo. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial, 2020.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 46p.
LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. (Collección Sur Sur).
LATOUR, Bernard. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador, Bauru: Edufba, Edusc, 2012.
MARCHI, Leonardo de. Discutindo o papel da produção independente brasileira no mercado fonográfico em rede. In: HERSCHMANN, Micael. Nas bordas e fora do mainstream musical: novas tendências da música independente no início do século XXI. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores; FAPERJ, 2011. p. 145-163. Disponível em: https://www.academia.edu/41504301/Tendências_e_circuitos_de_consumo_de_música_na_Maré_Rio_de_Janeiro Acesso em: 02 mar. 2021.
MARRAFA, Maria Cllara Barbieri Farinha. A pandemia da Covid-19 e os seus impactos no Brasil e na América Latina no ano de 2020. Boletim Historiar, v. 8, n. 02, p. 3-16, abr./jun. 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/historiar Acesso em: Acesso em: 09 jul. 2021.
MIGNOLO, Walter. De la Hermenéutica y la Semiosis Colonial al Pensar Descolonial. 2. ed. Quito, Ecuador: Ediciones Abya–Yala, 2013.
MIGNOLO, Walter. Habitar la frontera: sentir y pensar la descolonialidad (antología, 1999-1014). Barcelona: CIDOB, 2015.
NASCIMENTO, Bruno Rosa do. Música em isolamento social: colaborações e reflexões em lives como espaço de performance e crítica musical. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e 020017, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14282. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14282. Acesso em: 12 mar. 2022.
NETTL, Bruno; RUSSELL, Melinda (ed). In the Course of Performance: Studies in the World of Musical Improvisation. Chicago: University of Chicago Press, 1998.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da Abem, Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159, 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/726. Acesso em: 04 mar. 2021.
RORTY, Richard. Education, philosophy and politics. England: Rowman & Littlefild Publishers, 2001.
SANDRONI, Clara; FERREIRA, Daniela Maria; REQUIÃO, Luciana Pires de Sá; SANDRONI, Carlos; LIMA, Margareth Guimarães. A Covid-19 e seus efeitos na renda dos músicos brasileiros. Revista Vórtex, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 1-23, 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro começa agora – Da pandemia à utopia. Lisboa: Edições 70, 2020a.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020b.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Construindo as Epistemologias do Sul – Antologia Esencial. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas. In: MENESES, Maria paula [et al.] (org.). 1. ed. Buenos Aires: CLACSO, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, p. 3-46, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do Tempo (Porto: Afrontamento), 2006.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
SPIVAK, Chakravorty Gayatri. Pode a subalterna tomar a palavra? Tradução: António Sousa Ribeiro. 1 ed. Lisboa: Editora: Orfeu Negro, 2021.
TRAVASSOS, Elizabeth. Um objeto fugido: voz e “musicologias”. Música em perspectiva, v. 1, n. 1, p. 14-42, mar. 2008.
VEIGA, Patrícia da; MAIA, Sthefani; FRAGA, Grazielli. Quando estar nas ruas é um desafio. Reportagem principal. Conexão UFRJ, 2022. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2022/03/quando-estar-nas-ruas-e-um-desafio/?fbclid=IwAR3Ug2wPcRyr7k3UZ-Y8oW_nDnT7drlJHaStguVgqQSM6skx9p2VVzF9Igc. Acesso em: 12 mar. 2022.
ŽIŽEK, Slavoj. A pandemia que abalou o mundo. Lisboa: Relógio d’Água, 2020.
Entrevistas
MACHADO, Eduardo. Entrevista, 29 de março de 2021.
PEIXOTO, Joyce. Entrevista, 06 de julho de 2021.
RODRIGUES, Nerisvanda. Entrevista, 06 de julho de 2021.
SANTOS, Liliane. Entrevista, 06 de julho de 2021.
FERREIRA, Anielson. Entrevista, 06 de julho de 2021.
LINHARES, Alessandra. Entrevista, 06 de julho de 2021.
AUGUSTO, Pedro. Entrevista, 06 de julho de 2021.
GOMES, Juliana. Entrevista, 06 de julho de 2021.
WERLE, Wilhian. Entrevista, 06 de julho de 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Klênio Barros, Samuel Barros, Antonio Seixas 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .