Entre cantoras, matronas e poetas: significando o blues

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201

Mots-clés :

blues, emoção, semântica musical, signifying, significação

Résumé

Este artigo aborda o blues. Tem por objetivo a análise de aspectos marcantes da estética e linguagem desse secular gênero musical afro-americano: a agridoce ambiguidade discursiva, emotiva e comportamental, linguagem culturalmente codificada cujo fio condutor é o recorte no(s) conceito(s) de significação. Foram escolhidos eixos analíticos centrados na tétrade reflexiva estrutura, processo, função e significado. O caminho que possibilita a análise dessa manifestação artística é uma revisão bibliográfica que se vale de arcabouço teórico-metodológico da Musicologia Cultural, Etnomusicologia e Semiologia Musical. Recorre-se também a outros suportes teóricos de áreas como Antropologia, História e Estudos Literários. É abordada igualmente a estreita relação da estética, linguagem e discurso do blues - semântica e sintaxe - com a construção sócio-histórica e cultural da identidade étnica do afro-americano.  

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Alexandre Eleutério Rocha, University of Brasília

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade de Brasília (2019). É mestrando em Música pela UnB (2020), além de possuir formação para Registro de Radialista pela Televisão Educativa do Estado do Ceará (1984).

Flávio Santos Pereira, University of Brasília

Graduou-se em Composição e Regência pela Universidade de Brasília (1988). Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1999). Doutor em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). É professor efetivo da Universidade de Brasília desde 1991.

Luis Abraham Cayón Durán, University of Brasília

Éantropólogo pela Universidad de Los Andes (1992) de Bogotá, (Colômbia), Mestre (2005) e Doutor (2010) em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

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Publiée

2022-04-28

Comment citer

ROCHA, Alexandre Eleutério; PEREIRA, Flávio Santos; CAYÓN DURÁN, Luis Abraham. Entre cantoras, matronas e poetas: significando o blues. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0201, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20601. Acesso em: 1 juill. 2024.