Lições que a fênix nos traz: o eterno retorno

Auteurs

  • Marisa Trench Fonterrada Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530406022021010

Mots-clés :

Educação musical, Eterno retorno, Revisão histórica, Propostas atuais

Résumé

Trata-se neste artigo das mudanças que ocorrem no mundo em diferentes épocas e discute-se a concepção de tempo mítico em relação ao tempo linear, como sugere Mircea Eliade, que vê na sociedade ocidental múltiplos exemplos do que ele denomina “eterno retorno”, isto é, a volta cíclica de fenômenos ocorridos em determinada época, a tempos posteriores. Como símbolo dessa ideia, traz-se a figura da fênix, pela sua capacidade de renascimento eterno. Pretende-se examinar alguns exemplos de educação musical ocorridas em diferentes momentos, esperando encontrar exemplos de retorno de antigas concepções de educação e de educação musical a outros lugares e tempos. No final, buscam-se exemplos de educadores musicais da atualidade por considerar suas atividades como respostas criativas à problemática vivida hoje e procura-se mostrar, também, que muitos dos procedimentos que eles adotam aproximam-se de concepções educacionais de épocas anteriores, de tal modo que torna-se difícil afirmar o que é realmente novo e o que é definitivamente antigo.

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Publiée

2021-09-10

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FONTERRADA, Marisa Trench. Lições que a fênix nos traz: o eterno retorno. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 10–29, 2021. DOI: 10.5965/2525530406022021010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19996. Acesso em: 24 nov. 2024.