Os sete pilares da técnica pianística

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0001

Mots-clés :

técnica pianística, consciência corporal, categorias de movimento saudável

Résumé

A técnica pianística tem sido amplamente discutida, entretanto, ainda é comum nos depararmos com crenças de que a mesma depende de fatores como o talento nato, o esforço repetitivo ou o tamanho das mãos. A perpetuação desse pensamento pode culminar em dores, lesões, problemas emocionais e até mesmo na interrupção definitiva das atividades artísticas. O presente artigo tem como objetivo analisar e sistematizar abordagens que promovem uma maneira saudável, racional e musical de se pensar a técnica pianística por meio de sete categorias ou pilares: postura corporal, coordenação dos movimentos, função do braço, movimentos semicirculares inferiores e superiores, movimentos rotatórios, deslocamento lateral progressivo no teclado e agrupamentos de leitura e realização. Conclui se que, apesar da constatação de pequenas discordâncias entre os autores, há uma convergência na busca pela eficácia pianística por meio do bem-estar físico, traduzido no desenvolvimento da consciência corporal e, consequentemente, na qualidade e variedade sonora. A categorização dos pilares promove o acesso mais claro aos conceitos analisados e permite uma maior eficiência na sua aplicação. 

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Laura Boaventura Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Laura Boaventura, professora de piano e música de câmara da UFMG, graduou-se na classe da Professora Dra Celina Szrvinsk (UFMG), obteve o título mestre pelo Conservatório Rimsky Korsakov de São Petersburgo (Rússia) na classe de piano solo de Nadezha Esmond, música de câmara de Yulia Fedoseeva e acompanhamento de cantores de Irina Sharapova e de doutora em Música- Práticas interpretativas pela UFRGS sob a orientação da Professora Dra Cristina Capparelli. Sua pesquisa de doutorado investiga abordagens saudáveis, musicais e eficientes da técnica pianística.

Foi premiada em concursos nacionais e internacionais: Jovens solitas UFMG, Svet Rozhdestvenskoi Zvesdy (Finlândia), Grand Prix Vituoso Paris e Londres e Golden Classical Music Awards Competition ( EUA).

Tem se apresentado em vários países, tais como Argentina, Uruguai, México, Espanha, Suíça, Finlândia, Estados Unidos e Rússia, em importantes salas, dentre elas o Glazunov Hall de São Petersburgo e o Weil Hall do Carnegie Hall de New York.

 

Cristina Capparelli Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cristina Capparelli GERLING distingue-se por conciliar as atividades de pianista, pedagoga e pesquisadora.  Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1985, foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música iniciado em 1987, tendo se tornado professora titular em 1996. Com vários CDs de música brasileira e latino americana gravados, e com uma expressiva carreira artística, seus trabalhos investigativos voltam-se para a prática efetiva do instrumento, a projeção da expressividade na execução ao piano, bem como tópicos pontuais sobre a ansiedade do músico, memorização e bem estar na execução musical.  Além de premiados em concursos de instrumento, seus orientandos têm sido igualmente selecionados como docentes em escolas de renome no país e no exterior. Os resultados de suas pesquisas têm sido divulgados em revistas especializadas tais como Frontiers in Pschology- Performance Science da qual é editora convidada.

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Publiée

2021-06-17

Comment citer

MELO, Laura Boaventura; GERLING, Cristina Capparelli. Os sete pilares da técnica pianística. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/18567. Acesso em: 22 déc. 2024.