Três gravações de campo na cidade do Rio de Janeiro

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0005

Mots-clés :

Gravação de campo, escuta, caminhadas urbanas, espaço negativo, espaço opaco

Résumé

O artigo apresenta três caminhadas para escuta e captação fotográfica e fonográfica pelo autor por uma região da cidade do Rio de Janeiro, além de uma análise poética do material obtido. A fim de embasar a análise, faz uma revisão teórica que busca entrelaçar conceitos ligados ao deslocamento urbano e à escuta. A partir da tese de Steven Feld (2015), que parte da premissa de que o som é objeto de conhecimento de tecidos sociais, o sonoro pode se manifestar como foco da investigação dos lugares visitados que, pelas suas características urbanas, podem ser entendidos, no contexto da cidade contemporânea, como espaços negativos (SANTOS, 1994) ou espaços opacos (CARERI, 2017) – conceitos que terão repercussões nas três narrativas descritivo-analíticas. O material obtido procura inter-relacionar os registros textuais e fotográficos com o sonoro, a fim de contextualizar sua escuta. Apesar de uma das incursões resultar em uma instalação sonora, o material sonoro e visual obtido nas incursões é anterior a uma realização artística no formato obra, sendo que tanto sua escuta quanto as análises que seguem neste texto constituem parte de um processo composicional em curso ou, ao menos, uma metodologia para criação sonoro-musical a partir de gravações de campo.

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Biographie de l'auteur

Alexandre Sperandéo Fenerich, Unirio

Compositor e sound designer, é Doutor em Musicologia pela USP com pesquisa sobre a relação entre música concreta, intimidade e voz. Trabalha com composição musical sobre mídias digitais, com foco em “live eletronics”, espacialização aural e performances audiovisuais ao vivo. Participou de projetos internacionais como compositor e “sound designer” na Alemanha, em Portugal e no Brasil, além de diversos festivais de música e artes digitais como: Festival Ibrasotope, Live Cinema, Bienal de Música Contemporânea Brasileira, Bienal Música Nova de Curitiba, Festival Villa-Lobos (RJ), ZKM (Alemanha), Münchener Bienalle, Futura (França), Beliner März Musik. Tem colaborado, desde 2001, com compositores, diretores de cinema, dançarinos, artistas visuais e teatrólogos. Trabalhou com Tato Taborda em seu multi- instrumento Geralda e realizou a espacialização sonora de sua ópera  A Queda do Céu, que contou com récitas em Munique, Viena e São Paulo. Também tem atuado junto a Giuliano Obici no Duo N-1, centrado em experimentações sonoras e audiovisuais, com o qual já participou de diversos festivais no Brasil e na Alemanha. Ganhou diversos prêmios e editais com seu trabalho, como o Prêmio Funarte de Composição Clássica (2005). É professor adjunto do Instituto Villa-Lobos da Unirio e membro do Programa de Pós-graduação em Música da mesma universidade. Atualmente é professor visitante na Universität der Kunst, Berlim, e conta com uma bolsa para pesquisador experiente da Capes-Humboldt.

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Publiée

2020-12-14

Comment citer

FENERICH, Alexandre Sperandéo. Três gravações de campo na cidade do Rio de Janeiro. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/2525530405022020e0005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17305. Acesso em: 25 nov. 2024.