O Preludio n. 1 para piano de Eunice Katunda “à maneira popular”
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530402012017226Mots-clés :
Eunice Katunda, Prelúdio, Interpretação, Piano popular, PerformanceRésumé
Este artigo propõe uma reflexão interpretativa sobre o Preludio n.1 para piano de Eunice Katunda, única peça transcrita de uma coleção de trinta outros Prelúdios gravados em fita pela própria compositora ao piano. Tem o objetivo de levantar hipóteses interpretativas em torno da observação registrada pela compositora no início da peça, “à maneira popular”. Este trabalho dá continuidade à uma pesquisa sobre a compositora, iniciada no doutorado.Téléchargements
Références
ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1962.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Utopia, Musica e História: Koellreutter e o Jdanovismo no Brasil. In: Arnaldo Contier (Org). História & Utopias, 1ª edição. São Paulo: ANPUH, 1996, vol.1, p.203-215.
HOBSBAWN, Eric; & RANGER, Terence. (Orgs). A invenção das tradições. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
KATER, Carlos. Musica Viva e H.J. Koellreutter. Movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa Editora, Atravez, 2001A.
KATER, Carlos. Eunice Katunda: musicista brasileira. São Paulo: Anablume, 2001B.
LIVERO, Iracele Vera. Santoro: Uma História em Miniaturas: um estudo analítico-interpretativo dos Prelúdios para Piano de Claudio Santoro. 2v. 761 p. Dissertação (Mestrado em Artes-Música).Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
SOUZA, Iracele Vera Livero. Louvação a Eunice: um estudo de análise da obra para piano de Eunice Katunda. Tese de Doutorado, Campinas, Instituto de Artes,UNICAMP, 2009.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi, 1977.
PICCHI, Achille Guido. Mario Metaprofessor de Andrade. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Educação, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 1996.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés ORFEU 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .