Intertextualidade no Lento (Assai) da Sinfonia n. 8 de Heitor Villa-Lobos
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530402012017048Mots-clés :
Intertextualidade na música, Sinfonias, Análise musical, Heitor Villa-LobosRésumé
Este texto consiste na análise dos aspectos intertextuais presentes no Lento (Assai) da Sinfonia n. 8 de Heitor Villa- -Lobos (1887-1959), composta em 1950. É observado de que forma essas relações intertextuais incidem, apresentando as influências musicais exercidas no compositor, compreendendo o contexto em que o mesmo estava inserido, observando com quais compositores Villa-Lobos dialogava e de que forma isso ocorria. O fenômeno intertextual na música é abordado através da análise tradicional conexa com conceitos intertextuais, apresentados em categorias. Estas categorias englobam elementos gestuais, motívicos e estilizações. Os elementos relacionados às estilizações, em especial da música popular brasileira, serão discutidos através das tópicas musicais.Téléchargements
Références
BARBOSA, Lucas de Paula; BARRENECHEA, Lúcia Silva. A intertextualidade musical como fenômeno. Per Musi, Belo Horizonte, v. 8, p. 125-136, 2003.
BLOOM, Harold. A Angústia da Influência: Uma Teoria da Poesia. 2. ed. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2002.
______. Um mapa da desleitura. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2003.
BURKHOLDER, J. Peter. Intertextuality. Grove Music Online, Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/ music/52853>. Acesso em: 9 out. 2015.
CANO, Rúben López. Más allá de la intertextualidad. Tópicos musicales, esquemas narrativos, ironía y cinismo en la hibridación musical de la era global. Nassarre: Revista aragonesa de musicología, La Rioja, v. 21, n. 1, p. 59-76, 2005.
CANO, Rúben López. Música e intertextualitad. Cuadernos de teoria y crítica musical 104, Habana, p. 30-36, 2007.
CASTRO, Daniel Fraga de. A complexidade da angústia da influência de Harold Bloom. XI Semana de Letras. Porto Alegre: 2011. p. 1-14.
COLARUSSO, Osvaldo. Villa-Lobos, um grande sinfonista?. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/villa-lobos-um-grandesinfonista/>. Acesso em: 25 jan. 2017.
CROWL, Harry. A Música de Richard Wagner e a sua Influência no Brasil. 2013. Disponível em:<http://blog.goethe.de/wagner/uploads/RichardWagnereoBrasil.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2016.
D’INDY, Vincent. Cours de composition musicale, v. 2, n. 1. Paris: Durand e Cie Éditeurs, 1909.
FREITAS, Antônio Carlos Rodrigues de. O desenvolvimento do conceito de intertextualidade. Revista Icarahy, Rio de Janeiro, n. 6, 2011.
GONTIJO, Marisa Helena Simões. Francisco Braga: uma análise poética e musical de sua canção Virgens mortas, sobre soneto homônimo de Olavo Bilac. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro. Mana, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 81-108, 2003.
GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Curitiba: Edição do autor, 2009.
HYDE, Martha M. Neoclassic and Anachronistic Impulses in Twentieth-Century Music. Music Theory Spectrum, California, v. 18, n. 2, p. 200-235, 1996.
KIEFER, Bruno. Villa-Lobos e o Modernismo na Música Brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Movimento, 1986.
KLEIN, Michael Lawrence. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 2005.
KORSYN, Kevin. Toward a new poetics of musical influence. British Jounal-Music Analysis, v. 10, n. 1/2, p. 3-72, 1991.
KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.
LAGO, Manoel Aranha Corrêa do. O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil. Rio de Janeiro: RELER Editora, 2010.
MONELLE, Raymond. The Musical Topic: Hunt, Military and Pastoral. Bloomington: Indiana University Press, 2006.
MOTTE, Diether de La. Contrapunto. Barcelona: Editorial Labor, 1995.
MUSEU VILLA-LOBOS. Villa-Lobos: sua obra. Rio de Janeiro: MinC; IBRAM; Museu Villa-Lobos, 2009.
NOGUEIRA, Ilza. A estética intertextual na música contemporânea: considerações estilísticas. Brasiliana, v. 13, p. 2-12, 2003.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Expressão e sentido na música brasileira: retórica e análise musical. Revista eletrônica de musicologia, Curitiba, v. 11, p. 1-11, 2007.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Musical topics, intertextuality and rhetoricity in Heitor Villa-Lobos Bachianas Brasileiras Nr.2. Topical Encounters and Rhetorics of Identity in Latin American Art Music, Oxford, 2015.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Tópicas em Villa-Lobos: o excesso bruto e puro. Simpósio Internacional Villa-Lobos, São Paulo, v. 11, p. 127-147, 2009.
RATNER, Leonard Gilbert. Classic Music: Expression, form, and style. New York: Schirmer Books, 1980.
ROSEN, Charles. Influence: Plagiarism and Inspiration. 19th - Century music, California, v. 4, n. 2, p. 87-100, 1980.
SALLES, Paulo de Tarso. O acorde de Tristão em Villa-Lobos. Fórum do Centro de Linguagem Musical, São Paulo, v.1, p. 1-6, 2004.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: Processos Composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
SANT’ANNA, Afonso Romano de. Paródia, paráfrase & Cia. São Paulo: Ática, 2007.
STRAUS, Joseph Nathan. Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition. Cambridge: Havard University Press, 1990.
TAFFARELLO, Tadeu Moraes. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés ORFEU 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .