Processos Composicionais e Sistemas Interativos na Música Experimental:

Entrevista com Sergio Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0102

Palabras clave:

processos composicionais, sistemas interativos, música experimental, Sergio Freire

Resumen

Sergio Freire Garcia é compositor, pesquisador e professor associado da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando nas áreas de composição, orquestração e sonologia. Desde 1998, coordena o Laboratório de Performance com Sistemas Interativos (LaPIS), espaço de experimentação e desenvolvimento de novas interfaces para a criação musical. Com graduação em composição pela UFMG, mestrado em sonologia pelo Instituto de Sonologia de Haia (Holanda) e doutorado em comunicação e semiótica pela PUC-SP, sua trajetória acadêmica e artística é marcada pela investigação das interseções entre prática musical acústica e novas tecnologias.

Nesta entrevista, realizada no dia 27 de fevereiro de 2025, via Google Meet, Sergio Freire compartilha suas experiências e reflexões sobre temas centrais de sua produção, como a composição com sistemas interativos, a relação entre tecnologia e obsolescência, e a prática de ensino e performance no contexto da música experimental. A conversa também aborda sua atuação no desenvolvimento dos sistemas Obié, Pandora e GuiaRT, bem como os desafios da música de borda na América Latina.

A entrevista foi conduzida por Belquior Guerrero e Rodrigo Frade e concebida de forma semiestruturada, com o roteiro enviado previamente ao entrevistado. Após a transcrição, o material foi revisado e validado por Sergio Freire, garantindo a fidelidade ao conteúdo discutido.

 

Os sistemas indicados podem ser visualizados no canal do Youtube do LAPIS, através do seguinte link: https://www.youtube.com/@lapisufmg5465

[2]O Prof. Dr. Sergio Freire Garcia assinou o Termo de Consentimento para a publicação da entrevista no Dossiê “Músicas de Borda - Propostas para pensar a noção de centro e a periferia no campo da música contemporânea na academia” da revista Orfeu.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Belquior Guerrero Santos Marques, Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" - FAMES

 

                                                                                                   

Rodrigo Manoel Frade, Universidade Federal de Minas Gerais

 

                                                                                                   

Citas

FREIRE, Sérgio. Reflexões sobre o ensino e o aprendizado da composição no centenário de Guerra-Peixe. In: BARBEITAS, F.; ASSIS, A. C. (Org.). Guerra-Peixe: 100 anos. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2015. p. 163-171. Disponível em: https://musica.ufmg.br/selominasdesom/wp-content/uploads/sites/3/2018/09/Guerra-Peixe-100-Anos.pdf

FREIRE, Sérgio. Apresentação. In: IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MENESES, Eduardo. Iterative design in DMIs and AMIs: Expanding and embedding a high-level gesture vocabulary for T-Stick and GuitarAMI. 2022. (Tese de Doutorado) – McGill University, Canadá, 2022. Disponível em: https://escholarship.mcgill.ca/concern/theses/bg257k661

Publicado

2025-09-29

Cómo citar

MARQUES, Belquior Guerrero Santos; FRADE, Rodrigo Manoel. Processos Composicionais e Sistemas Interativos na Música Experimental:: Entrevista com Sergio Freire. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0102, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27059. Acesso em: 5 dic. 2025.