Apontamentos para uma teoria da forma em música popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0105

Palabras clave:

forma na música popular brasileira, período e sentença, macro e microforma, segmentação, similaridade e contraste

Resumen

Este artigo integra uma pesquisa abrangente sobre a estrutura da Música Popular Brasileira (MPB), focando em aspectos da forma. O estudo, que pretende essencialmente estabelecer uma base sólida para uma teoria sobre forma em música popular, é motivado pela escassa literatura específica sobre o assunto e toma como principais referenciais para suas formulações conceitos e pressupostos derivados da assim chamada Neue Formenlehre. Iniciando com um grupo de definições básicas (forma nominal, camadas e níveis estruturas, relações S/C e fatores de segmentação), o estudo propõe tipologias referentes às ideias de macro e microformas, concentrando-se especialmente neste último aspecto, ao qual se associa a dualidade conceitual período e sentença (SCHOENBERG, 1967; CAPLIN, 1998). Como ponto central de discussão, propomos uma perspectiva mais flexível para ambos os conceitos, a partir da observação da prática musical no contexto da MPB. A construção de um modelo analítico voltado para as formulações propostas e sua aplicação em quatro estudos de caso são contemplados nas seções finais do artigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos de Lemos Almada, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carlos Almada é compositor e professor associado da Escola de Música da UFRJ. Pesquisador com participação em dezenas de congressos nacionais e internacionais e com artigos publicados em vários periódicos científicos, tendo seus principais interesses de pesquisa focados em variação musical e estudos sistemáticos em música popular. Autor dos livros Arranjo (2001), A estrutura do choro (2006), Harmonia funcional (2009), Contraponto em música popular (2013), Nas Fronteiras da Tonalidade (2016), A harmonia de Jobim (2022), A melodia de Jobim (2023) e Musical Variation: Toward a Transformational Perspective (2023). É membro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical TeMA, editor-chefe do periódico MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, líder do grupo de pesquisa MusMat e coordenador (juntamente com Hugo Carvalho) do Projeto MPB (www.projetompb.com.br). É detentor de Bolsa de Produtividade PQ-2 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para projeto de pesquisa ao qual este artigo é vinculado.

Citas

ALMADA, Carlos. Função, expectativa e contexto na harmonia em música popular. Musica Theorica, v. 9, n. 1, 2024, pp. 38-70.

ALMADA, Carlos. A melodia de Jobim. Campinas: Editora da Unicamp, 2023a.

ALMADA, Carlos. Musical Variation: Toward a Transformational Perspective. Cham: Springer Verlag, 2023b.

ALMADA, Carlos. A harmonia de Jobim. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.

ALMADA, Carlos. A estrutura do choro. Rio de Janeiro: Da Fonseca, 2006.

BROWER, Candace. "A Cognitive Theory of Musical Meaning". Journal of Music Theory, v. 44, n. 2, 2000, pp. 323-379.

CAPLIN, William. Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Instrumental Music of Haydn, Mozart, and Beethoven. Oxford: Oxford University Press, 1998.

COVACH, John. Form in Rock Music: A Primer. In: STEIN, Deborah (ed.) Engaging Music: Essays in Musical Analysis, pp. 65–76. New York: Oxford University Press, 2005.

EVERETT, Walter. The Foundations of Rock: From Blue Suede Shoes to Suite: Judy Blue Eyes. New York: Oxford University Press, 2009.

JACKENDOFF, Jay. Musical Parsing and Musical Affect. Music Perception, v. 9, n. 2, 1991, pp. 199-229.

LARSON, Steve. Musical Forces: Motion, Metaphor, and Meaning in Music. Bloomington: Indiana University Press, 2012.

LERDAHL, Fred; JACKENDOFF, Ray. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge: The MIT Press, 1983.

MOREIRA, Gabriel; NAVIA, Gabriel. Período, sentença ou híbridos? Aplicações da teoria das funções formais no estudo da forma do choro. Musica Theorica, v. 4, n. 2, 2019, pp. 159-181.

MOSS, Fabian; FERNANDES, Willian; ROHRMEIER, Martin. Harmony and form in Brazilian Choro: A Corpus-driven Approach to Musical Style Analysis. Journal of New Music Research, v. 49, n. 5, 2020, pp. 416–437.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentals of Musical Composition. London: Faber & Faber, 1967.

SÈVE, Mário. Fraseado do choro: uma análise de estilo por padrões de ocorrência. São Paulo: Vitale, 2021.

SNYDER, Bob. Memory and Music. Boston: MIT Press, 2001.

TYMOCZKO, Dmitri. Tonality: An Owner's Manual. Oxford: Oxford University Press, 2023.

ZBIKOWSKI, Lawrence. Conceptual Models and Cross-Domain Mapping: New Perspectives on Theories of Music and Hierarchy. Journal of Music Theory, v. 41, n. 2, 1997, pp. 11–43.

Publicado

2024-09-19

Cómo citar

ALMADA, Carlos de Lemos. Apontamentos para uma teoria da forma em música popular. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0105, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25849. Acesso em: 20 oct. 2024.