A Criação musical em estúdio: da produção pop à música experimental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0203

Palabras clave:

música pop, análise musical, composição, criação musical

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo sobre a criação musical feita em estúdios por meio da mediação tecnológica, com foco nas práticas aplicadas à canção popular e na utilização do computador como ferramenta criativa. Assim, objetiva-se compreender as principais técnicas de criação e manipulação sonoras utilizadas neste contexto, a fim de aplicá-las em processos de criação experimentais. Para isso, foi feito um apanhado histórico das principais mudanças tecnológicas do século XX e início do século XXI que impactaram o pensamento composicional do período, somando-se à análise dos processos criativos do álbum "When We All Fall Asleep, Where Do We Go?" da cantora Billie Eilish, abordando aspectos da criação musical em home studio. Utilizou-se como recurso metodológico para as análises depoimentos e entrevistas dos compositores, além de revisões bibliográficas de produções acadêmicas que abordem a temática. Por fim, é apresentado o relato composicional da peça para violoncelo intitulada "UCO", que foi concebida pelos autores a partir das análises realizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, Federal University of Mato Grosso do Sul

Ingrid Yamazato é compositora licenciada em Música pela UFMS e mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da mesma universidade, sob orientação do Dr. William Teixeira.

William Teixeira da Silva, Federal University of Mato Grosso do Sul

William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da UFMS (desde 2016) e Pesquisador Visitante (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) da Harvard University. Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012), Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017). 

Citas

ABLETON. Ableton Reference Manual: Session View. Berlin. Disponível em: https://www.ableton.com/en/manual/session-view/. Acesso em: 10 nov. 2021.

AWAL. SPACES: Inside the Tiny Bedroom Where FINNEAS and Billie Eilish Are Redefining Pop Music. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZBJ914ha6LQ. Acesso em: 18 jun. 2021.

BARROW, T; NEWBY, J. Inside the Music Business: Career Builders Guides. 1. ed. Londres: Routledge, 2003.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: Musical-Rhetorical Figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BON IVER. Bon Iver - 22, A Million Press Conference. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eNqCVfC4oj4&t=1108s>. Acesso em: 24 abr. 2021.

CACERES, Guillermo; FERRARI, Lucas; PALOMBINI, Carlos. “A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 58, p. 157-207, 2014.

CHION, Michel. La Musique Electroacoustique. Paris: Presses Universitaires de France, 1982.

CINQUEMANI, Sal. Patrick Leonard Talks Madonna, Leonard Cohen, and Bring the Circus Home. Slant Magazine. 2018. Disponível em: https://www.slantmagazine.com/music/interview-patrick-leonard-talks-madonna-leonard-cohen-and-instagram-fame. Acesso em: 20 abr. 2021.

COPPERMAN, Joshua. Rob Kinelski Talks Mixing For Billie Eilish, Working With Young Artists, and Keeping His Approach Simple. Billboard. 2019. Disponível em: https://www.billboard.com/articles/columns/pop/8512952/rob-kinelski-billie-eilish-engineer-interview. Acesso em: 10 jun. 2021.

EILISH, Billie. A Snippet into Billie's Mind - xanny. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ms5yMta2p9A. Acesso em: 17 jun. 2021.

EILISH, Billie. A Snippet into Billie’s Mind - bury a friend. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kvo_R9eKpVc. Acesso em: 17 jun. 2021.

EMERIC, Geoff; MASSEY, Howard. Here, There and Everywhere: My Life Recording the Music of the Beatles. 1. ed. Nova York: Gotham Books, 2007.

EMMERSON, Simon. Music, Electronic Media and Culture. Londres: Ashgate, 2000.

FREITAS, C. F. S. O home studio e o novo mercado musical: Monografia (Especialização em Sociologia da Educação e da Cultura) - Faculdade Unyleya. 1. ed. São Paulo: SP, 2017.

GUMBLE, Daniel. 'It’s important you can trust your ears': Catching up with Billie Eilish's Grammy-winning mastering engineer John Greenham. Pro Sound Network. 2020. Disponível em: https://www.prosoundnetwork.com/international/john-greenham. Acesso em: 10 jun. 2021.

HARDING, Charles; SLOAN, Nate. Switched On Pop: How Popular Music Works and Why it Matters. 1. ed. Nova York: Oxford University Press, 2020.

HOWELL, Steve. The Lost Art Of Sampling: Part 1. Sound on Sound. 2005. Disponível em: https://www.soundonsound.com/techniques/lost-art-sampling-part-1. Acesso em: 1 abr. 2021.

IAZZETTA; A, F. importância dos dedos para a música feita nas coxas.: In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICA, 15. 15. ed. Rio de Janeiro: Anppom, 2005. p. 1238-1245.

JENKINS, Craig. Inside the Making of Billie Eilish's When We All Fall Asleep, Where Do We Go?. Vulture. 2019. Disponível em: https://www.vulture.com/2019/04/the-making-of-billie-eilish-when-we-all-fall-asleep.html. Acesso em: 17 jun. 2021.

KING, Ashley. Billie Eilish's Bedroom Studio Costs Less Than $3,000 — What’s Your Excuse? Digital Music News. 2020. Disponível em: https://www.digitalmusicnews.com/2020/01/30/billie-eilish-bedroom-studio/. Acesso em: 17 jun. 2021.

MARTIN, George. Paz, Amor e Sgt. Peppers. Rio de Janeiro: Sonora Editora, 2021.

MANNING, Peter. Electronic and Computer Music. 3. ed. Nova York: Oxford University Press, 2004.

MCNAMEE, David. Hey, what’s that sound: Sampler. The Guardian. 2009. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2009/sep/28/whats-that-sound-sampler. Acesso em: 1 abr. 2021.

MONTEIRO, Adriano; BONDUKI, Said. Compositional influences in Jonchaies from La Légende d'Eer. In: Xenakis: The Electroacustic Music, 2012.

MOORE, Steve. The Truth About the Music Business: A Grassroots Business and Legal Guide. 1. ed. Boston: Artist Pro, 2005.

MOOREFIELD, Virgil. The Producer as Composer: Shaping the Sound of Popular Music. 1. ed. Cambridge: MIT Press, 2010.

PHILLIPS, Noel. A perigosa moda de se tomar remédio contra ansiedade como droga recreativa. [S. l.], 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43310964. Acesso em: 17 jun. 2021.

PITCHFORK. FINNEAS Explains How He Builds Songs For Billie Eilish | Critical Breakthroughs | Pitchfork. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FsSkRjgjFvU>. Acesso em: 17 jun. 2021.

REED, Ryan. Hear Billie Eilish’s Pensive New Song 'When the Party’s Over'. Rolling Stone. 2018. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-news/billie-eilish-new-song-when-the-partys-over-739034/. Acesso em: 17 jun. 2021.

REID, Gordon. Mellotron MkVI. Sound on Sound. 2002. Disponível em: https://www.soundonsound.com/reviews/mellotron-mkvi. Acesso em: 23 mar. 2021.

ROLI. 5D Touch on the Seaboard RISE. [S. l.], 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q6bvRj4GTQ4. Acesso em: 17 jun. 2021.

ROLLING STONE. Billie Eilish and Finneas Break Down Her Hit Song 'Bad Guy'. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kpx2-EMfdbg. Acesso em: 12 fev. 2021.

SAVAGE, Steve. Mixing and Mastering in the Box: The Guide to Making Great Mixes & Final Masters on Your Computer. 1. ed. Nova York: Oxford University Press, 2014.

SAVAGE, Steve. The Art of Digital Audio Recording: A Practical Guide for Home and Studio. 1. ed. Nova York: Oxford University Press, 2011.

SLOAN, Nate; HARDING, Charlie. Switched on Pop: How Popular Music Works, and Why It Matters. Oxford: Oxford University Press, 2019.

SMITH, Thomas. Billie Eilish – 'When We All Fall Asleep, Where Do We Go?' review. NME. 2019. Disponível em: <https://www.nme.com/reviews/billie-eilish-album-review-when-we-all-fall-asleep-where-do-we-go-2467653>. Acesso em: 17 jun. 2021.

SONIXINEMA. Walkthrough - Contemporary Soloists: Cello. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4oLEcSWo4dA&ab_channel=Sonixinema. Acesso em: 10 nov. 2021.

SOUNDCLOUD. The Mastering Show #70 - Mastering Billie Eilish - Loudness versus Art. Disponível em: <https://soundcloud.com/themasteringshow/70-billie-eilish>. Acesso em: 10 jun. 2021.

THE TONIGHT SHOW STARRING JIMMY FALLON. Finneas Reveals Everyday Sounds Hidden in "Bury a Friend" and "Bad Guy". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=I-zeJRjP6xA>. Acesso em: 17 jun. 2021.

TINGEN, Paul. Inside Track: Billie Eilish 'Bad Guy'. Sound on Sound. 2019. Disponível em: <https://www.soundonsound.com/techniques/inside-track-billie-eilish-bad-guy>. Acesso em: 10 jun. 2021.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. História da computação. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

WETMORE, Brendan. Billie Eilish Talks Teen Substance Abuse and Grief. Papermag. 2019. Disponível em: https://www.papermag.com/billie-eilish-xanny-2634481923.html?rebelltitem=3#rebelltitem3. Acesso em: 17 jun. 2021.

WHITE, Paul. Q. What exactly is comb filtering?. [S. l.], 2013. Disponível em: https://www.soundonsound.com/sound-advice/q-what-exactly-comb-filtering. Acesso em: 9 nov. 2021.

WILLEN, Claudia. Billie Eilish says the only reason she began wearing baggy clothes was because 'I hated my body'. Insider. 2020. Disponível em: https://www.insider.com/billie-eilish-hated-body-baggy-clothes-reason-dazed-interview-2020-4. Acesso em: 8 jun. 2021.

ZEMLER, Emily. Watch Billie Eilish Team Up With Alicia Keys for 'Ocean Eyes' on 'Corden'. Rolling Stone. 2019. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-news/billie-eilish-alicia-keys-ocean-eyes-duet-924577/. Acesso em: 17 jun. 2021.

Publicado

2023-10-20

Cómo citar

SOUZA, Ingrid Mayumi Yamazato de; SILVA, William Teixeira da. A Criação musical em estúdio: da produção pop à música experimental. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0203, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24168. Acesso em: 21 nov. 2024.