O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0108

Palabras clave:

estado do conhecimento, referencial teórico, metodologia, conceitos

Resumen

Para saber como as pesquisas (auto)biográficas estão sendo desenvolvidas na educação musical, analisamos 47 teses e dissertações por meio de um estudo de estado do conhecimento. Neste artigo ressaltamos a análise sobre o referencial teórico, a metodologia e aos neologismos formados na interface educação musical e (auto)biografia. Esses trabalhos reforçam a autonomia da educação musical como área de conhecimento, e mesmo diante da contribuição da sociologia, psicologia e filosofia, seus objetos de estudos centram-se em problemáticas e campos empíricos específicos da educação musical. A metodologia dos trabalhos revela uma pluralidade de nomes utilizados que se misturam à abordagem de investigação como: narrativas, biográficas, histórias de vida, história oral, embora percebamos pouca variação de autores(as) para fundamentar. Encontramos seis novos termos com conceitos delineados pelos(as) pesquisadores(as), que contribuem para o vocabulário da área de educação musical, mostram as encruzilhadas conceituais da área e ampliam os caminhos investigativos percorridos.

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Biografía del autor/a

Mônica Luchese Marques, Federal University of Maranhão

Possui nível Técnico em Violino pela Escola de Música de Brasília, graduação em Educação Artística- Música pela Universidade de Brasília (2007) e mestrado em Música pela Universidade de Brasília (2011). É professora assistente da Universidade Federal do Maranhão e atualmente cursa o doutorado em Música na Universidade Estadual de Santa Catarina sob a orientação da Dra. Teresa Mateiro.

Ana Ester Correia Madeira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda, mestre e licenciada em Música pela UDESC. Integra o Grupo de Pesquisa "Educação Musical e Formação Docente" (ForMusi/Udesc/CNPq). Professora de música na Educação Infantil; cantora e integrante do Grupo de Evangelização Infantil Semeando a Esperança, onde trabalha com música e teatro de fantoches.

Silani Pedrollo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Estudante do curso de Mestrado em Música – Educação Musical (PPGMUS/UDESC). Foi bolsista em projetos de pesquisa (Iniciação Científica) e em projetos de extensão durante o curso de Licencitura em Música (UDESC, 2019). É graduada também em Pedagogia (UNIPAR, 2001).

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora associada do Departamento de Música (DMU) da UDESC. Atua nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na mesma instituição. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Lund, Suécia. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (ForMusi/UDESC/CNPq).

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Publicado

2022-07-15

Cómo citar

MARQUES, Mônica Luchese; MADEIRA, Ana Ester Correia; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0108, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21773. Acesso em: 25 nov. 2024.