Colibri e Caranguejo: genealogia e edição de dois choros pioneiros para violão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0022

Palabras clave:

Repertório para violão, choros pioneiros, circo e violão, polca e choro, edição musical para violão

Resumen

No repertório exclusivo para violão, à exceção de algumas obras de Villa-Lobos, ainda são raras e/ou desconhecidas as peças para o instrumento que remetem ao período de consolidação do choro como gênero musical, um processo que se alastrou de meados do século XIX até os decênios iniciais dos novecentos. Na tentativa de colaborar com o preenchimento da lacuna, o presente artigo objetiva apresentar ineditamente dois choros para violão compostos por volta de 1912: Colibri, de Melchior Cortez (1882-1947); e Caranguejo, de Francesco Rosa Gadanho (1872 -?). Em diálogo com trabalhos de referência sobre o tema e através do levantamento de fontes, edições e manuscritos até então desconhecidos, o texto tem como objetivos secundários traçar uma genealogia preliminar das obras e de seus compositores, destrinchar a relação composicional das peças (que podem ser tocadas em versões para solo ou duo), discutir sucintamente algumas das possíveis razões que justificam porque poucas peças do gênero sobreviveram, avaliar possíveis intersecções entre violão e circo no ínterim em questão, bem como analisar de que forma os imbricamentos musicais e a permeabilidade terminológica que rondaram o período  de constituição do choro também estão presentes nos subtítulos e no conteúdo musical das peças suscitadas. Finalmente, apresentamos os critérios que nortearam uma iminente edição moderna das partituras, a ser publicada em parceria com a editora Legato. Como resultado, acreditamos que a discussão de tais perspectivas não somente colabora para alargar o entendimento de nossas práticas de outrora, mas também possibilita que novas peças do repertório pioneiro do violão brasileiro sejam paulatinamente incorporadas na literatura do instrumento.

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Biografía del autor/a

Humberto Amorim Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2007. Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical, além de ter obtido o Máster em violão clássico pela Universidade de Alicante (ESP). Já realizou concertos, palestras, comunicações e lançamentos em 13 países e publicou um DVD e dois livros pela Academia Brasileira de Música: Tacuchian por Humberto Amorim (2015), Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último considerado pela crítica “a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil” (Revista Violão Pro, 2009). Desde 2016, vem publicando uma série de artigos em revistas especializadas, frutos de seu período como pesquisador-residente (2015-2017) da Fundação Biblioteca Nacional.

Flavia Rejane Prando, SESC-SP

Flavia Prando, violonista, doutora e mestre em musicologia, pelo Departamento de Música da ECA- USP. Bacharel em música com habilitação em instrumento, violão, pelo Instituto de Artes da Unesp. É Pesquisadora em Ciências Humanas e Sociais do Centro de Pesquisa e Formação do SESC em São Paulo, onde desenvolve pesquisas e cursos nas áreas da música, com enfoque em música brasileira.

Ivan Paschoito, Editora Legato

Ivan Paschoito é formado em Editoração pela ECA/USP.  Como violonista e arranjador, teve seu primeiro arranjo publicado pela editora Cultura Musical, em 1983. Em seguida publicou trabalhos nas maiores editoras musicais brasileiras, Arlequim, Fermata, Ricordi, Vitale e também nos EUA,pela Guitar Solo Publications e SMP Press. São 241 arranjos e transcrições distribuídos em 19 álbuns e em mais de 150 partituras avulsas, impressas ou digitais. Como assessor editorial da Ricordi, preparou a edição do último trabalho de Henrique Pinto – Antologia Violonista – e as reedições do Método Paulinho Nogueira e do primeiro volume de A Escola de Tárrega, de Sodré. E também mais de 20 volumes para outros instrumentos, piano, órgão, flauta e violino, traduzidos e/ou editorados e publicados pela mesma Ricordi. Tem sua própria editora, a Legato, especializada em música impressa para violão, com mais de 100 títulos no catálogo.

Jefferson Luis Gonçalves da Motta, CCSP-SP

Jefferson Motta é mestre em música pela UNICAMP e bacharel em violão pela Faculdade Cantareira. Trabalha na organização das coleções que compõem o acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga, entre elas, a Coleção Ronoel Simões e é integrante do coletivo Samba de Terreiro de Mauá.

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Publicado

2021-10-21

Cómo citar

AMORIM NETO, Humberto; PRANDO, Flavia Rejane; PASCHOITO, Ivan; MOTTA, Jefferson Luis Gonçalves da. Colibri e Caranguejo: genealogia e edição de dois choros pioneiros para violão. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20188. Acesso em: 22 nov. 2024.