Relações de simetria na estrutura de Eu te amo, de Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque de Holanda
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406032021080Palabras clave:
Simetria intervalar, Jobim e Chico Buarque, Análise Schenkeriana em música popular, Relação texto e músicaResumen
Este artigo propõe uma análise detalhada da estrutura de alturas da canção Eu te amo, de Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque de Holanda, através de uma adaptação da metodologia schenkeriana com ferramentas originadas na chamada Teoria Pós-Tonal. Busca-se evidenciar as complexas relações de simetria que caracterizam a peça, baseadas na interação das classes intervalares 1, 5 e 6. Após uma avaliação analítica do texto da canção e de sua forma poética, o que estabelece uma base para o subsequente exame das correlações entre música e poesia, o artigo apresenta uma discussão sobre os problemas associados ao emprego da teoria schenkeriana nas músicas pós-tonal e popular, suportada pela literatura sobre o assunto (STRAUS , 1987; LERDAHL, 1989; FORTE, 1995; McGOWAN, 2008; LARSON, 1998; 2009, entre outros). A análise que se segue revela a extraordinária infraestrutura simétrica (que se projeta em diversos níveis de organização) sobre a qual é construída a canção, o que inclui interações com o argumento poético. Conclui-se que, embora não perfeitamente ajustada aos modelos da Ursatz schenkeriana, a estrutura complexa e estratificada de Eu te amo deriva de uma lógica particular, consistente em relação a exemplares de similar natureza da obra jobiniana.
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