Experimentação e ressignificação de elementos composicionais do Clube da Esquina no processo de criação de dois arranjos vocais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405032020249Palabras clave:
Arranjo vocal, Clube da Esquina, canção, análise estilísticaResumen
Este artigo apresenta os resultados das experimentações realizadas no processo de criação de dois arranjos vocais que tiveram como principais alimentadores os elementos composicionais levantados durante o processo de análise estilística dos álbuns fonográficos do grupo de músicos conhecidos pelo termo Clube da Esquina. Assim, visa expor as possibilidades artísticas que podem emergir a partir da exploração da ideia de que a análise estilística também pode se inserir como recurso relevante dentro da dinâmica de apreensão e experimentação dos parâmetros de estruturação musical inerentes ao processo de criação de arranjos para grupos vocais. O primeiro arranjo foi o da canção Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e o segundo da canção Chovendo na Roseira, de Tom Jobim. Por fim, é apresentada uma breve discussão de cunho teórico-reflexivo acerca das possibilidades que tal abordagem pôde oferecer nesta pesquisa e perspectivas sobre processos criativos no âmbito do arranjo vocal de repertório da música popular urbana.
Descargas
Citas
ACERVO DIGITAL CHIQUINHA GONZAGA. Disponível em: http://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/. Acesso em: 01 set 2015.
ALMADA, C. Arranjo. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000.
BAIA, S F. A historiografia da música popular no Brasil (1971 - 1999). 2010. 279 f. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
CHEDIAK, Almir. Harmonia e Improvisação. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, 1986.
DINIZ, E. Lua Branca. In: ACERVO DIGITAL CHIQUINHA GONZAGA. s.d. Disponível em: http://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/?musica=lua-branca. Acesso em: 01 set. 2015.
DINIZ, S. C. “Nuvem Cigana”: a trajetória do Clube da Esquina no campo da MPB. 2012. 231f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
GUEST, I. Arranjo: método prático. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. v. 1, 2 e 3.
INSTITUTO ANTÔNIO CARLOS JOBIM. Disponível em: <http://www.jobim.org>. Acesso em: 01 mar. 2016.
MOLINA, S. A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960. 2014. 152 f. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
NASCIMENTO, H. G. Recriatura de Cyro Pereira: arranjo e interpoética na música popular. 2011. 239 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
PERSICHETTI, Vincent. Harmonia no século XX: Aspectos criativos e prática. Tradução de Dorotea Kerr. São Paulo: Via Lettera, 2012.
RAMOS, M. A. da S. O ensino da Regência Coral. 2003. 107 f. Tese (Livre Docência) –Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
TAGG, Philip. Everyday Tonality II - towards a tonal theory of what most people hear. New York & Huddersfield: The Mass Media Scholar´s Press, 2014.
WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Orfeu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.