O Pensamento Musical e Ideológico de Claudio Santoro na sua Fase Nacionalista: o Caso da VI Sinfonia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405012020407Palabras clave:
nacionalismo, Sexta Sinfonia, ideologiaResumen
A primeira fase serial, de transição e, especialmente, o período nacionalista (1949-1960) de Claudio Santoro caracterizam-se por um crescente comprometimento ideológico. Na fase nacionalista esse comprometimento se aprofunda com a adesão às normativas do II Congresso Internacional de Compositores e Críticos Musicais, acontecido na cidade de Praga, em 1948, com o fim de definir a orientação estética em música do realismo socialista. Esta adesão tem consequências profundas no desenvolvimento estilístico de Santoro, levando-o a abandonar as técnicas atonais e seriais em favor da estética nacionalista. Neste artigo contextualizaremos essa transformação estilística da perspectiva da sua produção sinfônica, defendendo a tese de que é na Sexta Sinfonia onde se consolidam os princípios ideológicos e, também, os princípios técnicos composicionais adotados em razão da defesa e prática da estética nacionalista. Abordaremos o desenvolvimento do pensamento ideológico de Santoro. Apontaremos as influências que lhe foram determinantes, como o sinfonismo russo, destacando na análise musical a influência da Primeira Escola de Viena no processo composicional da Sexta Sinfonia.
Descargas
Citas
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora (INL), 1943.
BARTOK, Bela. La Influencia de la Música Campesina sobre la Música Culta Moderna. In: Escritos Sobre Música Popular. Madrid: Siglo XXI Editores S.A., 1995.
HINDEMITH, Paul. Kraft of musical composition. London: Schott and Co. Ltd., 1945.
MARIZ, Vasco. Claudio Santoro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
MENDES, Sérgio Nogueira. Claudio Santoro e a Expressão Musical Ideológica. Rio de Janeiro: Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), 1999. Dissertação de Mestrado.
______________________. O percurso estilístico de Claudio Santoro: Roteiros Divergentes e Conjunção Final, Campinas: Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Tese de Doutorado.
OLIVEIRA, Reinaldo Marques. Claudio Santoro e o Dodecafonismo: Um procedimento Singular. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005. Dissertação de Mestrado.
PERSICHETTI, Vincent. Armonía del Siglo XX. Madrid: Real Musical Editores, 1985.
SANTORO, Claudio. Considerações em Torno da Música Contemporânea Nacional, Música-Viva. Rio de Janeiro. Abril-Maio, 1941, p.5-7.
_________________. Problema da Música Contemporânea Brasileira em Face das Resoluções e Apelo do Congresso de Praga. São Paulo: Revista Fundamentos v.2 n.2, 1948, p.233-240.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentals of Musical Composition. Ed. Gerald Strang. London: Faber & Faber, 1967.
SOUZA. Iracele Lívero de. Santoro: Uma história em Miniaturas. Campinas: Instituto de
Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2003. Dissertação de Mestrado.
VASCONCELOS, Erick M. The Symphony nº 4 “Brasilia”, by Camargo Guarnieri and the Symphony nº 6 by Claudio Santoro in Brazilian Twentieth-Century Nationalistic Symphonic Music. Austin, 1991. Tese de Doutorado em Música. The University of Texas at Austin.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Orfeu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.