Experimentação como interseção entre composição e performance na criação musical: uma experiência de colaboração
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405012020177Palabras clave:
Criação musical, colaboração, indeterminação, experimentação, processo criativoResumen
O artigo aborda o papel da experimentação na colaboração criativa ‒ composição e performance ‒ do Coletivo N·S·L·O. A investigação é construída a partir dos registros colecionados ao longo do processo criativo e de relatos produzidos pelos(as) próprios(as) integrantes. Assim, a discussão considera as perspectivas particulares de cada um(a), até a consolidação dos produtos musicais. Nesse processo, a experimentação cria um espaço em que compositor e intérpretes atuam juntos de maneira decisiva para o resultado criativo alcançado. Os resultados das experimentações são incorporados à composição, por meio da escrita indeterminada, e à construção da performance, por meio de jogos constituídos por materiais musicais, ações e interações. A colaboração, embora preserve a divisão de papéis, assume caráter horizontal e flexível. A proposta estética abarca os aspectos de teatralidade e jogo como resultado da dinâmica entre escrita indeterminada e performance.
Descargas
Citas
Referências
BORÉM, F. Lucípherez de Eduardo Bértola: a colaboração compositor-performer e a escrita idiomática para contrabaixo. Opus, Rio de Janeiro, v. 5, n. 5, p. 48-75, 1998.
BORÉM, F. Perfect partners: a performer-composer collaboration in Andersen Viana’s Double bass Sonata. Double Bassist, London, n. 8, p. 18-21, 1999.
BOULEZ, Pierre. Troisième Sonate pour piano (1955-1957). Paavali Jumppanen. 1 vídeo (25 min). Publicado pelo canal meekojarvi. [S. l.: s. n.], 2014. Disponível em: https://youtu.be/_99N6QudZx8. Acesso em: Jul. 2020.
CAGE, John. TV Köln (1958). New York: Henmar Press Inc., 1960. 1 partitura. Disponível em: http://exhibitions.nypl.org/johncage/node/244. Acesso em: Jul. 2020.
CAGE, John. TV Köln: Elif Önal (1958). Ankara: [s. n.], 22 nov. 2012. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Bilkent Composition, 2012. Disponível em: https://youtu.be/w-WM30H5D4s. Acesso em: Jul. 2020.
CANONNE, Clément. Enseigner l’improvisation ? Entretien avec Alain Savouret. Tracés, Revue de Sciences humaines, v. 18, 2010. Disponível em: http://journals.openedition.org/traces/4626. Acesso em: Jul. 2020.
CARDASSI, L. Meu rosto mudou: time and place within a performer-composer collaboration. Sonic Ideas/Ideas Sonicas CMMAS, v. 4, n. 1, p. 31-38, 2011.
COSTA, R. L. M. Música errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva, 2016.
DOMENICI, C. L. O intérprete em colaboração com o compositor: uma pesquisa autoetnográfica. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 20., 2010, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Anppom, 2010. p. 1142-1147.
DOMENICI, C. L. Beyond notation: the oral memory of Confini. In: PERFORMA, ENCONTROS DE INVESTIGAÇÃO EM PERFORMANCE, 5., 2011, Aveiro. Anais […]. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. p. 1-14.
DOMENICI, C. L. It takes two to tango: a prática colaborativa na música contemporânea. Revista do Conservatório de Música da UFPel, Pelotas, n. 6, p. 1-14, 2013.
DONIN, Nicolas. Empirical and historical musicologies of compositional processes: towards a cross-fertilisation. In: COLLINS, Dave (ed.). The act of musical composition: studies in the creative process. Surrey: Ashgate, 2012. p. 1-26.
DONIN, Nicolas. Composer. Écritures musicales... sur le vif. Genesis, v. 31, 2010.
Disponível em: http://journals.openedition.org/genesis/821. Acesso em: Jul. 2020.
FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Art Research Journal, Brasil, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2014.
GOMES, S. S. A reelaboração de passagens não idiomáticas do estudo n. 10 para violão solo de Marcelo Rauta por meio da colaboração intérprete-compositor. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
IDDON, Martin. John Cage and David Tudor: correspondence on interpretation and performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
ISHIZAKI, Y. B. M.; MACHADO, M. A. A colaboração entre compositor e intérprete no processo criativo de Arcontes. Revista do Conservatório de Música da UFPel, Pelotas, n. 6, p. 71-102, 2013.
KOELLREUTTER, H. J. Wu-li: um ensaio de música experimental. Estudos Avançados, São Paulo, v. 4, n. 10, 1990. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141990000300011. Acesso em: Mar. 2020.
MATHON, Geneviève. Poétiques de l’aléa. In: DONIN, Nicolas; FENEYROU, Laurent. Théories de la composition musicale au XXe siècle. Lyon: Symétrie, 2015. V. 2. p. 1213-1238.
LIMA, Paulo Costa. Composicionalidade: teoria e prática do compor no horizonte da atualidade. In: VOLPE, Maria Alice (ed.). Teoria, crítica e música na atualidade. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2012. p. 117-132.
MORAES, Tharcísio V. Ludum, uma composição “jogo” ‒ Técnicas de Áudio Dinâmico para Games aplicadas em outro contexto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14., 2014, Teresina. Anais […]. Teresina: SBGames 2015, 2014. p. 730-733.
NESRALA, Arthur. A improvisação como processo criativo: uma abordagem barroca e contemporânea. 2019. 93 f. Trabalho de Projeto de Mestrado – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, 2019.
ÖSTERSJÖ, S. Shut up ‘n’ play! Negotiating the musical work. 2008. 409 f. Tese (Doutorado) – Malmö Academies of Performing Arts, Lund University, Malmö, 2008.
PUIG, D. Complexidade e metapadrões: composição com improvisação. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 23., 2013, Natal. Anais […]. Natal: Anppom, 2013.
RADICCHI, J. M.; ASSIS, A. C. Inflexões para flauta solo: um estudo sobre a colaboração compositor-intérprete. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
PERFORMANCE MUSICAL (ABRAPEM), 2., 2014, Vitória. Anais […]. Vitória: Abrapem,
V. 1. p. 202-210.
RAY, S. Breve reflexão sobre a performance da obra Movimento para contrabaixo e orquestra. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 13., 2001, Belo Horizonte. Anais […].Belo Horizonte: Anppom, 2001. V. 2. p. 523-530.
REBSTOCK, Matthias. Composed Theatre: mapping the field. In: REBSTOCK, Matthias;
ROESNER, David (org.). Composed Theatre: aesthetics, practices, processes. Kindle Edition. Bristol, UK; Chicago, USA: Intellect, 2012a. Chapter 1.
REBSTOCK, Matthias. “Ça devient du théâtre, mais ça vient de la musique”: the music theatre of Georges Aperghis. In:
REBSTOCK, Matthias; ROESNER, David (org.). Composed Theatre: aesthetics, practices, processes. Kindle Edition. Bristol, UK; Chicago, USA: Intellect, 2012b. Chapter 11.
ROESNER, David. Introduction: Composed Theatre in context. In: REBSTOCK, Matthias; ROESNER, David. Composed Theatre: aesthetics, practices, processes. Kindle Edition. Bristol, UK; Chicago, USA: Intellect, 2012.
ROSA, A.; TOFFOLO, R. B. G. O resto no copo: colaboração compositor-intérprete. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 21., 2011, Uberlândia. Anais […]. Uberlândia: Anppom, 2011. V. 1. p. 1139-1144.
SILVA, D. R. Processos criativos colaborativos na música contemporânea: dois estudos
de caso. 2019. 378 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SILVA, D. R. A obra pianística de Marisa Rezende: processo de construção da performance através da interação entre intérprete e compositora. 2015. 191 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
STOCKHAUSEN, K. Aus den sieben Tagen (1968). Vienna: Universal Edition, 1968. 1
partitura. Disponível em: https://soundartarchive.net/articles/Lina_Lapelyte-2008-Aus.pdf. Acesso em: Jul. 2020.
TOKESHI, E.; COPPETTI, R. Técnica expandida para violino na música brasileira: um levantamento de material didático. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 4., 2004, Goiânia. Anais […]. Goiânia: PPG Música da UFG, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Orfeu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.