Onze prelúdios para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes: uma análise para a compreensão do potencial didático da obra para o desenvolvimento de habilidades técnico-interpretativas

Autores/as

  • Luciana Hamond Escola de Musica Baden Powell da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ (FAETEC-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0001

Palabras clave:

Edmundo Villani-Côrtes, Prelúdios, Música Contemporânea Brasileira, Pedagogia do Piano

Resumen

Edmundo Villani-Côrtes (1930) é um dos compositores brasileiros de maior destaque da atualidade. Este artigo vem celebrar os noventa anos de nascimento do compositor por meio de um recorte da pesquisa de mestrado realizada há 15 anos. Dentre o acervo de mais de quatrocentas obras, encontram-se os onze prelúdios para piano solo compostos em diferentes épocas. O objetivo deste artigo foi realizar uma análise musical das obras seguindo as ideias de Schmalfeldt (2002) e Kochevitsky (1967) e identificar o potencial pedagógico dos prelúdios avaliando as habilidades técnico-interpretativas a serem desenvolvidas de acordo com os parâmetros de Uszler (1995). Além disso, uma revisão dos prelúdios foi realizada junto ao compositor. A pesquisa revelou a importância da obra como material didático e a sua posição no repertório de música brasileira para piano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Hamond, Escola de Musica Baden Powell da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ (FAETEC-RJ)

Professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec-RJ), Brasil. Doutora pelo Institute of Education-UCL, University College London (Reino Unido), com Bolsa Doutorado Pleno no Exterior pela Capes. Realizou pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Brasil

Citas

ARAUJO FILHO, Alfeu Rodrigues de. Timbres e ritmatas para piano solo de E. VillaniCôrtes: conceito, análise e interpretação pianística. 2011. 408 f. Tese (Doutorado em Música) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

BARANCOSKI, Ingrid. A literatura pianística do século XX para o ensino do piano. Per Musi, v. 9, p. 89-113, 2004.

BARONI, Silvio Ricardo. Concerto Nº 3 para piano e orquestra de Edmundo VillaniCôrtes: uma abordagem técnico- anatômico-pianística. Tese (Pós-Doutorado) – Unicamp, Campinas, 2003.

BASTIEN, James W. How to teach piano successfully. Park Ridge: General Words and Music Co.; La Jolla: Neil A. Kjos Jr., 1973.

CARVALHO, Larissa Paggioli de. Edmundo Villani-Côrtes’ works for violin and piano: analysis and performance guide. 2016. 219 f. Dissertation (Doctor of Arts) – University of Northern Colorado, Greeley, 2016. Disponível em: https://digscholarship.unco.edu/dissertations/331/. Acesso em: 30 mar. 2020.

CAVAZOTTI, André; GANDELMAN, Salomea. Uma entrevista com Janet Schmalfeldt. Per Musi: Revista de Performance Musical, Belo Horizonte, v. 5/6, p. 55-67, 2002. Disponível em: http://musica.ufmg.br/permusi/permusi/port/numeros/05_06/num5_6_cap_04.pdf Acesso em: 21 jul. 2020.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO. Música contemporânea brasileira: Edmundo VillaniCôrtes. Disponível em: http://www.centrocultural.sp.gov.br/musica_contemporanea/biografia_edmundo.htm. Acesso em: 21 abr. 2012.

COELHO, Francisco Carlos; DONADIO, Vera Lúcia. Uma conversa com o compositor Edmundo Villani-Côrtes. Revista D’Art, São Paulo, Centro Cultural São Paulo, n. 8, p.16-23, dez. 2001.

FREITAS, Felipe Gomes de. Concertante para clarineta e orquestra de Edmundo VillaniCôrtes: aspectos técnicos e interpretativos. 2012. 259 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

GANDELMAN, Salomea. 36 compositores brasileiros: obras para piano (1950-1988). Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte, 1997.

GANDELMAN, Salomea; COHEN, Sara. Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. Rio de Janeiro: [s. n.], 2006.

GIARDINI, Monica. Processos composicionais de Edmundo Villani-Côrtes na sua sinfonia nº 1 para orquestra de sopros. 2013. 300 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

HAMOND, Luciana Fernandes. Prelúdios para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes: um estudo técnico-interpretativo. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Unirio, Rio de Janeiro, 2005.

HARTMANN, Ernesto. O piano didático de César Guerra-Peixe: uma breve análise dos problemas estilísticos, técnicos e musicais da sua produção de 1942 até 1949. Vórtex, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 1-31, 2017.

HOBSON, Ian. Technical development for the intermediate student. In: LYKE, James et al. (org.). Creative piano teaching. 3. ed. Illinois: Stipes Publishing, 1996. p. 324-325.

KOCHEVITSKY, George. The art of piano playing: a cientific approach. Evanston: Summy-Bichard Company, 1967.

KRAUSZ, Luis S. Em conversa: Edmundo Villani-Côrtes. Concerto – Guia Mensal de Música Erudita, São Paulo, ano V, n. 49, mar. 2000.

LIMA, Veronique de Oliveira. Villani-Côrtes por Veronique de Oliveira Lima. Monografia de final de curso da disciplina Música Brasileira II, regida pelo professor Régis Duprat. São Paulo: USP, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música, dez. 1999.

MACHADO, João Paulo. An analysis and performance guide of three works by brazilian composers featuring the violin. 2017. 183 f. Dissertation (Doctor of Arts) – University of Northern Colorado, Greeley, 2017. Disponível em: https://digscholarship.unco.edu/dissertations/410/. Acesso em: 30 mar. 2020.

MATOS, Alexandra L. H. Musicografia. In: COELHO, Francisco Carlos (org.). Música Contemporânea Brasileira: Edmundo Villani-Côrtes. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, Discoteca Oneyda Alvarenga, 2006. p. 58-74.

NETO, Cícero Pereira Cordão. Note grouping: uma ferramenta interpretativa como facilitadora do aspecto técnico do trompete no concerto de Edmundo Villani-Côrtes. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

NICOLAU, Thais Lopes. Piano concertos of Edmundo Villani-Cortes. 2013. 182 f. Dissertation (Doctor of Arts) – University of Northern Colorado, Greeley, 2013. Disponível em: https://digscholarship.unco.edu/dissertations/220/. Acesso em: 30 mar. 2020.

RINK, John. Análise e (ou?) Performance. Cognição e Artes Musicais/ Cognitions & Musical Arts, v. 2, n. 1, p. 25-43, 2007. Disponível em: https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Rink-Analise_performance.pdf. Acesso em: 24 maio 2020.

RODRIGUES, Irailda Eneli Barros Silva. The art song of Edmundo Villani-Côrtes: a performance guide of selected works. Dissertations (Doctor of Musical Arts) – University of Kentucky, Virginia, 2014. Disponível em: https://uknowledge.uky.edu/music_etds/25. Acesso em: 5 mar. 2020.

SANT’ANNA, Affonso R. Edmundo: simplesmente criativo. In: COELHO, Francisco Carlos (org.). Música contemporânea brasileira: Edmundo Villani-Côrtes. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, Discoteca Oneyda Alvarenga, 2006. p. 39-49.

SANTOS, Samanta Adriele Neiva dos. Edição crítica do Concerto para Flauta e Orquestra de Edmundo Villani-Côrtes. 2014. 210 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1884980.

SCHMALFELDT, Janet. On performance, analysis, and Schubert. Per Musi: Revista de Performance Musical, Belo Horizonte, v. 5/6, p. 38-54, 2002. Disponível em: http://musica.ufmg.br/permusi/permusi/port/numeros/05_06/num5_6_cap_03.pdf Acesso em: 21 jul. 2020.

SOBREIRO, Andreia Peliccioni. Edmundo Villani-Côrtes: o mestre-educador. Frutal: Prospectiva, 2016

USZLER, Marienne. Technique and the intermediate student. In: USZLER, M.; GORDON, S.; MACH, E. (ed.). The well-tempered keyboard teacher. New York: Schirmer Books, 1995. p. 213-224.

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Depoimento no curso Seminários de Práticas Interpretativas I. Rio de Janeiro: Unirio, jun./jul. 2003a. (ANEXO 5 de HAMOND, 2005).

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. [Entrevista cedida à] Luciana Hamond. São Paulo, 28 e 29 jan. 2004a. (ANEXO 6 de HAMOND, 2005)

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. [Entrevista cedida à] Luciana Hamond. Rio de Janeiro, 15 out. 2004b. (ANEXO 7 de HAMOND, 2005)

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Cinco miniaturas brasileiras. Flauta doce e piano. São Paulo: Cultura Musical, 1978. 2 partituras. 14 p.

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Dez prelúdios e cinco interlúdios para piano. Piano. São Paulo: Estúdio Dois Produções Culturais e Edições Musicais, 2000. 1 partitura. 52 p.

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Edmundo Villani-Côrtes: 10 Prelúdios e 5 Interlúdios para piano. Rio de Janeiro: Musica Brasilis, 2015.

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Prelúdio Nº 3. Piano. São Paulo, Rio de Janeiro: Cultura Musical, 1980. 1 partitura. 3 p.

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Prelúdio Nº 4. Piano. São Paulo, Rio de Janeiro: Cultura Musical, 1981. 1 partitura. 3 p.

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Prelúdio Nº 9. Piano. São Paulo, Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1977. 1 partitura. 2 p.

ZANON, SONIA REGINA. A obra de câmera para contrabaixo acústico de Edmundo Villani-Côrtes: contribuições interpretativas a partir de considerações sobre o idiomatismo do instrumento. 2005. 127 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

Publicado

2020-12-14

Cómo citar

HAMOND, Luciana. Onze prelúdios para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes: uma análise para a compreensão do potencial didático da obra para o desenvolvimento de habilidades técnico-interpretativas . Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/2525530405022020e0001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17397. Acesso em: 22 nov. 2024.