Perspectivas de alunos de Bacharelado em Piano quanto ao uso do software MIROR- Impro para desenvolvimento de improvisação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530404022019079Palabras clave:
Educação Musical e Tecnologias Digitais, Feedback, Improvisação, Pedagogia do Piano, Sistemas Musicais Reflexivos InterativosResumen
Estudos de pesquisa recentes forneceram evidências sobre os benefícios do uso de tecnologia, quando utilizada, para aprimorar os aspectos específicos na aprendizagem de instrumento e canto, no contexto de aulas individuais. A aplicação de tecnologia pode gerar tipos de feedback adicionais ao provido pelo professor, comumente encontrado em aulas individuais. Tipos de feedback adicionais seja visual em tempo real ou visual combinado com auditivo em tempo posteriori aumentam a consciência do aluno sobre seu processo de aprendizagem. A improvisação é uma prática comum entre os licenciandos, pois é uma das habilidades funcionais essenciais para a atuação com professores na escola básica. No entanto, a improvisação pode ser um desafio para os bacharelandos, que têm o piano como instrumento principal em aulas individuais em que o foco está na interpretação pianística de repertório solo de diferentes períodos. O objetivo desta pesquisa é investigar o desenvolvimento da improvisação com alunos regulares do curso de Bacharelado em Piano de uma instituição de ensino superior brasileira, com o uso da interação reflexiva com o software MIROR-Impro. Dois alunos de bacharelado tiveram duas sessões com tecnologia registradas em vídeo; duas entrevistas semiestruturadas foram conduzidas a fim de compreender as perspectivas dos alunos quanto ao uso dessa tecnologia. Os relatos dos bacharelandos auxiliam na compreensão sobre a aplicação do software MIROR-Impro, destacando seus benefícios e suas limitações, para o desenvolvimento de improvisação em instrumentos de teclado.
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