Do samba de roda ao rap: trânsitos musicais e marcadores sociais das diferenças em contextos de resistência de mulheres negras em Cachoeira/BA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530404012019049Palabras clave:
Mulheres negras, Música, Feminismos, Comunicação popularResumen
O artigo apresenta os contextos em torno dos processos de protagonismo de mulheres negras ligadas ao samba de roda e ao rap em Cachoeira, Recôncavo da Bahia. Marcadas por suas condições de gênero, raça/etnia e classe social, as interlocutoras têm suas trajetórias analisadas a partir do desenvolvimento da cidade desde o aporte teórico dos estudos da etnomusicologia, dos feminismos e dos estudos culturais. A metodologia é traçada a partir de um estudo etnográfico de caráter qualitativo, que tem como foco um estudo empírico baseado no diálogo da autora com as interlocutoras. Ela se sustenta a partir de uma pesquisa bibliográfica da história de Cachoeira, com o objetivo de traçar a importância das mulheres negras para o desenvolvimento da cidade, tendo o samba de roda como formador da identidade cultural diaspórica do Recôncavo. Por meio da Análise Crítica do Discurso das letras de músicas é possível perceber os gêneros musicais em questão como elementos ligados à cultura popular em diferenciados aspectos geracionais e que podem se tornar potências de ação comunicacional por meio da produção de discursos contra-hegemônicos.Descargas
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