Etnografia da roda de choro do Instituto Casa da Cidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530404012019027Palabras clave:
antropologia da música, música brasileira, música popular, etnomusicologia, choroResumen
Este trabalho apresenta a etnografia de uma roda de choro ocorrida em julho de 2016 no Instituto Casa da Cidade, situado na Vila Madalena, bairro da cidade de São Paulo/SP. A roda em questão, na época realizada mensalmente, era organizada por um músico veterano no cenário do choro paulistano e reunia músicos amadores, profissionais, estudantes e ouvintes. Foram observados aspectos do fazer musical da roda e o perfil de seus participantes sob a perspectiva de alguns autores ligados à etnomusicologia, entre eles Ruth Finnegan, Thomas Turino, John Blacking e Etienne Wenger, por meio da observação participante e entrevistas realizadas com frequentadores do evento. Conclui-se que a roda tem características que a diferem de outras rodas de choro da capital, por ter a participação de músicos amadores e profissionais em um ambiente democrático e acolhedor, e por evidenciar aspectos de resgate da história pessoal dos músicos.Descargas
Citas
BLACKING, J. Música, cultura e experiência. Cadernos de Campo, n. 16, p. 201-218, 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50064.
CAZES, H. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998.
FINNEGAN, R. The hidden musicians: making-music in an English town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. Improvisação e aprendizagem nas organizações: reflexões a partir da metáfora da improvisação no teatro e na música. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: Anpad, 2008. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR-B755.pdf. Acesso em: 15 fev. 2019.
LARA FILHO, I. G.; SILVA, G. T. da; FREIRE, R. D. Análise do contexto da Roda de Choro com base no conceito de ordem musical de John Blacking. Per Musi, Belo Horizonte, n. 23, p. 148-161, 2011.
PINTO, A. G. O choro: reminiscências dos chorões antigos. 3. ed. rev. e com. Rio de Janeiro: Acari Records, 2014 [1936].
TURINO, T. Music as social life: the politics of participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge University Press, 1998.
Vídeos da roda
http://www.youtube.com/watch?v=uAxQbyEqLm8
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 ORFEU
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.