Etnografia da roda de choro do Instituto Casa da Cidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404012019027

Palabras clave:

antropologia da música, música brasileira, música popular, etnomusicologia, choro

Resumen

Este trabalho apresenta a etnografia de uma roda de choro ocorrida em julho de 2016 no Instituto Casa da Cidade, situado na Vila Madalena, bairro da cidade de São Paulo/SP. A roda em questão, na época realizada mensalmente, era organizada por um músico veterano no cenário do choro paulistano e reunia músicos amadores, profissionais, estudantes e ouvintes. Foram observados aspectos do fazer musical da roda e o perfil de seus participantes sob a perspectiva de alguns autores ligados à etnomusicologia, entre eles Ruth Finnegan, Thomas Turino, John Blacking e Etienne Wenger, por meio da observação participante e entrevistas realizadas com frequentadores do evento. Conclui-se que a roda tem características que a diferem de outras rodas de choro da capital, por ter a participação de músicos amadores e profissionais em um ambiente democrático e acolhedor, e por evidenciar aspectos de resgate da história pessoal dos músicos.

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Biografía del autor/a

Luciana Fernandes Rosa, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Música, Escola de Comunicações e Artes

Citas

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Vídeos da roda

http://www.youtube.com/watch?v=uAxQbyEqLm8

http://www.youtube.com/watch?v=gXOkPAjMxi4

https://www.youtube.com/watch?v=5MEPK0K5s8Q

Publicado

2019-09-11

Cómo citar

ROSA, Luciana Fernandes. Etnografia da roda de choro do Instituto Casa da Cidade. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 27–48, 2019. DOI: 10.5965/2525530404012019027. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404012019027. Acesso em: 22 nov. 2024.